A pequena andina e o Feliz Dia da Múmia! 3

IMG_info_stages_pq
Etapas da reconstrução facial – Múmia andina do Museu Egípcio e Rosacruz

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2014/04/the-andean-child-and-happy-mummys-day-3.html

Tão pequenina e frágil que temi pegá-la nos braços. Envolta em um manto de plástico bolha e cheia de sílica para que não sofresse os efeitos da umidade, ela se encontrava em um cantinho do Museu Egípcio e Rosacruz, cercada de cuidados e discrição por parte dos curadores.

AMORC
Preparo da múmia andina para seu transporte. Dr. Moacir Elias Santos (Arqueólogo) e Vívian Tedardi (curadora do Museu E & R).

A conheci em maio de 2013 quando participava de um evento no museu. Na oportunidade não pude dar muita atenção à pequena, pois naquele momento a estrela era a múmia Tothmea. Estávamos apresentando a egípcia ao grande público e à imprensa. Mesmo assim, a criança andina entrou nos tópicos das reuniões e ficou mais ou menos combinado de que o museu se mobilizaria para obter a tomografia computadorizada daquele corpinho cingido de importância histórica e muito mistério.

IMG_cartaz_2_internet
Cartaz do Feliz Dia da Múmia! 3, evento que acontecerá em Curitiba-PR dia 17/05/2014

Meses depois, soube que um grupo do IFPR ligado ao curso de Radiologia, estava desenvolvendo um trabalho com a múmia andina. Rapidamente entrei em contato com a profa. Marinei Pacheco e sua aluna Priscila Lopes. Elas acompanharam a tomografia de corpo inteiro da pequena e estavam trabalhando nos dados para que pudessem com eles, dentre outras coisas, chegar à idade da dela quando ela morreu.

Captura de tela de 2013-10-06 09:43:07
Reconstrução 3D da tomografia no software InVesalius

Eu me encontrava em São Paulo quando recebi os arquivos da tomografia. Tinha mil coisas para fazer, mas tive que esquecê-las por um tempo, pois fiquei extasiado com o que vi. Sentado na escrivaninha do hotel, reconstruí a tomografia em 3D. Inicialmente apareceu o corpo de um criança muito nova. Ao regular a intensidade da transparência, os ossos se revelaram. Dava para ver até as pequenas esferas de sílica. Me chamou a atenção algo que circundava o bracinho diminuto da múmia, um pequeno bracelete que não percebi num primeiro momento.

BANNER_IFPR
Banner aprensentado pela turma de Radiologia do IFPR – Gentilmente cedido por Priscila Lopes

Ela estava em uma posição quase fetal, ocultando a face e com as perninhas dobradas. Involuntariamente comecei a imaginar como teriam sido os dias daquela criança. O que a teria levado a perder a vida? Como seus pais lidaram com aquilo? Em que parte dos Andes ela habitou? As perguntas muitas, mas as respostas escassas.

Captura de tela de 2013-10-06 21:09:07
Ossos separados importados no Blender 3D

Assim que voltei para o Mato Grosso, pus-me a reconstruir aquela face. Aos poucos apareceu o semblante de uma linda menininha, com os dentinhos levemente pronunciados. Decidi configurar um doce sorriso naquela face, para imortalizar um momento de alegria durante sua breve vida.

Captura de tela de 2013-11-10 12:56:48
Projeção do tecido mole no perfil

A pequena se foi há muito, fico triste ao ver esqueletos de crianças, mas dessa história lúgubre surgiram novas amizades. Quando a Priscila finalizou os trabalhos relacionados a radiologia, ela publicou no Facebook uma foto com o painel científico descrevendo o processo. Nos agradecimentos ela citou uma frase, colhida do post onde explanei a reconstrução de outra criança, na verdade de um bebê… o bebê múmia de St. Louis. Fiquei extremamente honrado de feliz naquela oportunidade. As crianças se foram, os que aqui estão cooperaram e as reconstruções vão se encontrar em uma mostra sobre a infância na antiguidade. A pequena múmia andina, depois de centenas de anos terá muitos amiguinhos ao seu lado.

Captura de tela de 2013-11-10 14:26:01
Visualização da pele em relação aos ossos e músculos

Voltando ao Feliz Dia da Múmia! há alguns dias recebi os bilhetes aéreos por e-mail e rapidamente comecei a separar as imagens para compor os slides que serão apresentados na mesa redonda onde discutiremos o projeto. Depois de tanto tempo mexendo com isso ainda fico inspirado e ansioso para que o dia chegue logo e eu possa mostrar aos espectadores as etapas da modelagem. Mais do que ansioso por apresentar, também estou em relação ao que os outros integrantes vão mostrar. Será a primeira vez que participarei de um acontecimento onde todos os pesquisadores que desenvolveram o processo vão falar de sua parte compondo um cenário completo de como as coisas se efetivaram.

Captura de tela de 2013-11-12 22:48:25
Prévia de renderização nas etapas finais da reconstrução facial

Essa mistura de pontos de vistas e atuações diferentes certamente irá fluxionar esse quadro de experiências para um novo e excitante projeto onde a ciência será a maior beneficiada.

Esperemos o dia 17/05 e se você leitor conhecer alguém em Curitiba, por gentileza informe a essa pessoa sobre o evento, além de ser interessante a entrada é gratuita.

Local: Auditório da Ordem Rosacruz, AMORC (Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri).
Tel.: (41) 3351-3024 ou cultural@amorc.org.br

Mais informações: http://www.amorc.org.br/noticia–16.html

Um grande abraço!


2 thoughts on “A pequena andina e o Feliz Dia da Múmia! 3

  1. Ana

    Estupendo. Um trabalho meticuloso, magnífico e único. Sem palavras para tamanho empenho em contar a história daquelas pessoas, que habitavam a Terra da forma arcaica e pré histórica. Eles tinham uma vida. Essa é a consciência que um projeto desses, me faz ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree