Passo-a-passo: 3-D na web com Flex, Papervision3D e Blender

Toda a vez que eu toco no assunto Flash nas rodas de conversa dos eventos de software livre que eu participo é pior do que falar do capeta dentro de uma igreja cristã. E por falar em igreja, é sempre a mesma ladainha, que o Flash é lento, que é proprietário, que o Html 5 vai matar ele e assim por diante.

Para ser bem sincero, não conheço quase nada sobre programação e desempenho de sites da web. A propósito, tenho um pífio conhecimento acerca da minha própria profissão, ou, parafraseando ligeiramente a Sócrates, só sei que pouco sei.

Dessas pouquíssimas coisas que tenho certeza, uma delas é que me alegraria imensamente ver a internet rodando conteúdo 3-D. É aquela velha história de puxar a sardinha para a própria brasa, mas não trata-se apenas disso, é também uma questão de paixão pelo que se faz. E como trabalho com modelagem tridimensional, nada mais óbvio do que meu desejo por evangelizar essa realidade profissional.

Certo dia, um camarada ao qual respeito imensamente e tenho como mestre, falou-se sobre um tal de Flex. Dizendo que a Adobe disponibilizara um compilador para Flash, de código livre e que ele rodava no Linux!

Na hora meu cérebro traçou um mapa mental remontando os tempos de minhas primeiras experiências com 3-D interativo, meus estudos com programação, meus conhecimentos com o Blender e uma conversa que tive uns dois anos antes com um amigo que me mostrou uma ferramenta livre para criar 3-D no Flash.

A-há! Pensei… é agora!

Ainda sem muito conhecimento, instalei o Flex, fiz um café, abri um monte de tutoriais, juntei um pedaço de código aqui, outro alí e montei um Frankenstein que rodou o bendito 3-D intertivo.

Você pode continuar a ler esse tutorial que desenvolvi através desse link:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/3dweb/

Bons estudos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree