I Encontro Tecnocientífico de Perícia

Matéria veiculada no Jornal do SBT (nacional).Veja o link original: http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/51540/Tecnologia-ajuda-peritos-criminais-em-investigacoes.html#.VUeMWuRTulV

No dia 22 de abril de 2015 aconteceu em Sinop-MT o I Encontro Tecnocientífico de Perícia, um evento organizado pela Faculdade FASIPE, pela POLITEC e pela Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (EBRAFOL).

I_Encontro_PericiaO objetivo principal do encontro era apresentar aos peritos da região um apanhado geral sobre tecnologias livres, gratuitas e de baixo custo que poderiam de uma forma ou outra auxiliá-los em seus trabalhos profissionais. Destacaram-se a fotogrametria, a reconstrução facial e a composição de cenas de crime com dinâmica.

A ideia do evento surgiu quando o Dr. Rhonan Silva, Perito Criminal Oficial do IML-Goiânia e professor da UFG me convidou para ministrar algumas aulas em uma especialização em Odontologia Legal na sede da ABO Goiás. Naquela ocasião ele me solicitou alguns testes computacionais relacionados a perícia dos quais eu não possuía meios de efetuar sem o auxílio de um profissional da área. Lembrei-me então que havia assistido a uma palestra do Dr. Leandro Valendorf durante um evento na Faculdade UNIC. Como na oportunidade nós havíamos trocado cartões de visita, contactei-o e tive a grande satisfação de marcar uma reunião com ele na sede da POLITEC de Sinop, onde acordamos que eu faria uma breve apresentação das técnicas utilizadas pela Ebrafol para reconstrução facial forense e digitalização 3D de cenas de crime.

Folder_encontro

A conversa evoluiu e combinamos que entraríamos em contato novamente, para desta vez oferecer um curso específico para os peritos da instituição. Pouco tempo depois a Faculdade FASIPE idealizou uma semana de informática, a TecnoFASIPE e um dos palestrantes convidados foi justamente o meu parceiro de pesquisas, o Dr. Paulo Miamoto. Em uma conversa com o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema, o prof. Adriano Barreto, surgiu a ideia de aproveitar a estrutura da faculdade e a vinda do Dr. Miamoto e criarmos um evento próprio. Em outra reunião, dessa vez com o Dr. Valendorf, que além de Perito Oficial é também Coordenador Regional da POLITEC de Sinop, nós definimos a data e o nome do evento, seria o I Encontro Tecnocientífico de Perícia.

Ao fazer a divulgação do encontro em nossas redes sociais, recebemos com alegria o interesse da mídia local e regional em propagar aquele acontecimento científico em seus sites (notícia 1, notícia 2) e emissoras de TV. Aproveito a oportunidade para agradecer aos repórteres Jamerson Miléski (GC Notícias), Andressa Godois (SBT), Fernanda Caso (Rede TV), Alessandro Gomes (Globo) e Herbert de Souza (Só Notícias), que acolheram nossa proposta de pauta.

No dia das apresentações vieram peritos das cidades de Sinop, Santa Carmem, Diamantino, Sorriso, Alta Floresta e Cuiabá. Pela manhã o Dr. Valendorf abriu o evento, em seguida palestrou o Dr. Miamoto falando sobre antropologia forense e na sequência eu palestrei sobre reconstrução facial. Na parte da tarde apresentamos as técnicas de antropologia forense, reconstrução facial e fotogrametria, com rápidas demonstrações prática.

Vídeo: Simulação de cena de crime

Ficamos extremamente contentes e honrados por participar desse momento inédito em nossa região, onde informática, antropologia forense e perícia se encontraram em uma combinação perfeita, sob a batuta da interdisciplinaridade. Desejamos, eu e os outros organizadores, que seja apenas o pontapé inicial de uma parceria que beneficiará não apenas os técnicos envolvidos, mas a sociedade como um todo.

Vídeo: Digitalização e recuperação de um crânio por fotografia

Agradeço aos organizadores, o Diretor Presidente da FASIPE o prof. Deivison Benedito, prof. Adriano Barreto, Dr. Paulo Miamoto, Dr. Leandro Valendor pelo apoio essencial, Dr. Alisson Fagner Santos Trindade e a todos os peritos e demais participantes das atividades e palestras. Espero que nos vejamos em breve. Um grande abraço a todos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree