Do Youtube ao Blender 3D: Reconstrução facial forense de uma múmia bebê

For who speaks English, please, see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com/2013/01/from-youtube-to-blender-forensic-facial.html

Esse post trata-se de uma aplicação prática de uma série de estudos feitos na área da arte/ciência forense nos últimos meses, usando apenas software livre e gratuito.

Depois que comecei a estudar reconstrução facial forense, atestei que é difícil encontrar arquivos de tomografia computadorizada de ossos retirados em escavações arqueológicas. É muito mais fácil encontrar vídeo com a tomografia do que a tomografia em si.

Depois de pesquisar amplamente sobre o assunto, acabei meio que desenvolvendo uma forma de converter vídeos de tomografias em malhas 3D, o que pode ser visto nesse post.

Numa das pesquisas quase diárias que faço acerca de ossos de múmias/fósseis/qualquecoisaqueaparecer encontrei uma matéria que me chamou a atenção:

http://erl.wustl.edu/research/imseg/mummy.html

Ela falava de uma pequena múmia que morreu com 7 ou 8 meses e viveu entre 40 AC a 130 DC.

Junto a matéria havia um vídeo, o qual ofereceu-me a grata surpresa de conter uma animação com as fatias de uma tomografia.

Apesar da qualidade ser suficiente para reconstruir a múmia em 3D, busquei outro vídeo que tivesse mais qualidade e o encontrei no Youtube, com 480p de resolução.

Com o vídeo baixado pelo Videodownloader Helper pude seguir os passos e fazer a reconstrução da malha, tanto a parte externa como os ossos.

Etapas da reconstrução principiando no Youtube e terminando no Blender 3D

Ao modelar a múmiazinha, contei com o auxílio (importantíssimo) do arqueólogo Moacir Elias Santos, do Museu Egípcio e Rosacruz, de Curitiba-PR. Com isso a aparência e a indumentária da criança ficaram coerentes com o tempo histórico dela.

Rotação do conjunto de fatias extraídas do vídeo. O número de fatias foi reduzido para tornar a animação mais didática.

 Tive uma série de dificuldades técnicas nesse projeto, por conta da aparente fragilidade dos ossos, que não permitiram uma extração eficaz no InVesalius, bem como a ausência de levantamentos da profundidade do tecido mole em crianças com menos de 3 anos de idade.

Reconstrução facial forense finalizada

Felizmente foi possível contar esses problemas e criar um material mais simplificado com conteúdo didático, voltado a iniciantes, o que complementa as postagens anteriores.

Foto da múmia a esquerda e reconstrução a direita. Montagem: Moacir Elias Santos

Infelizmente devido ao escasso tempo não pude desenvolver um vídeo com rotação 3D, como fiz com algumas reconstruções anteriores, mas o objetivo do projeto foi alcançado.

Isso mostra que as ferramentas livres de modelagem, animação e extração de dados tomográficos são viáveis para a criação desse tipo de arte.

Em breve postarei mais novidades.

Um grande abraço a todos!


One thought on “Do Youtube ao Blender 3D: Reconstrução facial forense de uma múmia bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree