Taung Project, Reconstrução (parte 3 de 3): Reconstrução facial forense em 3D

img_processo_render_3d_pkt_sharpen

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com/2012/11/taung-project-3d-forensic-facial.html

Esse marca a conclusão da reconstrução facial da criança de Taung. Como comentado anteriormente, essa reconstrução faz parte do Taung Project, um esforço conjunto de uma equipe multidisciplinar composta por arqueólogos, antropólogos e artistas.

Serão apresentados aqui três vídeos timelapse que foram editados e comprimidos de um conjunto de 12 GB de gravação em MPEG de 24 quadros por segundo, totalizando 5 horas e meia de trabalho.

Os vídeos Raw estão armazenados no HD do artista responsável pelo 3D, no caso este que vos escreve. Assim que possível os vídeos serão enviados a um servidor que suporte essa quantidade de dados e cobre um preço acessível para tal. Os vídeos crús podem ser uma boa fonte de estudo para aqueles que não dominam a modelagem de faces, bem como o processo de renderização e composição.

Antes de continuar, é preciso lembrar e agradecer a todos os participantes do projeto, que viabilizaram a reconstrução facial e fizeram um excelente trabalho em equipe em prol do desenvolvimento do software livre bem como da própria ciência na área de arqueologia/antropologia.

Taung Project:

Arc-Team Open Research

Antrocom NOP

Museum of Anthropology of the University of Padua (Dr. Nicola Carrara)

Cícero Moraes

Finda a apresentação, vamos ao processo de modelagem com os vídeos timelapse, bem como o arquivo fonte (.blend) ao final.

 

Passo 1: Modelagem dos Músculos

Nesse passo foram posicionados os globos oculares e modelados os músculos da face. Inicialmente a modelagem dos músculos seria efetuada com Metaballs, mas essa técnica foi substituída por outra, onde uma modelagem “suja” é feita com polígonos de 3 e 4 lados e em segunda a mesh resultante é convertida em uma malha limpa apenas com polígonos de 4 lados.

img_5_1

Essa explicação soa estranha a quem não entende de Blender ou computação gráfica 3D, mas, grosso modo, foi criada uma forma de facilitar o trabalho e executá-lo de modo mais rápido.

Acima temos o vídeo timelapse.

 

Passo 2: Modelagem da Pele

Nesse passo fora usada a mesma técnica aplicada na reconstrução do Alberto di Trento. Evidentemente, não foram colocados marcadores de tecido por que se trata de uma espécie extinta de hominídeo, assim a modelagem seguiu como referência a musculatura humana bem como a estrutura muscular de um chimpanzé.

img_5_2

A base de estudo utilizada fora a reconstrução bidimensional abordada no post anterior.

Veja o vídeo timelapse da modelagem da pele.

 

Passo 3: Texturização e Renderização

Esse é o passo final do processo de reconstrução facial forense, onde a textura é colocada e as imagens finais renderizada.

img_5_3

Com a cebeça modelada e texturizada, é possível agora dar movimento aos olhos e criar uma biblioteca de expressões faciais.

Veja o vídeo timelapse do processo de texturização e renderização.

Existem ainda outras situações nas quais a malha 3D possa ser usada, como impressão 3D por exemplo. Por conta disso, estamos disponibilizando o arquivo fonte.

Você pode baixar o arquivo fonte (.blend) clicando AQUI.

img_render_muscle_face_0

Diferente dos outros artigos acerca de reconstrução facial forense, esse apresentou os vídeos de todo o processo de modelagem. Como foi frisado isso ajuda bastante a quem está aprendendo, a quem já sabe e mata um pouco da curiosidade de quem nunca viu esse tipo de trabalho.

Espero que esse posta tenha sido interessante para você. Com certeza tem mais de onde esse saiu.

Um grande abraço e até o próximo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree