Gianbattista Morgagni, o pai da anatomia patológica terá a face reconstruída em 3D

8694052_2

Giovanni Battista (ou Gianbattista) Morgagni (25 de fevereiro de 1682, Forlì – 6 de dezembro de 1771, Pádua) é considerado o fundador da anatomia patólgica. Foi professor da Universidade de Pádua, onde lecionou por impressionantes 56 anos. Rapidamente após a sua entrada nessa universidade, ascendeu à Cátedra de Anatomia, muito famosa por ocupantes como Andreas Vesalius, que escreveu De Humani Corporis Fabrica e inspirou o nome InVesalius (software livre de visualização de tomografias 3D) e também de Gabriele Falloppio, outro grande anatomista lembrado pelas trompas de Falópio, atualmente chamadas de tubas uterinas.

morgagni - title page

Morgagni escreveu De sedibus et causis morborum (Da sede e causas das doenças) onde relata uma série de necrópcias por ele realizadas ou orientadas. Nelas procurou relacionar os sintomas apresentados em vida pelos enfermos com lesões anatômicas encontradas nos diferentes órgãos.

10504911_10152388014303710_530225323997178421_o_2

Ele teve 15 filhos. Quatro filhas e um filho, que morreram muito novos, foram enterrados no túmulo da família onde o próprio Morgagni permaneceu depois de sua morte aos 89 anos de idade.

10557546_10152388934978710_5928328628693658548_o(1)Haviam sido feitas duas exumações no local, uma em 1868 e outra em 1900, mas nenhuma conseguiu dar certeza se aqueles restos mortais pertenceram ou não ao pai da patologia anatômica. Isso porque os ossos se encontravam misturados a outros, o que dificultou exponencialmente os trabalho.

Site de notícias da Universidade de Estudos de Pádua, onde a repórter Monica Panetto fala pela primeira vez sobre uma possível reconstrução (em italiano): http://www.unipd.it/ilbo/content/individuati-grazie-al-dna-i-resti-di-morgagni
Site de notícias da Universidade de Estudos de Pádua, onde a repórter Monica Panetto fala pela primeira vez sobre uma possível reconstrução (em italiano): http://www.unipd.it/ilbo/content/individuati-grazie-al-dna-i-resti-di-morgagni

Em 2011, um grupo de pesquisadores da Universidade de Pádua, conduzidos pelo Prof. Dr. Gaetano Thiene levou a uma nova exumação dos restos mortais de Giovan Battista Morgagni com uma abordagem multidisciplinar para estudar os fatores históricos, antropológicos e biológicos. Graças à nova pesquisa, que analisou todos os restos encontrados no túmulo com as mais modernas técnicas de paleoantropologia, identificaram o crânio de uma pessoa idosa e os de algumas crianças. O teste de DNA, feito através da análise dos dentes encontrados nos crânios, então confirmado (99,98%) que o crânio da pessoa mais velha era o pai de dois filhos, acabou dando a garantia, com base nos dados históricos do conteúdo o túmulo, que aquele material orgânico pertenceu a Morgani.

O resultado dos estudos foi publicado sob o título “Identification of Giovanni Battista Morgagni remains following historical, anthropological, and molecular studies“, um trabalho em conjunto dos pesquisadores Alberto Zanata, Fabiano Zampieri, Girolamo Zampieri, Luciana Caenazzo e o Dr. Thiene.

Morgagni

No final de 2013 fui contratado pelo Museu de Antropologia da Universidade de Pádua para reconstruir a face de dezenas de hominídeos e de cinco figuras históricas relacionadas ou não a Pádua. O primeiro reconstruído foi Santo Antônio, em seguida o beato Luca Belludi, depois o poeta Francesco Petrarca, uma múmia egípcia pertencente ao acervo deles e por fim Morgagni. Em todos os casos, primeiro eu fazia uma reconstrução básica as cegas, entregava o trabalho a eles e por fim eles me informavam de quem se tratava.

Morgagni foi o que mais demoraram a me avisar e um dos que eu mais apreciei reconstruir, ainda que a reconstrução não se encontre totalmente finalizada, pois precisamos modelar as suas indumentárias e configurar o estilo dos cabelos, ou nesse caso, a peruca. Assim que me informaram da identidade do indivíduo, os curadores pediram-me que mantivesse em segredo a notícia até que eles a soltassem na mídia local.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

No dia 14 de dezembro foi publicada na sessão de cultura do jornal italiano Il Sole 24 Ore  duas páginas falando sobre eventos na Universidade de Pádua. Em uma passagem o Dr. Telmo Pievani, citou Morgagni com uma das faces a serem apresentadas durante uma mostra (FACCE Il Molti Volti Della Storia Umana) que será aberta ao público de fevereiro a junho de 2015.

No entanto, há uma pergunta que não quer calar… Por que fazer a reconstrução se existem tantas imagens de Gianbattista Morgagni circulando por aí? A resposta é muito simples, aquelas são reproduções feitas por artistas, não fotografias. Nunca saberemos se de fato são compatíveis com o indivíduo em vida.

Com isso vem outra pergunta: A face reconstruída é ou não compatível com as imagens feitas dele em vida? Bem amigos, essa resposta só será dada a partir de fevereiro de 2015 quando a mostra for aberta. Mas vale a pena, pois além de Morgagni tem muito material interessante, desde máscaras feitas com molde de pessoas vivas até outras 29 ou 30 reconstruções faciais que contemplam milhões de anos de história. É um trabalho em parceria da universidade, com o grupo de pesquisas Arc-Team e a associação de antropologia Antrocom que com certeza fará brilhar os olhos de muitos visitantes, principalmente aqueles que desejarem replicar o que verem, pois todos os programas e tecnologias usadas são baseadas em softwares livres e contarão com um material valioso e gratuito de aprendizagem online, mas isso é assunto para outro post.

Um grande abraço!

Para saber mais

Liga Acadêmica de Anatomia Patológica – Giovanni Battista Morgagni – Pai da Anatomia Patológica: http://laap-unirg.blogspot.com.br/2010/12/giovanni-battista-morgagni-pai-da.html

Apresentação em slides: https://prezi.com/elrkbvdaxwun/giovanni-battista-morgagni/

Biografia: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/GiambMor.html

Individuati grazie al Dna i resti di Morgagni: http://www.unipd.it/ilbo/content/individuati-grazie-al-dna-i-resti-di-morgagni

A quasi un secolo e mezzo dalla sua morte, avvenuta il 5 dicembre del 1771, le spoglie: http://www.ilgazzettino.it/PAY/PADOVA_PAY/a_quasi_un_secolo_e_mezzo_dalla_sua_morte_avvenuta_il_5_dicembre_del_1771_le_spoglie/notizie/822764.shtml

Morgagni, università identifica 250 anni dopo le spoglie del professore: http://www.padovaoggi.it/cronaca/morgagni-spoglie-studio-universita-padova.html

GIOVANNI BATTISTA MORGAGNI:IDENTIFICATE LE SPOGLIE: http://www.gruppotv7.com/ireporter/Notizie_e_politica/padova/2014/07/29/GIOVANNI_BATTISTA_MORGAGNI_IDENTIFICATE_LE_SPOGLIE__125002.html


One thought on “Gianbattista Morgagni, o pai da anatomia patológica terá a face reconstruída em 3D

  1. diego romero

    oi gente gostaria de dar os parabéns pelo site de vocês e dizer gosto muito do coneúdo sobre medicina
    sou pediatra e adoro saber sobre patologias diferentes.
    abraços diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree