OrtogOnBlender - O que é e Aspectos Técnicos

O que é o OrtogOnBlender?

_images/20190716_2.png

O OrtogOnBlender é um add-on para o ensino do planejamento de cirurgia ortognática digital criado por Cicero Moraes, Dr. Everton da Rosa e Dr. Rodrigo Dornelles.

Aviso

O OrtogOnBlender e demais módulos não são softwares de diagnóstico e uso clínico, mas ferramentas didáticas de ensino de planejamento cirúrgico. A utilização dos mesmos para qualquer fim é de inteira responsabilidade do usuário.

Como o próprio nome lembra, o mesmo funciona sob Blender e é escrito na linguagem de programação Python. Ele roda no Windows, no Linux e no Mac OS X e é fácil de instalar.

O add-on trata-se um conjunto de comandos sequenciais que foram organizados e programados de modo a facilitar o planejamento de cirurgia ortognática, fornecendo ao especialista não apenas as soluções encontradas nativamente no Blender, mas se comunicando com programas externos que ampliam as potencialidades do mesmo.

É desenvolvido com software e licença livres, mas pode trabalhar em conjunto com ferramentas fechadas e proprietárias, como software de fotogrametria e scanners intraorais.

Aspectos Técnicos Pormenorizados

Abaixo serão apresentadas as seções do OrtogOnBlender e a função dos comandos principais de cada uma.

Upgrade Script

O campo de atualização de script apresenta a versão atual do OrtogOnBlender. Quando temos o código VERSION: 20190710c, por exemplo, significa que a última programação ocorreu no ano de 2019, no mês de julho e no dia 10, sendo a terceira vez, pela letra “c”, que o diretório foi enviado ao servidor.

Assim que o usuário clica no botão UPGRADE ORTOG o addon é atualizado e o programa encerrado para que possa ser aberto novamente já com a última versão.

Patient’s Name

No campo Name: coloca-se o primeiro nome do paciente e no Surname: o sobrenome ou sobrenomes principais. Se o usuário colocar Name: John e Surname: Simpson, por exemplo, resultará no diretório: John_Simpson. Se necessário colocar mais informação, é pedido que se complemente junto a um sinal de underline ( _ ), como por exemplo: Name: John, Surname: Simpson_Rivera.

No caso de trabalhos com o mesmo paciente em datas diferentes, é possível complementar o sobrenome com a data, seguindo o exemplo do nome do upgrade. Se o paciente John Simpson fora tratado em julho de 2019 o preenchimento fica assim: Name: John, Surname: Simpson_201907.

O endereço do diretório depende do sistema operacional. Imaginando que o nome do usuário seja NoteOffice e o do paciente John Simpson, temos as seguintes situações:

No Windows: C:/Users/NoteOffice/OrtogOnBlenderDir/John_Simpson/

No Mac OS X: /Users/NoteOffice/OrtogOnBlenderDir/John_Simpson/

No Linux: /home/NoteOffice/OrtogOnBlenderDir/John_Simpson/

O primeiro arquivo criado será o Base-John_Simpson.blend, que nesta caso ficaria assim:

~/OrtogOnBlenderDir/John_Simpson/Base-John_Simpson.blend (onde o sinal ~ representa o diretório do usuário).

Aviso

Evite o uso de caracteres especiais como “ç, ś, á, $” e espaço. Isso pode causar problemas em alguma biblioteca utilizada pelo OrtogOnBlender.

CT-Scan Manual Reconstruction

Em CT-Scan Preparing o usuário seleciona o diretório onde estão os arquivos DICOM e clica em Organize para o sistema copiar os arquivos e organizar em diretórios correspondentes ao SeriesNumber da tomografia.

Aviso

No caso de arquivo DICOM (.DCM) único o usuário precisará abrí-lo no Slicer e exportá-lo como fatias. Para tal, basta seguir este tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=5X2xJqlEiOo.

Em Threshold Setup o usuário indica um diretório criado no processo anterior e em seguida clica em Open Slicer! de modo a abrir o Slicer e capturar os valores da ecala Hounsfield.

_images/ArModelo.png

Editor de texto aberto automaticamente após o usuário clicar no botão Convert DICOM to 3D.

Em CT-Scan Reconstruction o usuário pode selecionar o diretório onde se encontram os arquivos DICOM e clicar em Convert DICOM to 3D para proceder com a reconstrução.

Dica

Assim que o botão é clicado o OrtogOnBlender abre um arquivo de texto com os dados do tomógrafo. Estes dados podem ser enviados ao banco de dados de tomógrafos do sistema, de modo a fazer as próximas reconstruções automaticamente.

Os parâmetros Bone Factor (Fator Ossos), Soft Factor (Fator Mole) e Teeth Factor (Fator Dentes) contém um valor pré definido da Escala Hounsfield, que funciona em grande parte dos casos. Por padrão está setado em 200, -300 e 1430, números que funcionam na maioria das tomografias helocoidais.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: CT_Scan-John_Simpson.blend.

Aviso

Esta seção pode ser substituída pela reconstrução automática oferecida no CT-Scan Auto 3D Reconstruction. No entanto, para que o processo automático funcione é necessário que o tomógrafo seja cadastrado no banco de dados do OrtogOnBlender.

CT-Scan Voxel Tools

_images/20190712_5.png

Import DICOM Slices com boolean na parte inferior para ver os detalhes internos.

O usuário pode importar as fatias da tomografia em forma de um voxel data, basta setar o local onde se encontra a tomografia no ícone de diretório e em seguida clicar em Import DICOM Slices.

_images/20190712_6.png

CT-Scan IMG Slices.

Ao importar o voxel o usuário tem à sua disposição a possibilidade de visualizar as fatias do mesmo. Basta ir na aba Rendering, habilitar o painel direito (N) e clicar em Import CT-Scan IMG Slices (no Ortog). Ao fazer isso serão apresentadas algumas informações sobre a tomografia:

  • IMGPathSeq: Local onde se encontra a sequência das imagens.
  • SliceThickness: Espaço (em milímetros) entre as fatias.
  • PixelSpacingX: Valor de um pixel em X (em milímetros).
  • PixelSpacingY: Valor de um pixel em Y (em milímetros).
  • IMGDimX: Dimensão (em pixels) da imagem em X.
  • IMGDimY: Dimensão (em pixels) da imagem em Y.

Há ainda a possibilidade do usuário editar e criar uma nova sequência de arquivos DICOM. Basta fazer as alterações, salvar uma por uma das imagens (Alt+S) e clicar em Export DICOM Slices.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Voxel-John_Simpson.blend.

CT-Scan Auto 3D Reconstruction

_images/20190715_2.png

Reconstruções perfiladas: Mole, Ossos e Dentes.

Os desenvolvedores estão cadastrando tomografos de modo a fazer a reconstrução automaticamente sem a intervenção do usuário. Assim que o cadastro é feito basta setar a localização do diretório com os DICOMs e clicar em AUTOMATIC DICOM TO 3D, que o programa se encarrega de organizar, escolher o diretório, corrigir as eventuais incompatibilidades e reconstruir a tomografia em 3D.

Ao reconstruir automaticamente a tomografia o sistema cria um diretório chamado CT-Scan dentro da pasta do paciente:

Nela se encontrarão as fatias DICOM utilizadas no processo, permitindo que o usuário possa utilizá-las posteriormente, caso necessario, sem precisar lançar mão do DVD geralmente fornecido pela clínica ou mesmo os gigantescos arquivos disponíveis de modo online.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: CT_Scan_Auto-John_Simpson.blend.

Importante

A reconstrução de tomografias computadorizadas diretamente de arquivos DICOM só é possível graças ao software DicomToMesh, desenvolvido por Adrian Schneider. A ele e toda a equipe do AOT AG deixamos os nossos agradecimentos!

Graphic References

Em Mode o usuário pode escolher posicionar o cursor ou selecionar objetos.

Na seção Frankfurt Alignment o usuário pode alinhar o crânio segundo esse protocolo. Para isso, basta:

  1. Selecionar Cursor em Mode, clicar no ponto do crânio correspondente à órbita direita e em seguida clicar no botão Orbital right.
  2. Repetir o processo com os pontos: Orbital left, N point e Po left.
  3. Depois que todos os pontos estiverem posicionados, clicar em Align! e o crânio será alinhado ao plano de Frankfurt.

Aviso

O alinhamento só funciona se o crânio for nomeado como Bones, como acontece quando a tomografia é importada. Caso o usuário se equivoque na inserção se algum ponto, é melhor que ele apague manualmente o mesmo e não use o comando desfazer (Ctrl+Z), posto que isso pode apagar todos os pontos colocados anteriormente.

Em Reference Lines o usuário tem a sua disposição uma série de linhas de referência pré-configuradas:

  • Vertical Center Line: Cria uma linha central (olhando pela frente) no sentido vertical.
  • Horizontal Center Line: Cria uma linha central (olhando pela frente) no sentido horizontal.
  • Horizontal Side Line: Cria uma linha pela lateral (olhando pela direita) no sentido horizontal.

Assim que as linhas são posicionadas e o crânio alinhado o usuário poderá então desparentear o mole o os dentes dos ossos importado nas seções anteriores, clicando no botão UNGROUP!!!.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Ref-John_Simpson.blend.

Aviso

É muito importante desparentear o mole dos ossos, caso contrário o addon apresentará erro ao acionar posteriormente a dinâmica do mole, rotacionando o rosto de modo incompatível com o crânio.

Import Archs

Archs Teeth Import

A seção Import Archs permite ao usuário importar também as tomografias das arcadas dentárias, tanto a réplica em gesso quando o molde, que pode ser convertido em positivo através da inversão dos normals.

Para importar o DICOM relacionado a arcada, basta indicar o diretório e clicar em Archs Generator.

Se a arcada foi gerada em um software externo, ou mesmo por um scanner intraoral, basta importar os modelos através do botão Import STL.

É quase certo que as arcadas venham desalinhadas com os dentes reconstruídos a partir da tomografia, em face disso será necessário que o usuário alinhe as arcadas com a tomografia.

Assim que os moldes forem alinhados ao crânio, o usuário precisará segmentar a região de interesse dos mesmos.

Archs Collision

_images/20190712_4.png

Arch Collision: Contact Color.

Assim que as arcadas forem importadas é possível, na seção Archs Collision proceder com a simulação de corpos rígidos de modo a encaixá-las usando a força da gravidade:

  1. Selecione as duas arcadas e clique em Solve Collision. Se o encaixe não ficar bom, basta mover as peças e repetir o processo até ficar do agrado do usuário.
  2. Assim que o posisionamento for definido é possível ver o mapa de cor de aproximação clicando em Contact Color. O processo costuma demorar de alguns segundos a aguns minutos, dependendo das configurações do computador.
  3. Se tudo deu certo, basta clicar em ESC e, em seguida, no botão Apply! para posicionar os dentes na oclusão.

Aligment

Ao importar os arcos superior e inferior, o usuário precisará alinhá-los a tomografia reconstruída. Para isso ele recorerrá a seção Aligment:

  1. Selecione o objeto que será alinhado.
  2. Coloque os pontos de ancoragem no objeto de ORIGEM (não no objeto selecionado!): Point 1a - Origin, Point 2a - Origin e Point 3a - Origin.
  3. Coloque os pontos de ancoragem no objeto selecionado: Point 1b - Align, Point 2b - Aling e Point 3b - Align.
  4. Assim que todos estiverem posicionados clique em ALIGN!.
  5. Se necessário um alinhamento com maior precisão, use o botão Force ICP Align (Slow).

Aviso

Muita atenção, temos dois objetos, o de origem, que é aquele que já está alinhado e o de alinhamento que é o que deverá ser selecionado antes de fazer o procedimento.

Importante

O alinhamento via ICP foi viabilizado graças ao add-on object_alignment desenvolvido por Patrick Ryan Moore (patmo141).

Boolean Segmentation

Na seção Boolean Segmentation o usuário:

  1. Fecha o modelos se o mesmo estiver aberto (Close Holes (Remesh)?).
  2. Seleciona o objeto a ser cortado.
  3. Clica em Draw Line e desenha a região a ser cortada.
  4. Apagar área desejada:
_images/20190712_2.png

Exemplo de Subtract IN.

  • Caso deseje apagar o que está dentro da região clique em Subtract IN.
_images/20190712_3.png

Exemplo de Subtract OUT.

  • Caso deseje apagar o que está fora da região, clique em Subtract OUT.

Para unir os objetos, caso seja necessário, basta selecioná-los e clicar em MULTIPLE UNION.

Simple Cut Segmentation

O Simple Cut Segmentation oferece a possibilidade de cortar um objeto de fora-a-fora sem fechá-lo, como no caso do Boolean Segmantation:

  1. Selecione o objeto a ser cortado.
  2. Clique em Draw Line para desenhar uma linha.
  3. Clique em Cut Draw para cortar o objeto.
  4. Apague a linha e a parte não desejada (se necessário).

Reconstruction

No caso de correção de buracos simples nas malhas (buracos de casca), basta selecionar o objeto desejado e clicar em Close All Holes.

O OrtogOnBlender oferece a possibilidade de reconstruir a malha pelo algoritmo Poisson através do botão Poisson Reconstruction. A ferramenta é útil nos casos em que o corte por boolean e o fechamento de buracos se mostrarem ineficiente.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Arch-John_Simpson.blend.

Segmentation

O Segmentation concentra ferramentas de segmentações gerais e específicas.

_images/20190712_1.png

Separated Linked: Objeto original com o cursor posicionado (erquerda) e objeto resultante (direita).

Se o usuário desejar separar uma região com vértices ligados, como por exemplo o crânio em relação a ruídos reconstruídos no processo, ele pode posicionar o cursor sobre a área de interesse clicando nela e em seguida em Separated Lined, ao final sobrará apenas a malha onde os vértices estejam ligados por edges e faces.

A seção Boolean Segmentation já foi descrita anteriormente.

O botão Close All Holes já foi descrito anteriormente.

Boolean

Os cálculos booleanos são ferramentas imprescindíveis para o planejamento cirúrgico, tanto pela sua importância na geração de osteotomias quanto na criação de splints e guias.

As ferramentas oferecidas pelo OrtogOnBlender são umas das mais robustas disponíveis na computação gráfica 3D para as ciências da saúde.

_images/20190713_1.png

Exemplos de cálculos booleanos.

  • Difference: Calcula Objeto 1 - Objeto 2 (A-B) ou Objeto 2 - Objeto 1 (B-A).
  • Union: Unifica A+B ou B+A.
  • Intersect: Gera um malha da intersecção de A e B.
  • MULTIPLE UNION: Unifica malhas sem limite de objetos: A+B+C+D+E…

Importante

As poderosas ferramentas de boolean foram viabilizado graças a biblioteca Cork desenvolvida por Gilbert Bernstein (gilbo).

Separated Teeth

Para utilizar esta seção o usuário precisará setar um dos fatores da Escala Hounsfield para o valor de separação da região do côndilo, que geralmente é 655.

Assim que a tomografia for reconstruída:

  1. Deixar visível apenas o objeto do fator 655 e pintar a parte externa com Weight Paint 1 e se necessário, usar o Weight Paint 0 que exclui o peso do local.
  2. Apague o peso 0 no botão Delete Blue.
  3. Clique em Separate Skull-Mandible para separar a mandíbula do crânio.

Dica

Estas ferramentas também servem para selecionar e desselecionar faces, além de permitir apagar também a parte com peso 1 (vermelha), muito útil no isolamento de objetos externos (faces) ou internos (seios nasais, vias respiratórias e afins).

Aviso

No Blender 2.80 a ferramenta de pintura de peso está selecionando objetos ocultos e isso causa um erro no Separate Skull-Mandible. No lugar de usar o Weight Paint, entre em Modo de Edição e pinte a área desejada com o C e com a visualização Solid ativa. Inverta a seleção com CTRL+I e apague as faces.

Teeth Touched

Em face da dificuldade da separação da mandíbula, principalmente em casos onde os dentes se tocam, o OrtogOnBlender passou a oferecer uma solução que facilita a segmentação desta peça anatômica de modo semi automático.

_images/20190713_2.png

Pontos anatômicos posicionados (à esquerda) e mandíbula separada com o Mandible Segmentation (à direita).

Como proceder com a segmentação:

  1. Posicione todos os pontos anatômicos disponíveis na seção.
  2. Clique em Mandible Segmentation.
  3. Se necessário, apague as regiões que vieram a mais e então clique em Separate Skull from Mandible.

Other Tools

O botão Poisson Reconstruction já foi descrito anteriormente.

O corte em linha por casca já foi descrito anteriormente em Simple Cut Segmentation.

Para os que os usuários sem teclado numérico (NumLock) possam fazer a seleção por vértices vizinhos, uma outra forma de segmentação, basta entrar em modo de edição, selecionar o vértice inicial e clicar em Sel. More, automaticamente uma leva de vértices vizinhos são selecionados e o comando pode ser ativado até que a área de seleção satisfaça a região pretendida, no caso a mandíbula. Caso o usuário selecione vértices demais e ultrapasse a região desejada, ele pode retroceder a seleção clicando em Sel. Less.

Assim que a parte desejada é selecionada, basta clicar en Separate Selected! e o sistema se encarrega de separar a região, sair do modo de edição e ainda deixar selecionado apenas o objeto correspondente a seleção efetuada pelo usuário.

Há ainda a possibilidade de trocar o pivô de rotação, em Pivot Rotation, caso o usuário deseje testar a rotação de uma mandíbula segmentada, por exemplo.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Seg-John_Simpson.blend.

Photogrammetry Start

No OrtogOnBlender é possível digitalizar faces e objetos através de fotogrametria, grosso modo, escaneamento 3D por fotografia.

_images/20190713_3.png

Digitalização com textura ativada (à esquerda) e digitalização com relevo em malha e alta resolução (à direita).

OpenMVG+OpenMVS (Padrão)

O processo é relativamente simples, basta fazer uma sequência de fotos, copiá-la para um diretório que será indicado pelo usuário e na sequência clicar no botão Start Photogrammetry!

Dica

Se o objetivo for digitalizar faces, não há a necessidade de mudar os valores de D Factor e de Smooth Factor que por padrão são 6 e 16. No caso de digitalização de peças arqueológicas, por exemplo, os valores seriam 4 e 4, já na digitalização de modelos de arcadas dentárias os valores serão 1 e 1.

Dica

Na documentação do OrtogOnBlender são fornecidos dois protocolos para a tomada fotográfica: Protocolo de fotogrametria da face e Protocolo simples de fotogrametria para crânios. Procure-os no índice.

Importante

As feramentas de fotogtametria só foram possíveis dentro do Blender graças as bibliotecas OpenMVG de Pierre Moulon, a biblioteca OpenMVS de cdcseacave e a biblioteca AliceVision (Meshroom).

Além do sistema de fotogrametria padrão, o OrtogOnBlender oferece ainda duas outras alternativas em caso de problemas com a primeira, são elas:

SMVS+Meshlab: mais lento, mas geralmente com melhores resultados em cenários maiores. A versão do Windows não conta com geração de textura.

Meshroom (AliceVision): Fornece resultados inferiores aos dois outros modos, mas oferece uma alternativa de geração de textura no Windows. Ainda indisponível para o Mac OS X.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Photogram-John_Simpson.blend.

Photogrammetry Align & Scale

A fotogrametria fornecida pelo OrtogOnBlender costuma oferecer bons resultados em relação ao volume do modelo, no entanto, quando a malha é gerada ela não conta com a dimensão real, ficando a cargo do usuário redimensionar o objeto colocando-o na escala.

Para tal, é necessário seguir este passo-a-passo:

  1. Selecione o objeto resultante da fotogrametria.
  2. Clique no ponto cantal lateral direito (ou em ponto de referência à direita do objeto) e em seguida pressione Cantal lateral Right.
  3. Clique no ponto cantal lateral esquerdo (ou em ponto de referência à esquerda do objeto) e em seguida pressione Cantal lateral Left.
  4. Clique em um ponto inferior como o nariz, lábio, etc. Em seguida pressione Down Point.
  5. Informe a distância entre os dois primeiros pontos em Real Size pressione o ENTER.
  6. Clique em Align and Resize.

Logo abaixo o usuários contará com uma série de ferramentas para segmentar o modelo da maneira que melhor se encaixar às suas necessidades.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Align-John_Simpson.blend.

Photogrammetry Modifers

_images/20190715_1.png

Digitalização original (à esquerda) e digitalização com modificadores ativados (à direita).

Um dos diferenciais da fotogrametria do OrtogOnBlender é a possibilidade de enriquecer os detalhes de relevo com modificadores atribuídos automaticamente durante o processo de digitalização.

São três os modificadores:

  • Smooth: Alisa a malha dando um aspecto mais suave.
  • Multires: Subdivide a malha aumentando a sua resolução.
  • Displace: Criar um relevo na malha usando como referência a sua textura.

Dica

Se desejar alterar os parâmetros dos modificadores, vá até a aba Modifiers, localizada à direita da interface onde vemos um ícone de uma chave de boca.

Anatomical Poins

O OrtogOnBlender conta com um vasto conjunto de pontos anatômicos para a região da cabeça:

  • Anatomical Points - Head.
  • Anatomical Points - Maxilla.
  • Anatomical Points - Mandible.
  • Anatomical Points - Teeth.
  • Anatomical Points - Soft Tissue.

Como proceder para inserir um ponto:

  1. Troque o modo para Cursor (posicionamento de cursor).
  2. Clique sobre a região desejada na malha 3D.
  3. Pressione o botão do ponto anatômico desejado.

Dica

Os pontos contam com coleções próprias, podendo o usuário ocultá-las para minimizar a poluição visual causada pela apresentação dos nomes.

Importante

A composição das ferramentas de pontos anatômicos foi possível graças ao auxílio constante do Dr. Richard Gravalos, a ele são direcionados efusivos agradecimentos!

Cephalometry

Esta seção apresenta ângulos e medidas que são gerados a partir dos pontos anatômicos.

Para mostrar ou atualizar os valores, basta clicar em Calculate All!!!

Osteotomy

Esta seção é responsável pela criação das osteotomias do crânio.

Simple Draw Cut!

Oferece uma opção simples e direta de corte em casca:

  1. Selecione o objeto a ser cortado.
  2. Clique em Draw Surface Line, desenhe a linha de corte sobre o objeto e clique em ENTER.
  3. Clique em Cut Line! Para gerar o corte.

Aviso

Esta ferramenta ainda está em desenvolvimento e apresenta problema ao ser utilizada em objetos pontiagudos. Até que a mesma seja melhorada, procure utilizar a abordagem de corte disponível em Advanced Draw Cut!

Advanced Draw Cut!

Oferece uma opção mais avançada e descritiva de corte em casca:

  1. Selecione o objeto a ser cortado.
  2. Clique em Draw Surface Line, desenhe a linha de corte sobre o objeto e clique em ENTER.
  3. Clique em View Cut Line para visualizar a linha de corte e alterá-la, se necessário.
  4. Clique em Cut Line! Para gerar o corte.

Importante

Os objetos originais, bem como o plano de corte resultante do desenho da linha serão enviados para a coleção Copied_Objects.

A seção Boolean Segmentation descrita anteriormente.

Surface Cut

Permite ao usuário fazer cortes sobre a casca da malha.

Para efetuar um corte:

  1. Selecione o objeto a ser cortado.
  2. Clique em Create Points e vá clicando sobre a região que pretende cortar. Assim que finalizar o desenho clique no botão direito do mouse ou no ESC.
  3. Para ver a linha de corte clique em Create Bezier Line e edite a linha se necessário.
  4. Se desejar fazer um corte simples, clique em Cut Line!
  5. Se desejar fazer um corte duplo e mais seguro, clique em Cut Line Double.

Aviso

Não se esqueça de clicar no ESC após criar os pontos desejados, caso contrário o programa continuará criando pontos em todos os lugares onde o usuário clicar no botão esquerdo do mouse!

Auto Cut Planes

Oferece a possibilidade de inserir os planos de corte baseados na posição dos pontos anatômicos.

Como funciona:

  1. Posicione os pontos anatômicos informados nos botões da seção.
  2. Clique em Create Cut Planes e todos os planos de corte serão posicionados automaticamente.

Aviso

Os planos de corte inseridos são posicionados de modo a facilitar o trabalho do usuário e não para fazê-o de forma automática. Sendo assim, depois de inserir os planos automaticamente será necessário melhorar o seu posicionamento.

Surface Cut

Chin Plane: Cria um plano de corte horizontal na região do mento.

Left Ramus Plane e Right Ramus Plane: Cria planos de cortes verticais nas regiões do ramo da mandíbula.

Maxilla Plane: Cria um plano de corte horizontal dividido em duas partes ligeiramente inclinadas na região da maxila.

Boolean

Joint All (Union): Assim que o usuário inserir e posicionar todos os planos de cortes da mandíbula, os mesmos deverão ser selecionados e o botão clicado, para que sejam convertidos em um objeto único e sem intersecções internas.

Cut Boolean: Utilizado para efetivamente cortar os ossos por cálculos booleanos. Primeiro seleciona-se o osso, depois o plano de corte e em seguida clica-se no botão.

Dynamic

Configure Armature (Classic)

Depois de cortar os ossos usando a osteotomia padrão (de quatro cortes), o usuário precisará selecionar as partes seccionadas e clicar em Setup Osteotomy Auto de modo a pigmentar e renomear as peças conforme as suas posições.

Soft Tissue

Assim que o usuário configurar todas as osteotomias, ele deverá selecionar a porção frontal da face e clicar em Setup Soft Tissue Dynamics para que os ossos irradiem as regiões de deformação que incidirão na malha da face. Após esse comento ao movimentar as osteotomias ele deformará a pele do paciente virtual.

Para visualizar os detalhes internos ou mesmo fazer cortes tridimensionais da estrutura, recorre-se ao botão Clipping Border.

Auto Osteo + Soft Setup (Experimental)

Diferente da configuração apresentada em Soft Tissue esta seção aceita um número ilimitado de osteotomias para fazer a sua projeção no tecido mole o usuário deverá:

  1. Selecionar a malha relacionada a face e clicar em Set Face and Hide.
  2. Selecionar as malhas relacionadas as osteotomias e clicar em Setup Auto!.

Parent Points

Se o usuário adicionou pontos anatômicos e pretende parenteá-los às malhas próximas de modo a acompanhar a sua dinâmica, basta clicar em Parent Points.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Dynamic-John_Simpson.blend.

Measuring Tools

Uma vez que os pontos anatômicos foram inseridos, o usuário clicará em Create Vertical Measurements. Uma linha horizontal será criada na origem na cena (0,0,0) e uma série de cotas verticais brotarão dos dentes 11, 21, 23, 13, 16 e 26 até a linha criada.

Para ocultar/mostrar as cotas, basta clicar em Show/Hide Measurements.

Kinematic

Controllers

Responsável pela cinemática do pré e pós-operatório digital, esta seção permitirá ao usuário controlar todos os fatores relacionados ao tempo e espaço, podendo organizar as osteotomias nas posições iniciais clicando em Start e nas finais (pós) ao clicar em End.

Também pode ministrar a movimentação visual clicando no play ou retroceder ao início clicando no play reverso.

Para criar quadros-chaves de uma osteotomia, é necessário que o usuário:

  1. Posicione o quadro desejado na Timeline.
  2. Selecione a osteotomia.
  3. Faça as modificações necessárias.
  4. Clique no ícone da câmera para gravar as transformações.

Piggyback

Esta seção oferece ao usuário a possibilidade de parentear (piggyback) e desparentear objetos, bastando selecionar os mesmos e clicar na opção desejada.

Capturing

Assim que a cinemática for definida, basta clicar em Generate Data Action para gerar a tabela de deslocamento dos pontos anatômicos que será apresentada na saída (colorida) do Terminal.

Spreadsheet

Se o usuário deseja gerar uma planilha .CSV de toda a cinemática envolvida (osteotomias e cefalometria), basta clicar em GENERATE REPORT. O add-on chamará o explorador de arquivo e o LibreOffice para abrir a planilha. Se o usuário não dispor do software, poderá então abrir manualmente pelo explorador que já apresentará o diretório exportado.

Ao clicar em Save será gerado o seguinte arquivo: Kinematic-John_Simpson.blend.

Aviso

O usuário não pode se esquecer de configurar a posição inicial das osteotomias, o que implica em selecioná-las todas e clicar no ícone da claquete no quadro inicial (1), sob a pena de não criar a interpolação desejada com o quadro-chave final.

Guide and Splint Creation

_images/20190716_1.jpg

Órtese de braço criada por desenho sobre a malha.

Free Draw Solid

Permite o desenho a mão livre de guias e objetos sobre a malha. Para tal:

  1. Selecione a malha desejada.
  2. Clique em Draw Surface Line, desenhe a linha correspondente ao objeto desejado e em seguida pressione ENTER.
  3. Clique em Create Solid by Line e o objeto será criado sobre a malha.

Dica

Para engrossar ou afinar o objeto criado: 1) Entre em modo de edição, 2) Selecione todos os vértices com A e 3) Use o comando ALT+S aproximando ou distanciando o mouse.

Draw Line Tube

Permite a criação de guia ou objetos baseado em spline em tubo.

  1. Selecione o objeto onde os pontos serão posicionados.
  2. Clique em Create Points e vá clicando sobre a região que pretende cortar. Assim que finalizar o desenho clique no botão direito do mouse ou no ESC.
  3. Clique em Create Bezier Volume e o objeto será criado sobre a malha.

Dica

O usuário pode engrossar ou afinar o nó do bézier selecionando um ou mais deles e clicando em ALT+S.

Aviso

Não se esqueça de clicar no ESC após criar os pontos desejados, caso contrário o programa continuará criando pontos em todos os lugares onde o usuário clicar no botão esquerdo do mouse!

Boolean

As ferramentas de Boolean já foram descritas anteriormente.

Splint

Uma vez que os pontos já estão posicionados nas arcadas superior e inferior basta que o usuário clique em Create Splint para que o mesmo seja gerado automaticamente tomando como referência os pontos anatômicos previamente colocados.

A peça resultante é então selecionada e o botão Prepares 3D Printing clicado, deste modo o splint sulcado estará apto a ser impresso em 3D.

Para que a malha possa ser impressa, ela é exportada através do botão Export STL.