Os Mistérios de Darcy

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com.br/2013/07/darcys-misteries.html

Depois de reconstruir a face de um esqueleto chamado Joaquim, presente no Museu de História da Medicina de Porto Alegre (MUHM), fui convidado a fazer outro trabalho com um crânio que pertenceu ao mesmo médico, doador do Joaquim.

Aproveitando a minha estada na capital gaúcha, na ocasião palestrando como convidado no FISL 14, fui para conhecer as instalações do museu, fazer uma reportagem para a TV interna deles e de quebra discutir a outra reconstrução.

Num primeiro momento não percebi nada de diferente na estrutura do crânio. Tomei-o nas mãos e levei-o a uma ambiente onde fotografei uma sequência de fotos para o escaneamento 3D.

Foram fotografadas a parte superior e a inferior do crânio, para que o escaneamento cobrisse toda a sua extensão.

Ao observar o crânio, me parecia aquele pertencer a uma mulher. Para ter mais segurança, recorri aos conhecimentos do Dr. Paulo Miamoto, que confeccionou um laudo acerca do sexo.

Para minha surpresa, o resultado do laudo foi inconclusivo. Os marcadores do protocolo vão de 1 que é muito feminino, até 5 que é muito masculino e o resultado foi de 2,4. Com esse valor é muito difícil ter certeza se é um ou outro. Foram solicitadas observações descompromissadas de outros especialistas e por incrível que pareça, metade deles disse se tratar de uma mulher e a outra metade de um homem… mas todos com muita reserva, pois segundo eles, as características eram bastante ambíguas.

Passamos a chamar o crânio de Darcy, um nome unissex.

Esse foi um dos mistérios, o outro apareceria durante a reconstrução facial forense.

No vídeo acima, temos o processo de reconstrução em todas as suas fases. Aparentemente não há nada de atípico na face em questão. Porém, no momento em que coloquei a a pele, notei algo curioso na parte superior da cabeça.

Ao importar uma malha de outra reconstrução para servir como base, tive de reduzir significativamente a parte que compreende a calvária.

Para que fique evidente a diferença, usemos como exemplo a reconstrução facial do Joaquim, à esquerda. Veja que a parte superior de sua cabeça difere notoriamente da que está à direita (Darcy).

O crânio foi encaminhado a um especialista em neurologia para que seja analisado. Não tenho conhecimento para sequer especular acerca da característica morfológica do crânio de Darcy. O que resta é aguardar e ver qual será o resultado final .

Espero que tenha apreciado.

Um grande abraço e até a próxima!


5 thoughts on “Os Mistérios de Darcy

  1. Patola

    Você tomou como base o maxilar pra determinar o sexo, e teve um resultado ambíguo. Mas é só no maxilar que se encontram marcadores do sexo? Não existe literatura que trata alguma coisa acerca dos marcadores no calvário, já que este se mostrou tão diferente? Intuitivamente, sempre me pareceu que as mulheres têm o formato do topo da cabeça bem diferente dos homens.

  2. admin Post author

    Olá Patola!

    As referências são tomadas em várias áreas do crânio, apareceu apenas a parte da maxila pois é onde aparece o resultado. De fato existem diferenças muitas vezes marcantes na área que você citou. O fato é que Darcy é um mistério mesmo.

    Um grande abraço!

  3. CIDADÃO DE OLHO ABERTO

    Parabéns pelo trabalho que tens desenvolvido e publicado. Sou fã nº1 deste tipo de trabalho. Procuro sempre ler, assistir e ler materiais ref. a essa área, que pra muitos são mistérios. Estarei acompanhando sempre que possível seus trabalhos, pois aprecio muito este tipo de matérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree