Planejamento de rinoplastia 3D digital com o RhinOnBlender

Etapas do planejamento de rinoplastia: Medições, escultura, guia de pós, guia pré-pós.

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2017/09/rhinoplasty-planning-with-rhinonblender.html

Sempre achei que os cirurgiões plásticos fossem profissionais que atendiam apenas a elite endinheirada e que passavam longe dos tratamentos que beneficiam os usuários do sistema público de saúde brasileiro. Ao ser procurado para ministrar cursos de computação gráfica para esses especialistas, tive a oportunidade de acompanhar mais de perto o seu trabalho que, bem diferente do que eu supunha, envolve uma rotina de produção científica, atendimento clínico e também um tremendo esforço para oferecer à população em geral a possibilidade de resolver uma série de problemas, que vão desde uma estrutura que alavanca a autoestima desse indivíduo, até um procedimento que devolve uma habilidade motora que fora limitada, seja por acidente ou por patologia.

Ao ministrar as aulas e adequar os parâmetros do Blender, para as necessidades dos cirurgiões plásticos, percebi que as atividades poderiam ser efetuadas de forma muito mais prática se os comandos fossem agrupados em scripts e esses, por sua vez, atrelados a botões e estruturas pré-definidas, fornecidas pela própria interface gráfica.

A ideia de criar o RhinOnBlender saiu depois de disponibilizarmos o Cork on Blender (addon de boolean) e iniciarmos os trabalhos no OrtogOnBlender (planejamento de cirurgia ortognática). Ainda que o segundo não esteja disponível, por ora, ao público em geral, já estamos usando ele para o planejamento de cirurgias ortognáticas, que tratam deformações faciais. Situação semelhante tem acontecido com o addon de rinoplastia. Ele nasceu a partir de um processo de simplificação de comandos a iniciantes e já estamos utilizando-o para planejamentos, ontem mesmo efetuamos um!

Atenuação automática da malha 3D obtiva por fotogrametria – opção implementada há pouco

O desenvolvimento da ferramenta é fruto de uma parceria com três especialistas: o Dr. Pablo Maricevich (Cir. Plástico), o Dr. Rodrigo Dornelles (Cir. Plástico) e o Dr. Everton da Rosa (Cir. Dentista). Dois cirurgiões plásticos e um dentista? Isso mesmo, apesar de parecerem áreas distintas, as ferramentas de planejamento de um campo e outro são bastante compatíveis, o que fizemos foi o um desenvolvimento conjunto em cima de casos que trabalhamos desde o ano de 2014.

Guia experimental confeccionado a partir das malhas de pré e pós cirúrgico

O objetivo desse projeto é oferecer uma alternativa baseada em software livre e gratuito. O vídeo apresentado nesse post utiliza uma face digitalizada em 3D por fotos (fotogrametria), existem opções livres, gratuitas, offline e online dessa ferramenta, como o popular Photoscan, o Recap 360, o MVE e o OpenMVG. Mas nada impede o especialista de importar uma face digitalizada por scanner a laser ou luz estruturada ou mesmo reconstruída a partir de uma tomografia computadorizada. O ponto aqui é que há a possibilidade de fazer um bom trabalho sem ter que pagar pelas ferramentas, já que temos fotogrametria livre e o Blender e seus addons são também livres e gratuitos!

Guia experimental visto de vários pontos diferentes

Falando em addons, não posso deixar de citar a enorme ajuda de dois desenvolvedores: Dalai Felinto que escreveu o Cork on Blender, ferramenta que eleva a outro nível o trabalho com boolean, essencial quando falamos em modelagem para as áreas da saúde. Também o especialista em ferramentas odontológicas, Patrick Moore, mais conhecido no meio cibernético como Patmo141. Os addons desenvolvidos por ele são geniais e dois deles são utilizados no nosso, o Cut-Mesh, que permite desenharmos sobre uma malha e isolar a parte desejada e o Object-Align, que como o próprio nome diz, alinha objetos, algo que não temos disponível na instalação padrão do Blender.

Os trabalhos estão de vento em popa e não param. A cada análise de funcionamento e planejamento cirúrgico vemos a necessidade de reparos e incrementos no código. Assim que a ferramenta estiver mais madura e fluída, disponibilizaremos ela para quem tiver interesse. Esperamos que isso aconteça o mais rápido possível.

Até lá! 


One thought on “Planejamento de rinoplastia 3D digital com o RhinOnBlender

  1. Alex

    Parabéns pelo trabalho!
    Eu, como cirurgião plástico e entusiasta pelo que a tecnologia pode nos ajudar, fico muito feliz com esse seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree