III Jornada de Odontologia e Antropologia Forense na USP: O triunfo do Software Livre

Parte superior do painel sobre digitalização por fotografias com software livre premiado com a primeira colocação dentre todos os apresentados na Jornada.

For who speaks English, please, see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com/2013/10/iii-meeting-of-forensic-dentistry-and.html

Poucas pessoas acompanharam de perto os meus estudos na área de reconstrução facial forense (RFF). Estes indivíduos testemunharam não apenas os bons momentos de aceitação institucional, publicados nesse site e nas mídias sociais, mas também viram as muitas críticas e até algumas tentativas de desencorajamento da minha busca por desenvolver uma nova metodologia nessa área.

Desde o começo contei com o apoio do grupo de pesquisas arqueológica Arc-Team da Itália e do arqueólogo especializado em egiptologia o Dr. Moacir Elias Santos. Faltava-me porém, uma parceria no campo de odontologia legal, algo crucial para esse tipo de pesquisa.

Painéis confeccionados com o Inkscape e expostos na III Jornada de Odontologia e Antropologia Forense da FO-USP e momento do recebimento da premiação pelo 1º lugar.

Foi na pessoa do Dr. Paulo Miamoto, doutorando em Odontologia Legal na Faculdade de Odontologia da USP (FO-USP) que eu encontrei a parceria estratégica e prolífica, a qual procurava.

Há poucos meses, recebi um telefonema do Dr. Rodolfo Melani do Laboratório de Odontologia e Antropologia Forense (OFLAB-USP) me convidando para participar da III Jornada de Odontologia e Antropologia Forense da FO-USP.

Como escrevi em minha coluna em um jornal a qual participo, receber um convite para palestrar na USP teve o mesmo efeito emocional que a indicação ao Oscar provoca em um ator. Aceitei prontamente o convite.

Além de palestrar no evento, eu também ministraria um curso de Princípios de Reconstrução Facial Forense com Software Livre, com  intuito-mor de apresentar o SL a esse nicho de mercado, composto por dentistas, peritos e afins.

A turma contava com profissionais de vários estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Curso de Princípios de Reconstrução Facial Forense com Software Livre – Faculdade de Odontologia da USP (FO-USP)

Eu e o Dr. Miamoto ministramos um conteúdo compreendendo programas livres como o Blender, onde ensinamos o funcionamento básico de modelagem, o InVesalius onde foram explanados os fundamentos de visualização e reconstrução de tomografias computadorizadas. Também apresentamos o editor de arquivos 3D Meshlab e o digitalizador de modelos 3D a partir de fotos, o bom e novo PPT-GUI.

Palestra sobre Reconstrução Facial Digital no momentos em que eram apresentando os posters da mostra Faces da Evolução

No dia segunte, 26 de Setembro, deu-se início a jornada propriamente dita. As palestras foram fantásticas, muitas delas apresentando tecnologias de investigações dignas de CSI. Pude acompanhar algumas e fiquei feliz de ver o Gimp e outros softwares livres serem citados na fala do Dr. Luiz Eugênio Nigro Mazzilli, um grande estatístico, professor da FO-USP.

O Dr. Miamoto falou sobre RFF juntamente com a Dra. Silvia Regina Tedeschi-Oliveira, mentora intelectual de uma forma de projeção nasal em brasileiros, a partir de dados tirados unicamente do crânio.

A que ministrei foi sobre Reconstrução Facial Digital onde contei um pouco da minha história com essa ciência, explanei sobre software livre e contei algumas peripécias ocorridas durante os estudos.

Dr. Paulo Miamoto apresentando o painel sobre digitalização 3D por fotografias com software livre

No evento também ocorreu uma apresentação de painéis onde participei da confecção de vários deles. Porém, fiquei bastante contente ao ver que havia outro painel descrevendo uma técnica de odontologia, mas com o uso de software livre.

Painel apresentado pelo Dr. Thiago Beaini, onde vemos o uso do InVesalius e do Meshlab.

O painel em questão fora apresentado pelo Dr. Thiago Beaini. Podemos ver que ele utilizou o InVesalius e o Meshlab para efetivar as pesquisas.

Gráfico de desvio tridimensional criado no software CloudCompare

Além dos estudos apresentados no painel, notei em um post na página da III Jornada, feita no Facebook, que o Dr. Thiago Beaini também estava utilizando outro software livre em seus estudos, o CloudCompare, muito utilizado para a geração de gráficos de desvio tridimensionais.

Os painéis compostos por mim e meus parceiros de pesquisa foram todos confeccionados com o Inkscape e Gimp.

Acima temos o painel sobre digitalização por fotografias, que acabou conquistando o primeiro lugar dentre os expostos na III Jornada.

Painel sobre um teste cego de reconstrução facial forense.

Painel sobre a reconstrução facial forense de australopitecínios feito com parceria com o arqueólogo Dr. Moacir Elias Santos.

Painel sobre comparação de técnica manual modelada pelo Dr. Miamoto e digital confeccionada por mim.

Palavras finais

Para a minha pessoa foi uma honra imensurável participar desse evento, pontuado por excelentes apresentações, um poderoso networking e boas lembranças que uniram o melhor do conhecimento científico com o mais fino da camaradagem interpessoal.

Fico feliz por poder ter contribuído com meu conhecimento em computação gráfica 3D atrelada a software livre, imagino que a semente da liberdade foi plantada na mente dos alunos e professores daquela que é uma das maiores e melhores universidades do Brasil.

Um grande abraço a todos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree