Camera tracking no Blender 3D: Pequenos testes e possíveis aplicações

 

Dando_Vida_ao_PassadoFor who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/02/camera-tracking-in-blender-3d-small.html

Camera tracking é uma fabulosa tecnologia que permite, através de uma filmagem real, capturar os movimentos da câmera e criar uma versão digitalizada desta mesma dentro do Blender. Além da câmera, também capturamos pontos de referência, dessa forma, podemos fazer uma composição de elementos virtuais + filmagem real. Isso oferece uma série de possibilidades, que vão desde colocar um disco voador sobre uma cidade até o uso em propagandas vinculadas ao varejo, como aquelas onde os preços aparecem, geralmente atrelado a uma explosão ou um tremor de terra :).

Quando cruzamos essa tecnologia de tracking com a de fotogrametria, ampliamos ainda mais o leque de possibilidades. No vídeo acima temos um bom exemplo, pois a bola e as laranjas colocadas ao lado do busto acabam por confundir grande parte dos espectadores. O que é muito comum, pois aqueles elementos foram digitalizados (escaneados em 3D por fotos) sob as mesma condições de iluminação do relevo usado como base da animação.

O próprio relevo foi digitalizado por fotogrametria pouco depois da filmagem. As fotos foram tiradas com a mesma câmera, ou seja, o 3D poderia ser usado até para animação posterior, pois a iluminação estava compatível com aquela apresentada na cena gravada.

A tecnologia de tracking não se resume apenas a capturar os movimentos de uma câmera. Podemos também “trackear” ou capturar um ponto ou um conjunto de pontos para uso nos mais diversos tipos de material, como por exemplo, animação facial.

O vídeo acima apresenta uma atividade proposta em uma de minhas aulas ministradas em uma produtora aqui da cidade (Sinop-MT). O objetivo era testar o track em uma face e aplicar a animação na face reconstruída de um jovem egípcio do período romano. Ao fazer isso, os movimentos ficariam muito mais naturais do que simplesmente animar uma face manualmente.

Aproveitamos a oportunidade e testamos o track facial em 3D, para substituir a cabeça do indivíduo filmado pela de outro integrante da equipe.

Acima temos um exemplo de track para capturar os pontos-chave para a animação posterior de um boneco.

Momento notalgia: O vídeo acima foi confeccionado para ser apresentado em uma palestra que ministrei na Latinoware 2010. Naquela ocasião o Blender não contava com sistema nativo de track e tivemos que resolver isso usando o Voodoo (freeware). Para criar o material contei com a ajuda de duas pessoas, Daniel Ludvig, o proprietário da produtora a qual ministro as aulas hoje e do Téo Macedo, o diretor de arte da mesma produtora e o indivíduo que aparece na imagem e nos vídeos acima. Obrigado a todos!

Fazer a captura da câmera não é uma tarefa difícil para aqueles que conhecem bem o equipamento. Além de boas referências, precisamos ter em mente os dados do equipamento utilizado na filmagem, como a abertura da câmera ou mesmo o CCD dela.

Caso você deseje se aventurar nesse mundo, recomendo assistir ao material apresentado no Blenderguru (em inglês, mas fácil de ser acompanhado): http://www.blenderguru.com/videos/introduction-to-camera-tracking/

O grande “tchan” desse link é que ele oferece o downloads do vídeo utilizado no tutorial, ou seja, você pode começar a testar a tecnologia sem precisar filmar nada por ora!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree