Busto de Santo Antônio é doado à Basílica Menor do Embaré

Entrevista veiculada nacionalmente pela TV Aparecida. Link original: http://www.a12.com/tv-aparecida/multimidia/detalhes/tj-aparecida-santos-ganha-busto-com-a-face-de-santo-antonio-restaurada-em-3d-02-de-junho-de-2015

Caros amigos,

Tive a grande alegria de conhecer a cidade de Santos-SP entre 26 de maio a 02 de junho de 2015. Estive lá em ocasião da doação do busto de Santo Antônio à Basílica Menor do Embaré. Essa história toda começa de uma forma muito curiosa, quando decidimos doar uma das quatro faces impressas pelo CTI Renato Archer à cidade onde reside o Dr. Paulo Miamoto, Coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal – Ebrafol, a qual faço parte.

Quando viajei para a Itália em junho de 2014, levei comigo três impressões, duas em tamanho natural e uma com 1/3 da escala real. Outra em tamanho natural ficou no Brasil,  justamente a usada nas gravações do Fantástico que foi ao ar em 8 de junho daquele ano. Quando voltei ao país, resgatamos a peça e decidimos doá-la à Diocese de Santos. Tomei o telefone e comecei a ligar para os departamentos aos quais julgava interessados em recebê-la, mas a tarefa se mostrou mais difícil do que imaginávamos. Uma pessoa foi passando para outra até que no oitavo contato recebi o número do arquiteto da Diocese, o Sr. Fernando Gregório. Ele foi bastante atencioso com a minha pessoa, no entanto, quando comecei a contar sobre o motivo do telefonema que era a doação do busto de Santo Antônio, percebi que ele se tornou monossilábico, um tanto desconfiado de minhas pretensões ainda que se mantivesse cortês. Soube do motivo depois, ele era um entusiasta do projeto de reconstrução facial do santo e quando recebeu a ligação imaginou que se tratava de um trote feito por amigos. “Ora, com tantos lugares no mundo, por que Santo Antônio escolheria o Embaré?”, disse-me ele em uma outra oportunidade. E de fato escolheu… para quem não teve a oportunidade de conhecer, a Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré é uma lindíssima igreja franciscana, coberta de detalhes de cima a baixo. É relativamente nova, foi fundada em 1948, passou por tempos de abandono, mas felizmente a partir de 1988 o supracitado arquiteto iniciou um projeto de restauração que trouxe novamente à toda toda a beleza artística de seu interior, como podemos ver na reportagem acima.

Matéria veiculada na TV Tribuna (Globo do litoral de SP), link original: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/jornal-tribuna-2edicao/videos/t/edicoes/v/basilica-do-embare-recebe-busto-de-santo-antonio/4219168/

Em Santos o Dr. Miamoto tomou a frente das conversações e juntamente com o Sr. Fernando Gregório iniciaram os trabalhos de divulgação do projeto. Foram a inúmeros veículos de mídia, conversaram com autoridades, organizaram pequenos eventos paralelos e ao final de algumas semanas tínhamos a data oficial da doação: 30 de maio de 2015.

Placa_homenagem
Placa de homenagem recebida durante a cerimônia de doação do busto de Santo Antônio

Cheguei no dia 26 pela tarde e tive a honra de conhecer o Sr. Gregório pessoalmente. Como ele foi ao Aeroporto de Guarulhos me buscar, pudemos conversar durante todo o trajeto até Santos, ajustando a agenda e apreciando a bela paisagem da serra.

Atribuna_impresso
Matéria no jornal A Tribuna, principal publicação impressa da região.

 O Dr. Miamoto fez questão que eu ficasse na casa da sua família, o que foi excelente, pois desfrutei de agradáveis momentos de boa conversa e deliciosos quitutes durante as confraternizações diárias. Senti-me extremamente bem tratado e deixo aqui os meus agradecimentos a essa agradabilíssima família.

Entrevista veiculada no canal local Santa Cecília TV

Falando em culinária, fomos recebidos no refietório da Basílica com uma deliciosa feijoada, a qual me fez sair da rígida dieta que me impus há alguns meses. Os frades capricharam no almoço e nos deram a honra de participar dele. Estiveram presentes alguma autoridades católicas e a conversa, como de costume fluiu, focada na apresentação do santo, mas já vislumbrando um futuro pleno de novidades.

palestra
Palestra sobre a reconstrução facial de Santo Antônio no interior da Basílica Menor.

O primeiro evento que participei foi aquele no qual palestramos no interior da Basílica Menor. Foi a primeira vez que isso aconteceu, pois eu já havia proferido algumas palavras, mas durante a missa, não em algo montado exclusivamente para o fim de expor os trabalhos. Foi muito honroso.

cafe
Professores e alunos de Odontologia de Piracicaba.

Não posso deixar de citar, que recebemos a visita de uma delegação composta de profissionais ligados a área de Odontologia da cidade de Piracicaba. Aproveitamos a vinda de todos e fomos conhecer o Museu do Café, um lugar cheio de historias e claro, boas opções de café tipo exportação (também transgredi minha abstinência a essa bebida sagrada).

g1G1 Santos e Região: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/06/replica-do-busto-de-santo-antonio-esta-exposta-na-basilica-do-embare.html

 Na semana que estive na cidade mal deu tempo de conhecê-la, isso por que tivemos muitas atividades relacionadas aos eventos agendados. Na verdade, nunca fui um bom turista e o que me alegra realmente é estar com os camaradas, efetivar os projetos e já sonhar com outros.

atribuna_onlineA Tribuna online: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/igreja-do-embare-recebe-busto-de-santo-antonio/?cHash=7c88f27397a7f851e174d922cce6ebaf

 Na noite da doação oficial, como pudemos ver no vídeo acima, tivemos uma missa solene, com a presença do bispo da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. O evento foi muito bem organizado e o busto de Santo Antônio foi oculto com um tecido estampado pelo brasão da família Bulhões (o nome de batismo de Santo Antônio era Fernando Martins de Bulhões).

placaNa parte inferior do móvel que sustenta a face do santo foi fixada uma placa de metal contando um pouco

Falando em placa, eu o Dr. Miamoto recebemos placas de homenagem das mãos do frei Claudemir Vialli, pároco e reitor da Basílica Menor do Embaré e do frei provincial, a alegria foi indescritível, pois não sabíamos de tal ato.

miamoto-dias
Na residência Miamoto-Dias, logo após a palestra do dia 27 de maio.

Ao final não ocorreu nenhum imprevisto e os eventos foram um grande sucesso. Já com a alma lavada e a sensação de dever cumprido latente, foi o momento de recapitular os acontecimentos e despertar a gratidão por todos aqueles que os efetivaram.

Santos
Camiseta do Santos, presente do Sr. Fernando Gregório, direto da Vila.

Agradecimentos, estes não faltarão. O Sr. Gregório desde o princípio não mediu esforços para que tudo acontecesse da forma mais organizada e bela possível. A todo o momento nos perguntava de tudo estava OK, se precisávamos de algo. A todo o momento mexia aqui e ali para tornar tudo mais fluído e perfeito. O resultado de todo esforço se traduziu em um evento que entrou para a história de Santos e da vida dos que dele participaram. Deixo aqui o meu muito obrigado a essa figura que se tornou sinônimo de fraternidade e maestria não apenas artística mas também social. Valeu mesmo meu amigo!

Cartao_Postal
Cartão postal comemorativo em ocasião da doação do busto à Basílica Menor.

Meu obrigado à família Miamoto-Dias, que durante a minha estada tratou-me com um filho. Agradeço também a Diocese de Santos pela atenção ao nosso projeto, à Basílica Menor do Embaré na pessoa do frei Claudemir Vialli, que nos recebeu com todo o respeito e carinho. À imprensa que cobriu o evento da melhor forma possível, presenteando-nos a todos com fantásticas matérias e claro, agradeço a população que compareceu em peso fazendo com que tudo se convertesse em um tremendo sucesso.

diario_oficial_santosDiário Oficial de Santos: https://egov1.santos.sp.gov.br/do/1316/2015/do28052015.pdf

Saí de Santos mal acostumado, com tantos presentes que quase não consegui fechar as malas. Camisetas, livros, souvenirs mas o mais importante, lembranças, lembranças de dias gloriosos onde a fraternidade imperou transformando o projeto de “três manos” em um evento histórico. Até o próximo!

 


One thought on “Busto de Santo Antônio é doado à Basílica Menor do Embaré

  1. Viviane Ulbricht, Carlos Sassi, Laise Lima e Cristhiane Schmidt

    Cícero e Paulo, agradecemos a referência à nossa visita, pelo carinho e atenção com que fomos recebidos e estaremos sempre disponíveis para realizarmos futuros projetos e parcerias. Sentimo-nos honrados de termos presenciado pessoalmente essa grande conquista de vocês. Muito Obrigado por tudo, abraços e nossa admiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree