Projeto Taung: Esforço internacional para a reconstrução facial forense sob licença livre de um fóssil de 2.5 milhões de anos

Translated from the original article in English. Traduzido do artigo original em inglês: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2012/10/arc-team-and-antrocom-npo-start-taung.html

Notizia in italiano. Notícia em italiano: http://www.antrocom.org/2012/10/24/antrocom-onlus-e-arc-team-iniziano-il-progetto-taung/

Notizia in italiano (2): http://www.professioneantropologo.it/2012/10/26/progetto-taung-qualche-nota-a-margine/

O projeto Taung iniciou: Seu objetivo é a reconstrução facial do fóssil conhecido como Taung child, um espécime de Australopithecus africanus descoberto por Raymond Dart em 1924 na África do Sul.

“Taung” é um projeto colaborativo entre Arc-Team e Antrocom, uma associação de estudantes de antropologia italiana sem fins lucrativos, que trabalha no campo de herança cultural. O projeto também conta com a participação de Cícero Moraes, um expert em modelagem 3D.

Luca Bezzi, membro do Arc-Team e developer do Linux ArcheOS

O Museu de Antropologia da Universidade de Pádua forneceu os moldes de sua coleção para os experts em reconstrução do Antrocom NPO e Arc-Team. Entre os objetivo do projeto, está o de avaliar a aplicabilidade do uso do método de reconstrução de faces de humanos modernos, ao contexto paleoantropológico e criar um banco de dados de exemplos de aplicação de técnicas modernas de reconstrução digital para pesquisa e popularização da técnica.

As pesquisadores decidiram trabalhar através de um levantamento tridimensional da réplica da Taung child em primeiro lugar, e então, num segundo momento serão reconstruídos os músculos faciais do crânio através da observação e comparação de exames DICOM de primatas (análogos modernos).

Taung child, ou criança de Taung

Em particular, a pesquisa tridimensional foi feita através de técnicas de  Structure from Motion e Image-Based Modeling (SFM / IBM), usando somente software livre e de código aberto (Python Fotogrammetry Toolbox). Para a reconstrução digital da musculatura facial foram escolhidos programas de modelagem também de código aberto como o Blender e o software brasileiro InVesalius, para a comparação com os dados DICOM de outros primatas.

O projeto está localizado em um contexto mais amplo de pesquisa que tem como objetivo explorar a aplicação de técnicas digitais em museus, com especial atenção à natureza antropológica.

Os resultados da pesquisa serão divulgados o mais breve possível, sob uma licença de código aberto e, portanto, distribuído gratuitamente. Antrocom NPO e Arc-Team gostaria de agradecer, por sua inestimável colaboração, o Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, na pessoa do dr. Nicola Carrara, e do Centro de Museus da Universidade de Pádua.

Luca Bezzi, Moreno Tiziani e Nicola Carrara (Itália)

Antrocom organização sem fins lucrativos promove e incentiva o desenvolvimento de estudos de antropologia física e cultural, trabalhando em pesquisa científica, educação, formação e na popularização das ciências antropológicas. A Associação tem o cuidado de perceber e melhorar tanto a tradição local quanto a nova perspectiva tecnológica aplicada à antropologia.

Arc-Team SAS é uma empresa sediada em Cles (TN, Itália), formada por jovens arqueólogos e antropólogos que trabalham no domínio do patrimônio cultural, caracterizado por amplas colaborações a nível nacional e internacional. Em particular, trata-se de escavações arqueológicas, documentação e modelagem digital (2D e 3D), geoarqueologia GIS, WebGIS, paleopatologia, antropologia e musealização.

Processo de escaneamento no ArcheOS Linux

Outros links:

http://www.blender.pro.br/2012/?p=608

http://www.blender.pro.br/2012/?p=650


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree