“É nóis” na Letônia – a reconstrução completa da múmia de Riga

mumia
Reconstrução facial da múmia de Riga. A apresentação foi feita para ser visualizada com óculos 3D.

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/11/the-reconstruction-of-egyptian-mummy-in.html

Sveiki mani draugi!

Ou “olá meus amigos” em Letão. A Letônia é uma ex-replública soviética de 2,3 milhóes de habitantes, uma país com alto IDH e que tem em Riga a sua capital.

Programa de TV letão apresentando o projeto da múmia virtual em 3D
Programa de TV letão apresentando o projeto da múmia virtual em 3D

Foi justamente dessa cidade que recebi uma mensagem via Facebook Messenger há algumas semanas atrás. O contato inicial foi feito pelo especialista em tecnologias estereoscópicas Artūrs Šlosbergs. Ele me falou de um projeto envolvendo a reconstrução facial de um múmia pertencente ao acervo do Museu de Riga.

16393_759921504057286_3495569821538323273_n
Primeira apresentação da aplicação 3D com manipulação em tempo real via Kinect e visualização estereoscópica (óculos 3D).

O projeto contava com dois grande desafios. 1) A múmia não contava com tomografia ricamente segmentada, mas apenas com alguns raio-x e com alguns poucos cortes tomográficos no corpo. 2) O projeto era para ontem… pois o prazo estava próximo (é meus amigos, isso não acontece apenas no Brasil).

Captura de tela de 2014-11-15 13:19:20
Etapas da reconstrução facial e corporal, iniciando na modelagem do crânio e em seguida na adequação do corpo confirgurado inicialmente no MakeHuman e posteiormente importado no Blender

Como eu havia trabalhado em algo semelhante no projeto Tothmea, onde reconstruímos o crânio dela juntando dados de vários materiais (tomografia, raio-X e fotogrametria) pude reconstruir parte considerável da estrutura necessária para fazer a reconstrução. É evidente que o volume é uma aproximação, mas essa foi feita utilizando dados precisos.

Estrutura de bones previamente configurada no software MakeHuman
Estrutura de bones previamente configurada no software MakeHuman

Mas o desafio não parava por aí. Modelar o crânio foi apenas a primeira parte. Eles precisariam de um personagem de corpo inteiro para ser animado via Kinect. Quem trabalha com modelagem e animação, sabe que configurar um corpo inteiro para que este seja articulado não é uma tarefa trivial. Felizmente eu tinha ao meu lado o MakeHuman, um software livre para criar “seres humanos parametricamente”. E dentre os muitos recursos interessantes, há a possibilidade de selecionar um sistema de rig pré-definido para o tipo de animação que você necessitar, seja ela um curta ou mesmo um jogo, como era o nosso caso.

Captura de tela de 2014-11-15 13:50:25
Adequação do corpo criado no MakeHuman ao crânio e a face traçada com a técnica Manchester+Lebedinskaya.

Para adequar o personagem ao ambiente de jogo me colocaram em contato com o game developer Jānis Lācis para que esse me orientasse e me deixasse a par do que precisariamos alterar, já que o prazo era curto.

Também conheci o sr. Dmitrijs Ščegoļevs  proprietário do PARUS studio Ltd., empresa que me contratou para essa empreitada. Devo dizer que tudo foi muito tranquilo, o pessoal da Letônia é muito objetivo e trabalharam quase sem dormir até qua o aplicativo estivesse pronto. Mesmo eu estando debilitado por uma sinusite terrível, pelo fuso horário e por um excesso de compromissos consegui mais ou menos acompanhá-los e finalizar a tarefa aos… 49 minutos e meio do segundo tempo 🙂

Captura de tela de 2014-11-15 13:39:01
Sacerdote (múmia) devidamente articulado e já com as suas indumentárias, compatíveis com o período histórico segundo observações do arqueólogo Dr. Moacir Elias dos Santos (muito obrigado!). Visualização GLSL dentro do Blender.

Além de boas pessoas, os letões são bons em assessoria. Rapidamente a notícia da múmia reconstruída tomou as manchetes de alguns sites de notícia.

RIGALink: http://www.lgblog.lv/2014/11/21/dodies-virtuala-celojuma-pa-noslepumaino-valsti-nilas-ieleja-ar-lg-electronics/

laLink: http://m.la.lv/izstade-tutanhamona-dzintars-vares-digitali-pieskarties-eksponatiem/

LVTVReportagem de TV: http://ltv.lsm.lv/lv/raksts/14.11.2014-kulturas-zinjas.id38844/

lnmmLink: http://www.lnmm.lv/lv/lnmm/info/learn/programs/pasakumi/varti-uz-egjipti/

Para finalizar, só posso dizer que estou muito contente e satisfeito por ter participado desse projeto e por ter a confiança do pessoal do PARUS Studio. Muito obrigado a vocês e também muito obrigado ao Prof. Dr. Moacir Elias Santos pela ajuda providencial no tocante a indumentária da múmia.

Um grande abraço a todos e até a próxima!


One thought on ““É nóis” na Letônia – a reconstrução completa da múmia de Riga

  1. jaba

    Congratulaçoes! E viva a meritocracia! Voce foi chamado porque sabia como fazer e nao por que era parente de alguem famoso aqui no Brasil que eh como sempre os brasileiros sao conhecidos la fora! Um brasileiro que nos faz sentir um pouco melhores como brasileiros eh uma raridade hoje em dia, a maioria eh um bando de mercenarios! Ja usei o Blender. Fantastico! Infelizmente nao tenho o tempo necessario para me dedicar. Tambem conheço o MakeHuman. Incrivel peça de software. A primeira coisa que me passou pela cabeça o usa-lo seria como fazer um fork voltado para uso como um software livre para desenho de retrato-falado! Mas… nao tenho tempo. Um grande abraço e obrigado por nos representar no exterior nao apenas como o pais do jogador de futebol mais famoso (cai cai) e da maria chuteira mais sexy. Isto nao tem preço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree