Publicações científicas com o Blender 3D e software livre

Publicacao
Artigo publicado no Journal of Research in Dentistry (University of Southern of Santa Catarina, Santa Catarina)

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/03/scientific-publications-with-blender-3d.html

A despeito da apreciação que os nerds tem de compartilhar conhecimento aberta e informalmente pela internet através de sites, blogs e mídias sociais, é de fundamental importância a produção de publicações científicas em periódicos devidamente qualificados.

Dessa forma oferece-se aos interessados em desenvolver uma pesquisa no mesmo campo a possibilidade de usar os conhecimentos e de quebra ainda referenciar quem escreveu sobe eles.

Há poucos dias atrás, finalmente tivemos o nosso protocolo de reconstrução facial forense publicado em um periódico de odontologia. Através de uma parceria firmada com o Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da USP (OFLAB-USP), eu, o Dr. Paulo Miamoto e do Dr. Rodolfo Melani, descrevemos passo-a-passo o processo de reconstrução facial desde a digitalização de um crânio por fotogrametria até a modelagem do rosto.

Trata-se de uma técnica inovadora e o mais importante, totalmente aberta e gratuita. Todos os softwares utilizados são livres de custos e com o código fonte disponíveis a quem desejar estudá-los, adaptá-los ou mesmo melhorá-los. Basta que o interessado tenha um computador disponível e uma câmera digital para poder aplicá-lo. É claro que esse indivíduo precisa conhecer a anatomia da face e aprender a utilizar os programas descritos, mas para o primeiro caso geralmente o profissional já tem a formação e para o segundo, disponibilizamos em nossos sites uma vasta gama de tutoriais e referências.

Para quem quiser acessar (gratuitamente) o artigo, um PDF em inglês, ele pode ser baixado aqui: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/JR_Dentistry/article/view/1993

Felizmente o artigo acima não foi a única publicação que envolveu a nossa equipe e o uso do software livre.

VRAP2013_Paper_CTI_compact_PQ
Paper publicado no livro “High Value Manufacturing: Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping”

Dessa vez, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e o arqueólogo Dr. Moacir Elias Santos, publicamos um paper que fora apresentado na VI Conferência Internacional de Pesquisas Avançadas em Prototipagem Rápida e Virtual (6th International Conference on Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping – VRAP 2013) em Leiria, Portugal. O Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva e o mestrando e desenvolvedor do InVesalius Paulo Henrique Junqueira Amorim viajaram até a “terrinha” para apresentar os trabalhos. Ao final ele fora impresso e disponibilizado para acesso (mediante o pagamento de US$ 20,00) no seguinte link:

http://www.crcnetbase.com/doi/abs/10.1201/b15961-107

NOVO: Ler no Google Books: http://books.google.com.br/books?id=alliAgAAQBAJ&pg=PA585&hl=pt-BR&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false

Esse paper não é o único fruto da parceria científica com o Dr. Moacir Elias Santos, também escrevemos um artigo sobre a história e a reconstrução facial da múmia Tothmea, que se encontra no Museu Egípcio e Rosacruz, em Curitiba-PR.

Capa_Hathor
Artigo sobre a reconstrução facial da múmia Tothmea publicado na revista Hathor – Studies of Egyptology #2

O artigo entitulado “The Tothmea’s mummy project: from history to the forensic facial approximation” descreve desde a chegada da múmia aos Estados Unidos, passando por sua doação ao Museu Rosacruz do Brasil e por fim a sua reconstrução facial, com o uso massivo de softwares livres.

A revista já fora diagramada e em breve terá sua versão impressa disponível por € 10,00 no site: http://hathorstudiesofegyptology.blogspot.com.br/

 Ainda temos os painéis e apresentações em português e em italiano, também produzidas em parceria com o Arc-Team, todos com ênfase no uso do software.

Muitos dos trabalhos estão listados no meu currículo Lattes na sessão de Resumos Publicados em Anais de Congressos.

Como vemos o uso do software livre não é apenas possível, mas efetivo e prático ao ser aplicado no dia-a-dia de profissionais ligados à arqueologia, odontologia e computação gráfica 3D. Isso para não pontuar as outras muitas áreas que se beneficiação dessas soluções. Ao publicarmos formalmente os resultados abrimos a possibilidade de produção bibliográfica rica e interdisciplinar fazendo com que essas ferramentas cheguem ao celeiro primo do rigor científico.

Até a próxima!


One thought on “Publicações científicas com o Blender 3D e software livre

  1. Bruno

    Parabéns pelo trabalho! Sempre que uso aplicativos OSS procuro cita-los de algum modo. É bom saber que o outros pesquisadores o fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree