Luzia, a primeira brasileira – Luzia, the first brazilian woman

For who speaks in English, I wrote an article for this blog, about the modelling of Luzia’s face: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2012/06/luzia-woman-oldest-human-skull-of.html

Luzia é o fóssil mais antigo descoberto no Brasil, com mais ou menos 11400 anos de idade, as suas linhas convergem para um indivíduo com traços africanos, o que aguça a curiosidade de qualquer um que tenha estudado a história do Brasil, já que nos livros escolares muito se fala da presença indígena com aspecto mongolóide na pré história nacional.

Motivado por essa mesma curiosidade que me acometeu desde a tenra idade, decidi modelar o busto da Luzia, utilizando como base a célebre reconstrução forense do Richard Neave.

Para modelar a face lancei mão de um recurso novo. Há tempos que eu modelo usando apenas uma imagem frontal e outra lateral. O problema é que a face humana é demasiada complexa para ser compreendida apenas com duas imagens.

Os ajustes finos são feitos posteriormente mais com base no conhecimento prévio do artista que pelas formas do modelo.

Para facilitar o trabalho e de quebra deixá-lo mais coerente com o modelo original, reconstruí a cena a partir de um vídeo que baixei do Youtube. No vídeo a pessoa que filmou a cena mostrou o busto da Luzia de vários pontos sem utilizar cortes.

Bastou que eu convertesse o vídeo em uma sequência de imagens com o FFMPE e em seguida, com a distribuição Archeos rodando no Virtualbox, convertesse a sequência de imagens em uma nuvem de pontos 3D. O programa que faz isso é o Python Photogrammetry Tools. No caso do Archeos ele oferece uma interface gráfica para facilitar o trabalho, como pode ser visto nesse vídeo:

http://vai.uibk.ac.at/dadp/doku.php?id=ppt_loewen_en

O interessante do processo é que mesmo sem as informações da câmera o programa reconstruiu a cena com os dados necessários para a referência de modelagem que eu precisava.

O passo seguinte foi o mapeamento da face e depois a configuração de algumas expressões para dar vida à Luzia.

Todo o processo foi feito em um dia, posto que tenho pouco tempo para treinar, já que geralmente me encontro cheio de trabalho.

Mais imagens abaixo, na galeria relativa ao projeto:

 


3 thoughts on “Luzia, a primeira brasileira – Luzia, the first brazilian woman

  1. Esdras Andrade

    Meus parabéns. Excelente trabalho. É muito bom saber que existem pessoas que trabalham com reconstrução facial no Brasil e melhor ainda porque usa software livre. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree