“Cork on Blender” o addon que já salvou vidas está disponível para todos!

Retirada de osteossarcoma de baixo grau com planejamento virtual de reconstrução microcirúrgica com flaps de fíbula. Crédito: Bruno Aragão.

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2017/09/cork-on-blender-addon-that-has-saved.html

“Primeiro fazer, depois mostrar”… esse tem sido o mantra de nossa equipe. Desde agosto de 2014, ou seja, há três anos, surgiram grandes desafios quando fui contactado pelo Dr. Everton da Rosa para ensinar-lhe as técnicas da computação gráfica 3D para que ele as utilizasse em seus planejamentos virtuais de cirurgia ortognática.

A cirurgia ortognática é uma técnica que corrige deformações faciais em adultos. Eu mesmo precisaria desse procedimento, posto que a minha maxila é pequena e a mandíbula é projetada. Isso faz com que eu tenha uma aparência não muito agradável aos olhos, mas felizmente respiro bem e… sou casado, o que já seria um feito para um nerd antissocial… imagine para um nerd baixo, rabugento, antissocial e feio!

Brincadeiras à parte, muita gente tem sérios problemas em decorrência dessas deformações, o que, muitas vezes coloca a vida desses indivíduos em risco. Ao planejar uma cirurgia digitalmente, especialistas como o Dr. da Rosa tem a oportunidade de abordar o procedimento sem o risco de causar dano ao paciente e, quando for executar a tarefa efetivamente, estará muito bem preparado, posto que procedeu com os estudos várias vezes antes da cirurgia.

Planejamento de cirurgia ortognática com o Blender e o Cork.

Todo esse processo digital funcionaria muito bem, se não tivéssemos uma pequena pedra no caminho, essa pedra foi o boolean nativo do Blender. Há de se reconhecer que a cada versão a biblioteca desses cálculos tem se tornado melhor, mas quando falamos de boolean para uso em ciências da saúde ela deixa a desejar em momentos inoportunos.

Para resolver esse problema, ainda em 2014, busquei uma saída clássica para quem trabalha com Linux e software livre: pesquisar um projeto que permitisse o cálculo robusto de booleanas. Acabei encontrando isso na ferramenta Cork, uma das grandes obras do desenvolvedor Gilbert Bernstein.

Fiquei encantado com os resultados e procedi com os testes, ainda que esses dependesse de exportar os arquivos para que os cálculos fossem feitos externamente. Como a atividade era pouco prática, entrou em cena aquele que viabilizou o uso do Cork dentro do nosso querido Blender, o expert em Python Script Dalai Felinto.

Exemplos de uso do Cork on Blender. Á esquerda: Casco reconstruído da jabuti Freddy, ao centro: prótese facial (Créditos: Mais Identidade e UNIP) e à esquerda: prótese de bico.

Com maestria ele criou um código que transformou uma série de atividades enfadonhas (exportação, linha de comando, etc) em alguns poucos botões agrupados na parte esquerda superior da 3D View. Esse foi o gatilho para uma série de projetos interessantes.

A partir desse momento, passamos a fazer os planejamentos de cirurgia quase completamente dentro do Blender. Importávamos as superfícies (pele e ossos) reconstruídas a partir de tomografia e executávamos o planejamento, agora sem sofrer na parte da osteotomia, aquela em que cortamos os ossos.

Com o Cork dentro do Blender, a osteotomia, que outrora colocava os cabelos em pé, agora não passava de mais um dos processos, sendo efetuada não apenas de modo eficaz, mas rápido.

No decorrer dos planejamentos, outros projetos tangenciaram o nosso dia-a-dia, desde mantenimento de acervo cultural, até a confecção de próteses faciais para humanos e no campo da Medicina Veterinária.

Junto ao grupo Animal Avengers e a especialistas da Itália, criei próteses para nada menos que 11 animais! Foram quatro tucanos, um araçari, uma cadela, uma gansa, um corvo, uma jabota (jabuti fêmea), um papagaio e uma arara. Além dessa área, trabalhei junto ao Dr. Rodrigo Salazar com a confecção de próteses faciais para vítimas de câncer que tiveram um dos olhos removidos.

Como instalar o addon “Cork on Blender” from 3DCS on Vimeo.

Com o tempo, muita gente passou a procurar as nossas equipes, para que fornecêssemos treinamento em todas essas áreas e naturalmente instalávamos o addon nos computadores dos alunos. Em face da grande demanda e da segurança fornecida por ela, decidimos finalmente compartilhar com todos essa ferramenta e hoje temos a honra de anunciá-la disponível aberta e gratuitamente!

Para aqueles que quiserem baixar, basta acessar o seguinte link:

https://github.com/dfelinto/cork-on-blender

E seguir com as instruções.

Você pode compilar o Cork ou baixar uma das versões disponíveis para os três sistemas operacionais: Windows, MacOSX ou o Linux.

Gostaria de aproveitar para agradecer a todos aqueles que nos auxiliaram no desenvolvimento dessa ferramenta, seja abrindo as portas para o seu uso, aprendendo a utilizá-la ou mesmo se colocando à disposição para ser parte da pesquisa.

Um grande abraço!


3 thoughts on ““Cork on Blender” o addon que já salvou vidas está disponível para todos!

  1. Marcos Tadeu Cosmo

    Dar parabéns a você e essa equipe já virou lugar comum. Então apenas registro a minha admiração por fazer acontecer em lugar de esperar que algo aconteça. A humanidade agradece.

  2. Tadeu de Barcelos Ferreira

    Uso o Blender já há muiiito tempo, é meu programa de cabeceira quando se trata de modelagem 3D em geral; sou apaixonado por modelagem, texturização, rigging, desenvolvimento de games, animações em 3D, modelagens para impressão em 3D e papercraft, e tudo mais que se possa imaginar! Também tenho extenso conhecimento das diversas ferramentas do Blender que ajudam e muito an hora da modelagem, e o boolean realmente já me ajudou diversas vezes, e saber que ele tem ajudado pessoas nessa área é também algo impressionante. Em outras palavras, parabéns a todos os envolvidos! Estou usando atualmente essa e outras ferramentas para modelagem de uma espada em 3d, e com isso tudo pode vir a melhorar, o número de uso para essa ferramenta é praticamente infinito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree