“Henri IV”, reconstrução facial forense por tracking manual

Rei Henrique IV (Henri IV) Aproximação facial forense

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2013/02/henry-iv-forensic-facial-reconstruction.html

Há alguns dias lí uma matéria acerca de uma cabeça embalsamada que fora reconhecida como sendo a do rei francês Henrique IV (originalmente Henri IV).

Assim que terminei de ler a matéria corri atrás de materiais para reconstrução do crânio, mas como na maioria das vezes, encontrei pouca coisa que pudesse ser utilizada para esse fim.

Como você deve ter percebido, as imagens e vídeo final do processo foram colocados propositalmente no início do artigo, se quiser ver as etapas do processo, com dicas e capturas de tela, siga lendo abaixo.

Cabeça embalsamada do Rei Henrique IV

Na maioria das vezes o que estava disponível eram imagens da cabeça embalsamada o que comprometeria a colocação dos medidores de tecido mole.

Resignadamente busquei na internet até que em um dos links que pesquisei e li, um usuário chamado Patrick (obrigado man!) informa o endereço de um artigo ricamente ilustrado acerca da cabeça embalsamada, contendo inclusive dois vídeos, um de uma tomografia e outro de uma endoscopia.

Ao ver o vídeo, imaginei que seira possível escanear o crânio com uma das tecnologias que eu tinha a mão.

1. Por SfM (opensource)

2. Com o Stereoscam (freeware)

3. Com o 123D Catch (.exe mas roda com Wine)

4. Com o Blender Tracking (opensource)

5. Com o Voodoo Tracker (freeware)

Mas antes disso eu precisaria baixar o vídeo. Inicialmente pensei que o VideoDownloader Helper se encarregaria de tal tarefa, mas para a minha surpresa ele nem reconheceu o link do vídeo.

Ao tentar abrir o mesmo no Chromium, ele solicitou ao Vlc/Totem que abrisse o link contento o fluxo do vídeo.

Com o link em mãos, tentei fazer uma experiência, mas não muito confiante de que desse certo. Baixar e converter o vídeo em uma sequência de imagens.

Fui ao terminal e digitei o seguinte comando:

$ ffmpeg -i rtmp://highwirepr.fcod.llnwd.net/a1969/o21/flv:h4-ctscan -sameq %04d.jpg

E não é que funcionou!

 O FFMPEG, do qual eu não esperava muita coisa me surpreendeu positvamente, mas nenhuma das tecnologias de reconstrução citadas acima foram capazes de me ajudar. Algumas por não darem suporte a imagens sem ponto de fuga e outras, talvez, por incompetência da minha parte.

O fato é que eu tive que importar a sequencia de imagens dentro do Blender, e usá-las para encontrar os pontos no espaço 3D de forma manual. O resultado você vê no gif animado acima.

Passo-a-passo da reconstrução facial forense

Se você olhar no quadro onde a pele da cabeça começa a ser modelada, perceberá que o crânio não foi modelado, ao invés disso apenas algumas linhas foram “riscadas” para servirem como referência na colocação dos marcadores de profundidade em verde.

Os crânios que aparecem são apenas o background. Para trackear o volume, foi necessário animar o background, bem como as linhas de referência. A animação consistiruem rotacionar as linhas de modo que seguissem a rotação do background.

Depois de colocados os marcadores de tecido, uma cópia das linhas animadas foi criada e desabilitada a animação, para que a modelagem fosse feita de modo prático.

O próximo passo é refinar a técnica, pensando na evolução e na aprendizagem.

Mais importante do que apenas aprender é compartilhar o conhecimento adquirido, sempre buscando utilizas ferramentas livres.

Grato pela leitura, até a próxima!

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree