A face de Santo Antônio é reconstruída em 3D com software livre

Il_Volto

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/02/the-face-of-st-anthony-is-reconstructed.html

Palavras Iniciais

Este post tem como objetivo abordar os aspectos principais do projeto Il Volto di Sant’Antonio, que trata da reconstrução facial dessa figura histórica e religiosa. Para ilustrar o material aproveitamos a ampla publicação de entrevistas e notícias relacionadas ao projeto, tanto no âmbito impresso, quando online e televisivo.

Entrevista exibida no programa Bom Dia MT da TVCA (Globo) Link original: http://glo.bo/1iiWgRW

Antecedentes

Em 2012 iniciou-se o projeto Taung, uma parceria entre o grupo de pesquisas Arc-Team, a associação de antropólogos italianos Antrocom Onlus (Dr. Moreno Tiziani) e o Departamento de Antropologia do Museu da Universidade de Estudos de Pádua (UNIPD) representado pelo Dr. Nicola Carrara. Nesse projeto reconstruímos a face de um ancestral humano, a criança de Taung. Tratava-se do fóssil de um Autralopithecus africanus com 2,5 milhões de anos. Todo o processo foi executado com software livre e isso nos forneceu bases para a continuação dos estudos de reconstruções voltadas não apenas a evolução humana, mas também a figuras históricas. Os estudos continuaram e se converteram e uma série de faces de hominídeos.

Entrevista ao vivo para o programa Estúdio I da Globo News. Link 1 – Estudio i – Vídeo: http://bit.ly/1bqjMeB  Link 2 – Globo News – Vídeo+Texto: http://glo.bo/1ePYJ2R

Entre maio e setembro de 2013 aconteceu no Museu Egípcio e Rosacruz em Curitiba-PR a mostra Faces da Evolução, onde foram utilizadas as reconstruções faciais criadas durante os estudos relacionados ao projeto Taung.

taung_project_antrocom_arc-team_04
Luca Bezzi (Arc-Team), Dr. Moreno Tiziani (Antrocom) e Dr. Carrara (Museu de Antropologia da Universidade de Pádua) – Itália.

A mostra foi composta por réplicas de ancestrais humanos (hominídeos) digitalizadas em 3D pelo arqueólogo Dr. Moacir Elias Santos, do Museu Arqueológico Ciro Flamarion Cardoso, em Ponta Grossa-PR. A modelagem dos músculos e pele correu por minha conta. Nelas eu reconstruí digitalmente os tecidos faciais daqueles hominídeos, seguindo uma série de referências que envolviam tanto a anatomia humana, quanto a de gorilas e de chimpanzés.

Matéria no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil): http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/353280.html
Matéria no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil): http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/353280.html

Em face do bom resultado científico e artístico do trabalho, houve um interesse por parte do UNIPD em criar uma versão italiana da mostra Faces da Evolução em suas dependências. Originalmente a data fora estipulada para novembro de 2014.

O_Mensageiro
Revista O Mensageiro (publicação mundial oficial sobre santo Antônio). PDF com 90 dpi: http://www.ciceromoraes.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/02/O_Mensageiro.pdf

Para complementar a mesma, fui contratado para reconstruir um total de oito faces, sendo três delas relacionadas a evolução humana e as outras cinco para uma mostra paralela sobre personalidades históricas italianas.

A face de Santo Antônio

A identidade dos cinco indivíduos seriam informadas assim que a reconstrução básica de cada rosto fosse concluída. Ao terminar a modelagem básica do primeiro trabalho, enviei os resultados para Luca Bezzi, o responsável do grupo Arc-Team da Itália, que fazia a ponte com o museu em Pádua e o Centro de Estudos Antonianos, entidade que cuida de assuntos relacionados ao santo.

santantonio_PRINT
Face de Santo Antônio com a parte frontal oculta. Trata-se de um material para promoção inicial da reconstrução histórica.

Depois de analisados os resultados, o arqueólogo Luca Bezzi me perguntou se eu desejava saber a quem pertenceu o crânio. Antes da frase ser terminada eu respondi afirmativamente. Ele então enviou um link da Wikipédia em português. Nesse link aparecia o nome Santo Antônio de Lisboa. Fiquei bastante impressionado, mas confesso que não havia me dado conta de quem realmente se tratava. Agradeci pela honra e segui para a outra reconstrução.

Correio_Popular_Online
Jornal Correio Popular de Campinas-SP.

O fato é que eu não havia lido o post completamente, apenas as designações iniciais da página.

Jornal_do_Comercio-fev_2014
Jornal do Comércio (Porto Alegre). Fevereiro de 2014.

Quando, por curiosidade voltei a abri-la, aproveitei para colocar na versão em italiano, pois é um costume que tenho, ver o conteúdo em vários idiomas. O nome então mudou para Sant’Antônio di Padova. Ora, ele não era português? Fiquei bastante intrigado com essa característica. Voltei então para a versão em português, decidido a ler todo o conteúdo.

Jornal Sul Brasil de Chapecó-SC. Leia a matéria online aqui: http://bit.ly/1gJ7en5
Jornal Sul Brasil de Chapecó-SC. Leia a matéria online aqui: http://bit.ly/1gJ7en5

Quando cheguei na parte do folclore e vi que se tratava do santo casamenteiro, aí então “a ficha caiu”. Santo Antônio, o padroeiro da minha cidade (Sinop-MT) e o nome do hospital que nasci, lá em Chapecó-SC. Também era o nome que o meu avô e o criador do Blender, Ton (Anthony) Roosendaal, justamente em homenagem ao santo. Dei-me conta que eu nada sabia acerca dessa figura tão presente no dia-a-dia dos lugares e pessoas que vivi e convivi. Comecei a perguntar para alguns conhecidos sobre ele e poucos sabiam a sua história, quase todos desconheciam os “nomes a mais”, de Lisboa ou de Pádua. Como isso era possível? Uma pessoa tão venerada e ao mesmo tempo tão desconhecida.

Revista História Viva - Nota sobre a reconstrução facial de Santo Antônio - abril de 2014.
Revista História Viva – Nota sobre a reconstrução facial de Santo Antônio – abril de 2014.

Decidi então, como bom nerd, a ler o que aparecesse na frente e assistir a todos os filmes que fossem direta ou indiretamente sobre o tema.

Jornal Capital de Sinop-MT.
Jornal Capital de Sinop-MT.

Descobri que ele nasceu Fernando Martins em 1195, que era inicialmente Agostiniano e depois se converteu em frade Franciscano. Que ele foi professor universitário. Que usou seu intelecto a favor da fé, ainda que inicialmente isso não fosse visto com bons olhos por São Francisco de Assis, mas depois este permitiu oficialmente que ele usasse o conhecimento dos livros para converter as pessoas e amaciar os corações. Soube também que ele morreu a caminho de Pádua em 1231, que lá foi sepultado e por quatro vezes fizeram o reconhecimento do seu corpo, o último em 2010. Na primeira vez, trinta e tantos anos depois da morte dele, encontraram a língua intacta, o que foi interpretado como um sinal divino e até hoje eles a trazem conservada em um relicário.

Affari_rs_2
Revista Affari nº 141 – Abril de 2014. Matéria em PDF: http://www.ciceromoraes.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/02/Affari.pdf
Ipad: https://itunes.apple.com/br/app/revista-affari-negocios-edicao/id489202719?mt=8#

O documentário

Diante de uma oportunidade, que talvez fosse única em minha vida e na vida dos meus parceiros de pesquisas, tive a ideia de converter esse trabalho em um documentário. Nesse documentário, explanaremos todo o processo de reconstrução baseado em software livre e gratuito.

Reportagem apresentada no programa Sinop Agora – Gente TV (Rede TV)

O documentário colocará dois assuntos aparentemente antagônicos em harmonia: a fé e a ciência. As pessoas que alimentam a fé apreciarão ver a face do santo revelada e com certeza se identificarão com a aparência dela, pois se trata de um indivíduo mais robusto e mais humano, diferente das idealizações artísticas que sofreu no decorrer dos anos. As pessoas que apreciam a ciência, serão presenteadas com a demonstração da aplicação técnica de uma metodologia científica, que revelará ao mundo a face aproximada de uma figura histórica, baseada em dados estatísticos, artísticos e arqueológicos.

Noticia_Paginas
Revista Notícia do Estado de Mato Grosso – Edição 120 – Ano XX, Março/ 2014

Os parceiros

Para colocar em prática o projeto, foi necessário entrar em contato com uma série de parceiros, tanto comerciais, quanto de pesquisas. Para a assessoria de imprensa, obtive o apoio da BW Comunicação, uma empresa sediada em Sinop-MT, que tem em sua carteira de clientes, importantes personalidades e eventos da cidade e da região. Para os trabalhos de filmagem e autoração de mídia, contarei com o apoio da produtora L8 Filmes e da agência Nova Mídia Publicidades, empresas que contam com ampla premiação em concursos de publicidade estaduais e regionais. Com esses últimos desenvolvo projetos de animação e modelagem 3D há anos.

Reportagem ao SBT – Mato Grosso

Na área científica, contamos com a parceria do Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da Faculdade de Odontologia da USP (OFLAB) através do Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani e do Dr. Paulo Eduardo Miamoto Dias. Graças a essa parceria, pude apresentar as técnicas de reconstrução facial com software aberto ao meio acadêmico e aprimorá-las com a participação de pesquisadores, no âmbito de uma universidade respeitada em todo o território nacional. Com o Dr. Miamoto, desenvolvo uma série de pesquisas, que vão desde a área de odontologia, passa pela arqueologia e chega até a medicina e odontologia veterinária em uma profusão de conhecimento interdisciplinar, que inclusive já fora premiada em um evento na USP.

Entrevista ao vivo ao programa loca Se Liga Sinop.
Entrevista ao vivo ao programa loca Se Liga Sinop.

O Centro de Tecnologia Renato Archer (CTI) é referência em desenvolvimento de tecnologia no Brasil. O InVesalius, um editor de tomografias computadorizadas e o IMG2DCM, um conversor de imagens simples em tomografias, são exemplos de dois poderosos softwares livres desenvolvidos na Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do CTI. Graças a essa parceria, o busto de Santo Antônio será impresso em 3D na escala real e em cores. Essa peça será levada à Itália, onde será entregue por mim ao Museu de Pádua durante os dias das festividades oficiais do Santo. Será um presente não apenas do Brasil à Itália, mas do Brasil para o mundo.

Jornal_de_Itatiba_print
Jornal de Itatiba – Leia a matéria na íntegra aqui.

O presente não se limitará apenas ao busto doado, todavia o mesmo materializará todo o conhecimento exibido no decorrer do documentário. O grande desafio que temos, nesses próximos meses é levantar o numerário necessário para finalizá-lo. Apesar de termos conseguido parte significativa do volume financeiro necessário para executá-lo, ainda falta um terço do valor final. Esperamos consegui-lo com a ajuda de empresários, inicialmente da cidade de Sinop e posteriormente de qualquer pessoa interessada em financiar o projeto.

Reportagem – Cidade Urgente – programa local de Sinop-MT

Objetivos

Se tudo der certo, o material ficará pronto em novembro de 2014 e será apresentado em uma Premiere que ocorrerá simultaneamente na Itália e no Brasil. O documentário não terá fins lucrativos, o que pretendemos é criar uma exemplo de uso do software livre na prática. Entendo que Santo Antônio é uma figura histórica e religiosa que influenciou multidões, e, mesmo que este trabalho não tenha viés religioso, o que se vê é o milagre da multiplicação de conhecimento, através de um trabalho feito por muitas mãos, em vários pontos do mundo, com o objetivo mor, de levar a todos o máximo de informação.


2 thoughts on “A face de Santo Antônio é reconstruída em 3D com software livre

  1. Jerônimo Alves

    Fiquei muito alegre com o seu trabalho, que exalta o Brasil e o Software Livre, isto é o resultado da liberdade, da perseverança, da capacidade de um homem que se renova e avança cada dia na busca de novas tecnologias voltada para o bem comum e um mundo melhor.

    Que o Pai das Luzes, continue de iluminando.

  2. Luís Fernando Guedes

    Meus sinceros parabéns Cicero, venho acompanhando seu trabalho a algum tempo, o reconhecimento é inevitável quando se tem talento. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree