Rosto de G. B. Morgagni é revelado na Itália

Morgagni_12
Reconstrução facial digital de Morgagni

A face de Giovanni Battista Morgagni estava exposta na mostra FACCE desde fevereiro de 2015, no entando a apresentação oficial deste ocorreu no dia 27 de maio, nas dependências do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, em ocasião de um ciclo de palestras focadas na mostra que vai até o dia 14 de junho.

morgagni_facce

A palestra L’idendificazione molecolare dei resti di Morgagni e la ricostruzione forense del suo volto (A identificação molecular de Morgagni e a reconstrução facial do seu rosto) foi apresentada pelo Dr. Luca Bezzi, arqueólogo do grupo de pesquisas Arc-Team e Alberto Zanatta, um dos cientistas responsável pela identificação dos restos mortais de Morgagni. Leia o artigo científico aqui.

Enquanto isso no Brasil, a artista plástica Mari Bueno dava os retoques finais na face impressa em 3D do grande cientista italiano.

DSC06182

A artista trabalhou a partir de uma impressão enviada pelo CTI Renato Archer. Houveram alguns desencontros de agenda com o pessoal da Itália no decorrer do trabalho. Inicialmente o busto era para ser apresentado em abril desse ano. O CTI imprimiu um teste dentro do prazo que contávamos para pintá-lo e enviá-lo à Itália, no entando a impressão apresentou pequenas irregularidades na superfície. O responsável pelo setor propôs imprimirmos novamente, mas diante do prazo apertado, pedi que me enviassem assim mesmo, pois eu poderia corrigir as irregularidades manualmente. Foi difícil convencer o pessoal do DT3D a enviar o busto, eles não queriam que uma impressão com irregularidade fosse despachada (o órgão prima pela qualidade do trabalho), mas naquele momento não tínhamos outra alternativa. Aproveito para agradecer o CTI pelo apoio e parceria, sem ela esse trabalho se mostraria quase impossível de ser realizado.

IMG_20150323_210706673

Inicialmente eu achei que bastaria lixar o busto que o problema das irregularidades se resolveria, mas você não imagina, caro leitor, como esse material é rígido, pois ele simplesmente destruiu 3 lixas com grânulos grossos e mal alterou a sua superfície! Tive de passar 3 camadas de massa corrida, esperando um dia a cada etapa para que ficassem bem secas.

IMG_20150323_210730026

Por fim pude lixar e a superfície se apresentou mais regular. O busto estava pronto para ser pintado.

mari_1

Inicialmente a renomada artista preencheu a região do cristalino, para que a este ficasse aparente ao visualizar a face pela lateral. O rosto recebeu então a primeira camada de tinta.

Mari_2

Dia após dia as camadas eram sobrepostas de modo a se aproximar das características apresentadas na reconstrução facial digital, mas ao mesmo tempo respeitando o estilo da artista plástica.

mari_3

As primeiras camadas dos olhos começaram a despontar.

mari_4O acentuamento das marcas de expressão pela criação de novas camadas.

mari_5Retoques finais, e…

mari_6Ecco il volto di Morgagni in 3D! Eis o rosto de Morgagni em 3D!

Agradeço imensamente a Mari Bueno que aceitou apoiar-nos nesse projeto. Assim como na pintura sobre a impressão de Santo Antônio, essa também ficou excelente e deu efetivamente um lindo brilho nos olhos daquele grande cientista. Mas a história não pára por aqui…

mari11
Mari Bueno e o Dr. Alberto Zanatta, Pádua, Itália.

Mari Bueno, como apresentado no vídeo acima, foi à Pádua onde se encontrou com o Dr. Alberto Zanatta para entregá-lo o busto pintado.

mari12
Dr. Alberto Zanatta e Mari Bueno na entrada da mostra FACCE. Pádua, Itália.

Os dois aproveitaram e visitaram a mostra FACCE. i molti volti della storia humana.

mari15
Mari Bueno próxima ao busto de santo Antônio, retocado por ela em 2014.

Assim ela pode ver o busto de Santo Antônio retocado por ela. O mesmo busto que originalmente seria apresentado em Sinop, mas encontrou o pessoal de Pádua e acabou ficando por lá.

Estou realmente muito contente de ver os resultados de todo esse trabalho. Há um ano estive em Pádua, na viagem mais importante da minha vida, naquele momento eu não tinha ideia de tudo o que aconteceria nesse meio tempo, tantas alegrias e honras, tantas parcerias firmadas em nome da ciência que acabaram me presenteando com grande camaradas.

Agradeço muito a cada um que fez parte dessa história e que já está incluído nas outras que daqui para a frente acontecerão. Deixo meu abraço aos amigos e “capos” do Arc-Team, Antrocom Onlus, Museu de Estudos Antoniano, CTI Renato Archer, Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal e ao Museu de Antropologia da Universidade de Pádua.

Abbracio per tutti!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree