Ajudando animais e pessoas com o Blender 3D

Caros amigos,

É com grande alegria que volto a escrever por aqui. Os inúmeros projetos que tenho participado acabaram por me afastar dessa que é um das atividades que mais me apetece, compartilhar as novidades nesse espaço.

Entre 14 e 16 de outubro acontece em Foz do Iguaçu a Latinoware e não é segredo que eu aprecio grandemente esse evento. Diria que atualmente, dos eventos ativos é o que eu mais gosto e que mais tenho prazer em participar.

Esse ano tive novamente a honra de ser um dos palestrantes principais (keynote) e ao mesmo tempo a grande responsabilidade de fazer uma apresentação que estivesse à altura do convite.

Felizmente deu tudo certo e como sempre o evento foi fantástico! Não canso de agradecer aos organizadores, que mesmo diante do cenário de dificuldades conseguiram manter o alto nível da conferência. Parabéns a todos!

Captura de tela_2015-10-16_09-25-45

Ministrei a palestra intitulada “Como ajudar animais e pessoas com o Blender 3D“. Procurei abordar o lado mais prático das pesquisas relacionadas a confecção de próteses tanto para humanos quanto para outros animais.

Captura de tela_2015-10-16_09-27-56

 

Ao apresentar o mini curriculum pude compartilhar algumas boas novas. Primeiro, fui eleito Acadêmico Honorário da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), uma instituição que estuda a vida dos santos. Agradeço imensamente ao nosso parceiro de pesquisas o Dr. José Luís Lira pelo apoio ao viabilizar essa feliz efetivação. Segundo, fui eleito também Miembro Honorário da Sociedad Peruana de Ondontología Legal Forense y Criminalística (SPOLFOC), agradeço ao Dr. Jesus Quiróz Mejia e ao Dr. Juan Carlos por me oferecerem essa honraria. Falando em honraria, para fechar com chave de ouro, recebi o título de Cidadão Mato-Grossense, através do projeto do ilustre deputado o Sr. José Carlos do Pátio, através da menção feita pelo nobre vereador Fernando Brandão. Sou muito, muito grato a todos!

Bem, e o que esses títulos tem a ver com a Latinoware? A resposta é: TUDO. Recebi-os por conta dos trabalhos desenvolvidos com software livre e de código aberto.

Captura de tela_2015-10-16_09-47-12

 

Fiz uma rápida explanação acerca de como iniciei os estudos de reconstrução facial digital, mas não vou escrever aqui por que já o fi em outros posts, não há nada de novo em relação a “velha” história que completa 3 anos.

Captura de tela_2015-10-16_09-49-28

 

O foco era exibir os resultados que estão por beneficiar pessoas e animais através do uso de computação gráfica e impressão 3D. Iniciei contanto um pouco do projeto desenvolvido pela Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel junto ao seu aluno, o então mestrando Rodrigo Munhoz. Em abril de 2014 ministrei um workshop para ele e outros alunos, durante as gravações de uma matéria para o Fantástico. O resultado desse projeto não poderia ser melhor, utilizando apenas software livre o aluno conseguiu digitalizar a estrutura de uma criança de modo a modelar sobre essa estrutura uma órtese que ajudaria no tratamento da displasia infantil. Por conta dessa proeza ele recebeu o segundo lugar do Prêmio Jovem Pesquisador oferecido durante o CBEB 2014.

Captura de tela_2015-10-16_10-06-09

Falei também da parceria com o Dr. Everton da Rosa, renomado Cirurgião Dentista, especialista em cirurgia ortognática. Esse projeto mostrou ao espectadores que o Blender é uma poderosa ferramenta gratuita de modelagem cujo a performance se equipara a aplicações de milhares de reais. No caso da cirurgia ortognática ele tem sido usado no planejamento dessas intervenções, ajudando os especialistas nos estudos que precedem a operação.

Captura de tela_2015-10-16_10-13-11

Também citei a reabertura do caso Odilaine Uglione (mãe do menino Bernardo), onde o Instituto Geral de Perícias do Rio grande do Sul, através do SEPAI utilizou técnicas de fotogrametria para digitalizar o crânio da supracitada vítima. Apesar de eu ser citado nas matérias apresentada na imagem acima, o fato é que o mérito é todo dos peritos, pois o que fiz foi apenas ministrar uma palestra para eles e enviar tutoriais para que replicassem a técnica. Eles, munidos apenas dessas informações conseguiram com sucesso reconstruir o crânio utilizando apenas software livre. Mais detalhes podem ser atestados em duas matérias, uma  veiculada no Jornal Zero Hora e outra no G1 do Rio Grande do Sul.

Captura de tela_2015-10-16_10-23-55

 

Como o assunto era prótese, não poderia faltar o caso “da” jabuti Fred, o primeiro procedimento do mundo desse tipo. O projeto teve ampla repercussão e chegou a ser apresentado no Fantástico de 12/07/2015.

Captura de tela_2015-10-16_10-42-16

 

A exemplo da Fred, o tucano Zeca também foi a primeira cirurgia desse tipo no mundo feita com a espécie.

Captura de tela_2015-10-16_10-47-48

Os dois casos anteriores eu já havia tratado nesse site, a grande novidade é o tucano Bicolino, que nasceu com má formação no bico e estava fadado ao sacrifício em pouco tempo. Graças a técnica desenvolvida pela nossa equipe ele foi salvo e já se alimenta sozinho, sem a ajuda do tratador.

Captura de tela_2015-10-16_10-51-09

 

E os desafios não param por aí, já apareceram vários outros projetos para trabalharmos, como o caso do papagaio acima, que perdeu parte considerável do seu bico.

 Captura de tela_2015-10-16_10-56-15

 Para fechar a palestra apresentei novamente o nosso Manual de Reconstrução Facial Digital 3D, que agora já tem data pré definida de lançamento. Será durante o evento Criminalística 2015, que acontecerá em Búzio-RJ, entre 8 e 12 de novembro de 2015.

E por ora é apenas isso, fica já a saudade do pessoal e desse que é um dos eventos mais importantes de software livre do nosso continente, a Latinoware! Deixo aqui um grande abraço a cada um que dele participou.

Até o ano que vem!


One thought on “Ajudando animais e pessoas com o Blender 3D

  1. Adriano Valle

    Realmente muito interessante o artigo! É bom saber de cada vez mais casos no qual o software livre e a impressão 3d estão auxiliando cada vez mais na reconstrução, e com isso, garantindo próteses personalizadas com precisão milimétrica.
    Eu estou na expectativa do lançamento do seu livro! Qual será a política de distribuição?
    Se possível, me avise, por gentileza.
    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree