Creating a Craniofacial Prosthesis with InVesalius and Blender – Criando uma Prótese Craniofacial

Esse vídeo timelapse foi criado com o intuito de demonstrar a viabilidade de se construir uma prótese craniofacial no Blender a partir de um volume importado do InVesalius.

A motivação inicial veio dos próprios desenvolvedores desse programa, ao me perguntarem se era possível efetivar esse trabalho no Blender.

O interessante é que essa técnica pode ser aplicada em outras área como a arqueologia, onde peças que se encontram parciamente danificadas poderiam ser virtualmente recuperadas e o resultado dessa modelagem, ou seja a prótese, seria posteriormente impressa em uma 3d printer e encaixadas no modelo real.

Veja abaixo a galeria com a prótese “finalizada”. O fato é que o método é apenas um teste feito por uma pessoa leiga no assunto, mas nas mãos de um especialista esta pode se tornar uma ferramenta útil, não apenas ao profissional, mas principalmente para o paciente que terá reconstruída parte importante do seu osso.

Obs.: Fiquei extremamente contente e honrado pelo Ton Rooseendal, o criador do Blender, ter tweetado acerca do vídeo acima:

Para aqueles que se interessarem no InVesalius, criei um tutorial básico acerca do seu funcionamento e como exportar malhas 3D para o Blender: http://www.hardware.com.br/tutoriais/reconstrucao-3d-tomografias/

Se você desejar aprender o básico de Blender, também confeccionei um tutorial para iniciantes: http://www.hardware.com.br/tutoriais/novo-blender3d-iniciantes/

Espero que tenham apreciado, grande abraço e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree