Video: Homem moderno + chimpanzé = H. rhodesiensis

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/07/lattice-deform-3d-modern-man-chimp-h.html

Este post tem o propósito de demonstrar o uso do Lattice Modifier do Blender para a reconstrução facial de ancestrais hominídeos.

Rhodes_8b_pq
Imagem final, reconstrução facial de um Homo rhodesiensis

Como não contamos com tabelas de profundidade de tecido mole usamos o crânio de um homem moderno e um chimpanzé e deformamos ambos juntamente com o tecido mole, este em outra layer.

Rhodes_views1
Homo rhodesiensis – modelo final já retocado no modo de escultura do Blender

O objetivo era criar um modelo que lembrasse um tomografia computadorizada, ou seja sem pêlos, sem uma cor definida, primando pelo estudo da forma.

Conversão crânio + pele de um chimpanzé para um humano
Conversão crânio + pele de um chimpanzé para um humano. O resultado é a malha 3D ao centro.

Inicialmente faríamos a deformação adaptada de um homem moderno, mas aproveitamos a situação para testar uma nova abordagem. há alguns dias eu havia feito a deformação do crânio da um chimpanzé usando como referência o crânio de um homem. Esperávamos que o resultado ficasse muito discrepante de um indivíduo igual a nós, mas o que vimos foi surpreendente. Se não ficou um humano mediano, ao menos parecia a caricatura de um.

Rhodes_1Em face desse resultado imaginei que seria uma boa ideia fazer a deformação da cabeça de um homem moderno e de um chimpanzé e ao final unir as duas como resultado da conformação anatômica.

Rhodes_Cico_Gera
Comparação dos resultados. à esquerda a imagem extraída do livreo de M. M. Geravimov e à direita a modelagem digital.

No livro The Face Finder escrito pelo mestre russo de reconstrução facial forense M. M. Gerasimov, já se  falava que a estrutura do Homo rhodesiensis contava com características de homens modernos e macacos.

No final juntamos as duas faces deformadas em uma só malha e fizemos pequenos ajustes. O resultado dos nosso estudo ficou bastante compatível com aquele atingido por M. M. Gerasimov.

Agradecimentos: Ao Instituto de Pesquisas de Primatas em Kyoto (KUPRI) pela tomografia da cabeça de um chimpanzé. Aos desenvolvedores do software Osirix pela tomografia da cabeça humana. Ao Dr. Moacir Elias Santos pelo escaneamento dos crânios de um H. rhodesiensis (sem mandíbula) e de um H. neanderthalenesis que acabou sendo o doador virtual da mandíbula faltante.

Rhodes_7_tratado_com_wire
Homo rhodesiensis depois de receber a retopologia da malha com o Bsurface no Blender, permitindo a aplicação de expressões faciais.


One thought on “Video: Homem moderno + chimpanzé = H. rhodesiensis

  1. Catiana Souza Gomes

    Estudos e descobertas muito interessantes ! Que fantástico ! Isso será muito útil para áreas das polícias que trabalham ou querem trabalhar com a reconstrução facial para ajudar a melhorar imagens de cadáveres com muita deformação facial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree