Reconstrução facial de santa Maria Madalena: Técnicas e reflexões

Matéria sobre a reconstrução facial de Maria Madalena no Bom Dia MT (Globo). Clique aqui para acessar o link original.
 

No ano passado tive a honra de conhecer o Dr. José Luís Lira, um escritor cearense autor de 18 livros, professor universitário e membro da ABRHAGI (Academia Brasileira de Hagiologia). O Dr. Lira é um hagiologista, ou seja, um especialista na vida dos santos e me contactou assim que soube sobre a reconstrução facial de santo Antônio. Depois de uma aproximação inicial ele me propôs entrar em contato com uma basílica na França, onde se encontrava um crânio que supostamente era o de Maria Madalena. “Aquela Maria Madalena?”, perguntei a ele e prontamente recebi uma afirmativa.

O Dr. Lira escreveu uma carta em português seguindo os moldes eclesiáticos. Pedi a uma amiga que a traduzisse e então enviei-a ao padre Florian Racine, pároco da Basílica de Santa Maria Madalena que se encontra em uma cidade ao sul da França chamada Saint-Maximin-La-Sainte-Baume (lê-se sã maximã la saint búme).

Primeira notícia veiculada sobre a reconstrução facial de Maria Madalena
Primeira notícia veiculada sobre a reconstrução facial de Maria Madalena: Acesse o link original aqui.

A resposta inicial não foi afirmativa, mas depois de algumas tentativas e esclarecimentos pormenorizados ele aceitou enviar-nos uma série de fotografias tiradas do crânio e pudemos então digitalizá-la em 3D e fazer a reconstrução facial de santa Maria Madalena sob as orientações do Dr. Paulo Miamoto, especialista em odontologia legal pela FO-USP e coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal. Todo o processo foi executado com software livre e de código aberto.

Há alguns dias recebi o OK da basílica para informar à imprensa sobre a reconstrução facial, que será apresentada durante um evento chamado Adoratio 2015, que se realizará na cidade de Saint-Maximin-La-Sainte-Baume.

Relatei o acontecimento ao repórter Jamerson Miléski que escreveu a primeira matéria sobre a reconstrução, publicando-a no site CG Notícias. Rapidamente essa replicou-se e foi noticiada em diversos jornais impressos e televisivos do Brasil e até de outros países.

Matéria veiculada no Jornal Tribuna (Globo do litoral paulista): Para acessar o link original clique aqui.

Por ora não podemos mostrar a face de Maria Madalena, mas a exemplo de santo Antônio, criamos um vulto onde pode-se ver algumas características sem tirar totalmente o véu do mistério.

No entanto, frente a esse notório acontecimento uma série de perguntas pairam no ar. São elas feitas por curiosos que acompanham as histórias da reconstrução e até pelos membros da equipe que a executaram. Tentarei aqui agrupar o material que estudei acerca de Maria Madalena e a forma que ele foi parar no sul da França, onde repousam seus restos mortais, tendo o crânio um lugar de destaque guardado em um relicário feito de ouro.

Afinal, quem foi Maria Madalena?

Assim como quase todo mundo que eu conheço e que soube da reconstrução, a primeira ideia que veio a minha mente quando o Dr. Lira me falou da Maria Madalena foi: “Ah, a prostituta arrependida”.

Desde o início o Dr. Lira me disse que se tratava de um equívoco essa história da prostituta arrependida e que a própria Igreja Católica se retratou em 1969 sobre essa situação. Como bom nerd, resolvi buscar material acerca desse assunto, como publicações e documentário e também buscar na fonte, a própria Bíblia.

 

Jornal A Tribuna, matéria de uma folha sobre a reconsturção facial. Acesso o PDF clicando aqui.
Jornal A Tribuna, matéria de uma folha sobre a reconsturção facial. Acesso o PDF clicando aqui.

 

Quem acompanha meus posts sabe que eu não tenho religião e que minha opinião sobre esse assunto é quase nula. Meu objetivo geralmente é reconstruir uma face a partir de um crânio e ponto final. Nesse caso, fiquei curioso para entender o motivo de todo mundo falar dessa personalidade com um certo tom de desprezo. Se ela é chamada de santa e esteve ao lado do próprio Jesus (conforme está escrito na Bíblia), por que no geral as pessoas não a reverenciam com fervor?

 

Entrevista ao vivo para o programa local Sinop no Ar (Record de Sinop-MT)
 

Primeiro, precisamos analisar de onde veio essa história de “prostituta arrependida”. Ela nasceu a partir de uma homilia proferida pela papa Gregório Magno em 591. Nela ele teria identificado Maria Madalena com a pecadora a qual Jesus perdoara. A passagem se encontra em Lucas 7:36-50:

36 Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa.

37 Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro com perfume

38 e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.

39 Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma pecadora”.

40 Então lhe disse Jesus: “Simão, tenho algo a dizer a você”.

“Dize, Mestre”, disse ele.

41 “Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta.

42 Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais?”

43 Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior”.

“Você julgou bem”, disse Jesus.

44 Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos.

45 Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés.

46 Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés.

47 Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

48 Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”.

49 Os outros convidados começaram a perguntar: “Quem é este que até perdoa pecados?”

50 Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz”.

 

Entrevista veiculada no G1, portal da Globo. Leia na íntegra aqui.
Entrevista veiculada no G1, portal da Globo. Leia na íntegra aqui.

 

Pelo que eu entendi, a identidade foi atribuída à Maria Madalena, por que pouco depois, em Lucas 8:2 o nome dela é citado:

 

2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;

 

Vejam que há o evento dos 7 demônios expulsos. Isso deve ter contribuído e muito para tal fama. Mas se você ler com cuidado verá que essa pessoa não tem nada a ver com a outra.

 

OMensageiro
Matéria replicada no site da Revista O Mensageiro de Santo Antônio, importante periódico católico. Leia na íntegra aqui.

 

Vamos nos ater em Mateus 26:6+ onde é descrita a unção de jesus em Betânia.

 

6 Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,

7 aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se encontrava reclinado à mesa.

8 Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: “Por que este desperdício?

9 Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres”.

10 Percebendo isso, Jesus lhes disse: “Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo.

11 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão.

12 Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento.

 

TV Aparecida – reportgem veiculada no TJ Aparecida

Vejam que nessa passagem, da mesma maneira que em Lucas 7 é citado um frasco de alabastro com perfume. Mas nesse caso há uma parte interessante, Jesus teria citado algo sobre preparar o seu sepultamento. Em Marcos 14:3+ temos um relato semelhante:

3 Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

4 Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: “Por que este desperdício de perfume?

5 Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro ser dado aos pobres”. E eles a repreendiam severamente.

6 “Deixem-na em paz”, disse Jesus. “Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo.

7 Pois os pobres vocês sempre terão com vocês e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão.

8 Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento.

 

Matéria veiculda no Diário do Nordeste, jornal mais popular do Ceará. Leia na íntegra aqui.
Matéria veiculda no Diário do Nordeste, jornal mais popular do Ceará. Leia na íntegra aqui.

 

A estrutura desse texto é praticamente a mesma do anterior (Mateus 26:6+), mas a coisa não pára por aí. Temos ainda João 12:1+:

1 Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos.

2 Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele.

3 Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.

4 Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção:

5 “Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários”.

6 Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.

7 Respondeu Jesus: “Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento.

 

De certa forma, Jesus fala de sua morte, ou seja, essa Maria que o ungiu o fez como se fosse ungir seu corpo depois da morta, mas com uma antecipação. Vamos agora para os relatos sobre o encontro de Maria Madalena com Jesus depois deste ter ressuscitado.

Reportagem veiculada na TV Santa Cecília

Inicialmente em João 20:1+:

 

1 No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.

2 Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!

3 Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.

4 Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.

5 Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.

6 A seguir, Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,

7 bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.

8 Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.

9 (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)

10 Os discípulos voltaram para casa.

11 Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro

12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés.

13 Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?”

“Levaram embora o meu Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”.

14 Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu.

15 Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?”

Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”.

16 Jesus lhe disse: “Maria!”

Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni!” (que significa “Mestre!”).

17 Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera.

 

Matéria sobre a reocnstrução no Diário de Cuiabá. Leia a matéria auqi.
Matéria sobre a reocnstrução no Diário de Cuiabá. Leia a matéria aqui.

 

Agora acompanhemos Lucas 24:1+:

1 No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado.

2 Encontraram removida a pedra do sepulcro,

3 mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus.

4 Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas.

5 Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?

6 Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia:

7 ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “.

8 Então se lembraram das palavras de Jesus.

9 Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.

10 As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.

11 Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.

Maria Madalena e outra Maria, mãe de Tiago são citadas. A minha pessoa, pareceu se tratar essa Maria aquela de Betânia, isso por um simples motivo, a previsão de Jesus sobre a sua morte ao citar a unção como um preparo ao sepultamento. Em Marcos e Mateus também é descrita a cena da ressuscitação. Eu não sabia dessa situação relacionada a quatro livros contanto mais ou menos a mesma história (Mateus, Marcos, Lucas e João). Ao estudar o motivo, descobri que a Bíblia como conhecemos hoje foi estruturada durante o Primeiro Concílio de Niceia em 325. Note que se você ler as quatro história da ressurreição perceberá leves diferenças entre elas.

 

Correio da Semana, jornal católico de Sobral-CE. Leia a matéria aqui.
Correio da Semana, jornal católico de Sobral-CE. Leia a matéria aqui.

 

Voltando a Maria Madalena, não encontrei nenhum indício claro que se tratasse de uma prostituta arrependida. Pelo que entendi Maria Madalena era uma seguidora de Jesus e teve sete demônios expulsos de seu corpo, foi irmã de Lázaro e Marta e foi a primeira a ver o messias depois de ressuscitado.

 Como Maria Madalena foi parar na França?

Eu tenho uma Barsa aqui em casa. Isso mesmo, aquele conjunto de livros com capa vermelha que eram a referência de trabalhos para os alunos do primeiro e segundo grau (classificação que não existe mais). Munido de grande curiosidade procurei o verbete Maria Madalena e eis que encontro isso:

As informações sobre a vida de santa Maria Madalena são controvertidas e muitos acreditam que o mesmo nome se aplica a três mulheres diferentes: aquela que, curada por jesus, tornou-se discípula e foi a primeira pessoa a vê-lo após a ressurreição; a Maria Betânia mística, irmã de Lázaro e Martha, que lavou com óleos perfumados os pés de Cristo e depois os enxugou com os seus cabelos; e uma pecadora que lhe prestou homenagem semelhante e foi por ele perdoada. O papa Gregório I o Grande identificou as três como uma só pessoa e, a partir de então, o culto de santa Maria Madalena floresceu em todo o mundo.

Santa Maria Madalena, segundo a tradição francesa, evangelizou a Provença e, depois de passar os últimos trinta anos de vida em uma caverna nos Alpes, morreu na cidade francesa de Aix. Na tradição ocidental, acompanhou são João o Evangelista a Éfeso, na moderna Trquia, onde morreu e foi enterrada. Sua festa é comemorada no dia 22 de julho.

Novamente é citada a situação das três Marias e o fato da história da unção ser semelhante. Mas aqui fala-se de algo que aconteceu depois da ressurreição. Segundo a tradição francesa, ela teria ido para aquele país onde morreu na cidade de Aix. A Barsa não nos dá muitos detalhes, mas referencia aquele local.

Lendo um material publicado no site da Basílica de Maria Madalena, entendi que ela, juntamente com seus irmãos Marta e Lázaro (aquele que jesus ressuscitou), Maximo (o mordomo de sua casa em Betânia), Sidônio (o cego curado por jesus na fonte de Siloé) e outras duas pessoas tomaram um barco sem remo e sem vela e partiram em um rumo desconhecido, fugindo da perseguição aos cristão em sua terra. Aportaram em uma cidade da França, que hoje é conhecida como Saintes-Maries-de-la-Mer perto de Arles. São Lázaro acabou se fixando em Marselha e tornou-se o primeiro bispo daquela cidade.  Santa Marta foi para Tarascon. São Maximino, são sidônio e santa Maria Madalena escolheram Aix. São Maximino acabou se tornando o primeiro bispo de Aix sendo sucedido por São Sidônio em 80 dc. É interessante deixar documentado aqui que em todos esses locais existem relíquias atribuídas aos santos. Temos os crânios de Lázaro, Marta, Maria Madalena e Sidônio e alguns ossos de Maximino.

 

Prévia de um psoter em francês.
Prévia de um psoter em francês.

 

Maria Madalena teria se recolhido a uma gruta e lá permanecido em penitência por 30 anos até morrer. O nome da cidade a qual se encontra a Basílica de Santa Maria Madalena se chama Saint-Maximin-La-Sainte-Baume, sendo que Sainte Baume significa Caverna Sagrada (baumo é caverna em provençal).

A descoberta dos restos mortais de Maria Madalena e Maximino remontam o séc. XIII quando o então príncipe de Salermo que viria a ser o rei de Nápoles Carlos II, ao estudar uma série de documentos históricos e colher testemunhos dos habitantes de Aix, descobriu onde poderiam estar os espólios procurados, eles se encontrariam em uma pequena igreja chamada Saint Maximin. Foi até lá com um série de pessoas para ajudá-lo com os trabalhos, mas não abriu mão de ele mesmo cavar onde estaria o túmulo. Depois de extrair uma generoso volume de terra com uma pá ele avistou o que seria um túmulo de mármore. Lá estariam os restos mortais de Santa Maria Madalena e São Maximino. Isso ocorreu em 9 de dezembro de 1279.

Por volta de 1600 as relíquias foram depositadas em um sarcófago construído por odnem do para Clemente VIII, a cabeça no entando foi posta em um relicário a parte. As relíquias foram profanadas durante a Revolução Francesa em 1789, mas o crânio foi guardado sendo e restaurado em 1814 e colocado na Basílica de Santa Maria Madalena onde permanece até hoje.

 Conclusão

Para nossa equipe foi muito importante e interessante entrar nesse projeto. Como eu havia citado acima, minhas ambições sempre são as de reconsturir um crânio, não importa de quem seja. Esse tipo de reconstrução no entanto acaba somando muito no contexto antropológico e histórico. Tivemos a imensa satisfação de conhecer o Dr. Lira, um católico praticante que aprecia a sua igreja sem menosprezar o ponto de vista alheio, aprendemos muito com ele. Também nos vimos frente a um grande desafio, o idioma francês que quase nada conhecemos. Mesmo assim conseguimos nos comunicar com o padre Florian Racine que se mostrou uma pessoa fantástica. Ele e o monsenho Dominique Rey, que inclusive já esteve auqi no Brasil. Eu mesmo tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da França e do prot-cristianismo, algo que faz parte do quotidiano de minha família, formada majoritariamente por ascéticos. Enfim, foi uma grande oportunidade de conhecer pessoas, de vencer desafios e de incrementar conhecimento em minha vida. Deixo aqui meu obrigado a todos que participaram do projeto e que ajudaram nas traduções e pesquisas: Valdirene Ambiel, Yorik Van Harvre, Pierre Moulon.

 


5 thoughts on “Reconstrução facial de santa Maria Madalena: Técnicas e reflexões

  1. Joao Paulo

    Muito interessante seu relato,

    A Ciencia aliada a Historia torna mais facinante a reconstrução e o trabalho de sua equipe.

    Parabens!

  2. Andrey Felipe

    Cara muito legal a matéria sobre Maria Madalena e principalmente o trabalho de vocês em restaurar em 3D o rosto dela. Segundo algumas crenças, podemos conhecer agora o rosto da esposa de Cristo (vide Codigo Da Vince) rsrsrs!

  3. Brun

    Parabéns, Cicero! Já tive oportunidade de assistir uma palestra sua, você é excelente no que faz. Continue assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree