********************************************************* Protocolo de Planejamento Digital de Cirurgia Ortognática ********************************************************* Nesta seção você terá acesso ao protocolo de planejamento de cirurgia ortognática no OrtogOnBlender. O documento foi estruturado de modo a fornecer um passo-a-passo, tomando com base os arquivos didáticos disponíveis na instalação do OrtogOnBlender. .. figure:: images/Metodologia_Ortognatica.png :align: center Splint de corte do mento. Para uma maior compreensão do sistema recomendamos aos interessados `fazerem nossos cursos pagos `_, podendo escolher pela versão presencial ou mesmo aulas previamente gravadas. -------------- Upgrade Script -------------- Ao abrir o OrtogOnBlender (doravante OOB), certifique-se que o addon esteja atualizado, clicando no **UPGRADE SCRIPT**. -------------- Patient’s Name -------------- Uma vez atualizado o OOB faremos a colocação do nome do paciente seguindo as orientações descritas em :ref:`Como_Funciona`. .. important:: Não se esqueça de salvar! Observe que para expandir uma determinada seção você deverá clicar sobre a seção com o **Ctrl** pressionado. ---------------------- CT-Scan Reconstruction ---------------------- Agora vamos para a reconstrução da tomografia clicando em **CT-Scan 3D Reconstruction**. A seguir, em **CT-Scan Preparing** clique no ícone da pasta branca que aparece ao lado do espaço e o programa abrirá uma janela com os arquivos para você selecionar a pasta com as imagens DICOM. Na sequência, na janela que se abriu, proceda conforme o protocolo para o seu sistema operacional: .. figure:: images/2020-02-28_17-13-54.png :align: center Organize processando (em azul). **Windows**: Clique em **C:** -> OrtogOnBlender -> ARQUIVOS -> TOMOGRAFIA_2, em seguida vá em **Accept** (na parte direita superior) e agora voltando na seção **CT-Scan Reconstruction** clique em **Organize**. Endereço completo: .. code-block:: bat C:/OrtogOnBlender/ARQUIVOS/TOMOGRAFIA_2 **Mac OS X**: Clique em **/** -> Users -> clique no nome do seu usuário -> Programs -> OrtogOnBlender -> ARQUIVOS -> TOMOGRAFIA_2, em seguida vá em **Accept** (na parte dieita superior) e agora voltando na seção **CT-Scan Reconstruction** clique em **Organize**. Endereço completo: .. code-block:: bat /User/nome_do_usuario/OrtogOnBlender/ARQUIVOS/TOMOGRAFIA_2 **Linux**: Clique em **/** -> home -> clique no nome do seu usuário -> Programs -> OrtogOnBlender -> ARQUIVOS -> TOMOGRAFIA_2, em seguida vá em **Accept** (na parte dieita superior) e agora voltando na seção **CT-Scan Reconstruction** clique em **Organize**. Endereço completo: .. code-block:: bat /home/nome_do_usuario/OrtogOnBlender/ARQUIVOS/TOMOGRAFIA_2 .. warning:: O botão ficará azul enquanto estiver processando a função. .. figure:: images/2020-02-28_17-27-14.png :align: center **Convert DICOM to 3D** processando (em azul). Foi criada uma pasta temporária com os arquivos selecionados. Você então vai clicar na pasta branca com os arquivos temporários e uma nova janela se abrirá e você vai selecionar a pasta **1** e clicar em **Accept**. Automaticamente o programa volta para seção e você definirá os valores **100** para **Bone Factor**, **65** para **Soft factor** e **200** para **Teeth Factor**. Agora clique em **CONVERT DICOM TO 3D**. Esta etapa leva algum tempo e você pode acompanhar a reconstrução no terminal. .. figure:: images/2020-02-28_17-33-01.png :align: center Reconstrução em 3D da tomografia computadorizada. Após reconstruídas as estruturas 3D que aparecerão na 3D View, clique em **SAVE!**. ------------------ Graphic References ------------------ Agora o crânio precisa ser alinhado. Para o alinhamento ao Plano de Frankfurt você deverá clicar em **Graphic References** - **Cursor** (aparece ativado em azul na aba esquerda) - **Hide Face (CT Scan)** - orbitar o crânio selecionado com o *scroll* do mouse deixando-o com a face voltada para frente. Com o botão esquerdo do mouse (**BEM**) você clicará no canto externo da órbita direita e a seguir no botão **Orbital Right**, após clique no canto externo da órbita esquerda e no botão **Orbital Left**. Faça o mesmo clicando no ponto N do crânio e no botão **N Point**. .. figure:: images/2020-02-28_18-16-01.png :align: center Pontos posicionados, aguardando o alinhamento em Frankfurt. A seguir orbite o crânio com o *scroll* apertado girando o mesmo para mostrar a sua superfície lateral esquerda e clique com o **BEM** na região do ponto pório esquerdo e em seguida clique no botão **Po left**. Agora clique no botão **Align!** para o crânio ficar alinhado. Observe que o crânio está alinhado mas precisa ser posicionado voltado para frente pois você o posicionou com o *scroll* do mouse (orbitou). Para isso, clique no teclado em **NumLock 1** numérico ou clique nos eixos na parte direita superior esfera verde (sem o Y). Mais abaixo clique no botão **Hide Anatomical Points** para ocultar os pontos anatômicos. .. important:: O operador poderá escolher outro plano horizontal para alinhar o crânio no lugar do plano de Frankfurt. O plano de Frankfurt foi escolhido por ser muito utilizado por um grande número de profissionais. Agora vc vai desparentear/separar o crânio do tecido mole da face, para isto clique em **UNGROUP!!!**. Depois disso, volte um pouco acima e oculte o tecido mole novamente em **Hide Face (CT Scan)**, posto que não precisaremos visualizá-lo na etapa seguinte. Logo a seguir clique no botâo **SAVE!**. ------------ Import Archs ------------ Nesta importante etapa você irá alinhar aos dentes do crânio os arquivos STL das arcadas dentárias provenientes do escaneamento dos modelos de gesso ou das arcadas dentárias do paciente. Importando a Arcada Superior ============================ Aperte **Ctrl** e clique **Import Arch**, a seguir clique na pasta branca à direita. Isto abrirá uma janela e você seguirá clicando nos seguintes passos: **C:** -> **OrtogOnBlender** -> **ARQUIVOS** -> **ARCADAS** -> **ARCADAS_TOMO** -> **SUPERIOR** e **Accept**. A seguir clique no botão **Arch Generator** e em alguns segundos a arcada dentária aparecerá na 3D View próximo ao crânio. .. figure:: images/2020-02-29_06-45-19.png :align: center Arcada superior reconstruída e importada ao centro do crânio. Como arcada dentária é importada fora da posição de trabalho você terá que girá-la digitando no teclado: **R**, **Z**, **180** e **Enter**. A seguir com a arcada selecionada , clique em **G** (Grab) no teclado e arraste a arcada dentária para uma posição ao lado crânio facilitando a visualização dos dentes a serem selecionados em ambos modelos. Observe que o objeto selecionado é a arcada dentária e não o crânio pois ela que vai ser alinhada ao crânio, lembrando que o crânio já está alinhado. Para facilitar a visualização dos dentes do crânio sugere-se que você vá em **Collection** (aba da direita) e oculte o **Bones** clicando no ícone de um olho. Assim você irá ocultar os ossos do crânio deixando na 3D View apenas os dentes. Agora vamos para o passo-a-passo do alinhamento da arcada dentária superior com os dentes superiores do crânio. Pré-Alinhando das Arcadas Superiores ==================================== * Clique em **Cursor** (para certificar-se que está ativado olhe o ícone do cursor na aba à esquerda que estará ativado na cor azul). Lembrando novamente que a arcada dentária deve estar selecionada e não o crânio. * Clique e marque na cúspide mésio-lingual do primeiro molar superior esquerdo do crânio e a seguir no botão **Point 1a-Origin**. * Clique e marque na cúspide mésio-lingual do primeiro molar superior esquerdo da arcada dentária e a seguir clique no botão **Point 1b-Align**. * Clique e marque na cúspide mésio-lingual do primeiro molar superior direito do crânio e a seguir clique no botão **Point 2a-Origin**. * Clique e marque na cúspide mésio-lingual do primeiro molar superior direito da arcada dentária e a seguir clique no botão **Point 2b-Align**. .. figure:: images/2020-02-28_19.png :align: center Arcadas posicionadas lado a lado e pontos sendo inseridos. * Clique e marque na borda incisal de um incisivo superior do crânio e a seguir em **Point 3a-Origin**. * Clique e marque na borda incisal de um incisivo superior da arcada dentária e a seguir em **Point 3b-Align**. * Clique no botão **ALIGN!** para que ocorra o alinhamento das arcadas entre si. * Caso haja diferenças entre os dentes (alinhamento deficiente) podemos lançar mão da ferramenta **Force ICP Align** que dá um refinamento na qualidade do alinhamento. Usando a Ferramenta Force ICP Align =================================== * Clique em **Select** para poder selecionar o objeto (note que a seta do Select ficará azul no canto superior da aba à esquerda). .. figure:: images/2020-02-28_18-33-12.png :align: center Antes do **ICP Align** (à esquerda) e depois (à direita). * Para habilitar o **Force ICP Align** clique/marque a arcada dentária e a seguir pressione **Shift** no teclado e após clique nos dentes (**Teeth** lilás). Logo a seguir clique em **Force ICP Align** que agora está com a cor azul indicando a sua habilitação. Você verá que haverá uma melhor adaptação das arcadas dentárias entre si. Pré-Alinhando das Arcadas Inferiores ==================================== Agora vamos para o passo-a-passo do alinhamento da arcada dentária inferior com os dentes inferiores do crânio importando a arcada inferior: * Ocultar o modelo superior na coleção (aba à direita) clicando no ícone do olho correspondente ao Arch; * Clicar na pasta branca acima próxima do item **Arch Teeth Import**; * Na aba que se abre você acessa o diretório onde estão os slices da arcada inferior e basta clicar em **Accept** para que se inicie a importação, como foi feito anteriormente para a arcada superior; * A seguir clique em **Arch Generator**; * Como a arcada inferior foi importada em posição invertida você necessita reorientá-la para que possa marcar os pontos visando o alinhamento: Clique e digite **R**, **X**, **180**, **ENTER**; * Agora arraste a arcada inferior importada para próximo da arcada dentária do crânio; * Sempre orbitando, marque os pontos primeiro nos dentes do crânio e depois na arcada dentária; * Clique e marque na cúspide mésio-vestibular do primeiro molar inferior esquerdo do crânio e a seguir no botão **Point 1a-Origin**; * Clique e marque na cúspide mésio-vestibular do primeiro molar inferior esquerdo da arcada dentária e a seguir clique no botão **Point 1b-Align**; * Clique e marque na cúspide mésio-vestibular do primeiro molar inferior direito do crânio e a seguir clique no botão **Point 2a-Origin**; * Clique e marque na cúspide mésio-vestibular do primeiro molar inferior direito da arcada dentária e a seguir clique no botão **Point 2b-Align**; * Clique e marque na borda incisal de um incisivo inferior do crânio e a seguir em **Point 3a-Origin**; * Clique e marque na borda incisal de um incisivo inferior da arcada dentária e a seguir em **Point 3b-Align**; * Clique no botão **ALIGN!** Como exposto anteriormente, caso haja diferenças entre os dentes (alinhamento deficiente) podemos lançar mão da ferramenta **Force ICP Align** que permite um refinamento na qualidade do alinhamento. Você vai fazer os mesmos procedimentos realizados na arcada superior. .. figure:: images/2020-02-28_18-41-06.png :align: center Arcadas alinhadas com o crânio (**Bones**) visível. Caso ainda persista um desalinhamento pode-se recorrer ao alinhamento manual que significa arrastar a arcada dentária até o melhor alinhamento possível com os dentes do crânio, .. important:: Durante o alinhamento a escolha do número de pontos e a sua localização nos dentes são da escolha do operador mas deve ser ressaltado que a geometria final terá que ser no mínimo tripoidal (ex.: ponto molar direito, ponto molar esquerdo e ponto nos incisivos). Em cada ponto na região do dente selecionado orbite a cena para verificar se o ponto está corretamente posicionado na região anatômica definida daquele dente. Lembrando que para orbitar você deve pressionar o *scroll* e arrastar o mouse. Preparo e União dos Dentes Alinhados ao Crânio ============================================== Agora você vai a **Collection** e ativa o **Bones**, ativa as arcadas dentárias e desativa **Teeth** que ficará invisível (ativar/desativar= em Collection clicar no ícone do olho). Assim temos três elementos na cena: o crânio com dentes em baixa resolução, a arcada superior e a arcada inferior. .. figure:: images/2020-02-29_06-55-11.png :align: center Desenho do corte na arcada superior (à esquerda) e **Subtract OUT** (à direita). \a) Preparo da arcada superior para união ao crânio: * Com o crânio numa visão lateral direita e em ortographic (você pode clicar no **NumLock 3** do teclado para posicionar); * Selecione a arcada superior com o **BEM**, vá em **Segmentation** e a seguir clique no botão **Draw Line** e desenhe, com a caneta digital que aparece automaticamente na 3D View, uma elipse ou retângulo com os dentes superiores no seu interior; A seguir, clique no botão **Subtract Out** para retirar a parte do modelo que não será utilizada mantendo somente os dentes. .. figure:: images/2020-02-29_06-59-13.png :align: center Desenho do corte na arcada inferior (à esquerda) e **Subtract OUT** (à direita). \b) Preparo da arcada inferior para união ao crânio. Você seguirá os mesmos passos executados na arcada superior: * Selecione a arcada inferior com o **BEM**, vá em **Segmentation** e a seguir clique no botão **Draw Line** e desenhe, com a caneta digital que aparece automaticamente na 3D View, uma elipse ou retângulo com os dentes inferiores no seu interior; * A seguir, clique no botão **Subtract OUT** para retirar a parte do modelo que não será utilizada mantendo somente os dentes. \c) Remoção dos dentes do crânio. Ainda temos três elementos: crânio com dentes em baixa resolução, arcada superior e arcada inferior ambos em alta resolução. .. figure:: images/Antes_Depois_Corte.png :align: center Desenho de corte (à esquerda) e resultado (à direita). * Agora você vai selecionar o crânio com o **BEM**; * Clique em **Draw Line** e desenhe uma elipse ou retângulo com os dentes superiores e inferiores do crânio no seu interior. Isto feito, clique no botão **Subtract IN**; * Neste passo você deve observar que a linha de corte passará logo abaixo da zona de união entre os dentes do crânio superiores e inferiores e dos dentes das arcadas com alta resolução, isso evitará a formação de espaços ou cavidades entre as malhas. \d) Segmentação da mandíbula: .. figure:: images/20200229_01.png :align: center Processo de seleção de vértices da mandíbula pelo **Sel. More**. * Selecione o crânio com **BEM**, ainda em **Segmentation**, clique no botão **Edit Mode Clean** o que ativa o modo **Edit Mode** no crânio; * Clique com o **BEM** em um vértice centralizado na região mentual da mandíbula; * A seguir clique sucessivamente no botão **Sel. More** até a mandíbula ficar totalmente selecionada (cor amarela); * Caso a seleção ultrapasse os limites da cabeça mandibular indo até o osso temporal você pode lançar mão de uma ferramenta de seleção clicando na tecla **C** do teclado; * Esta função fará aparecer na 3D View um círculo móvel com um ícone **+** no seu interior. Para pintar você utiliza o **BEM** e para apagar utilize o *skroll* apertado. Caso seja necessário orbitar o crânio durante o trabalho, aperte o **BDM** ou tecle **ESC**; * A seguir aperte o botão **Separate Selected**. Isso automaticamente altera o modo de apresentação do crânio para Objeto e a mandíbula estará separada. \e) União dos dentes da arcada inferior a mandíbula: .. figure:: images/2020-02-28_09_17.png :align: center Modelo da arcada e mandíbula com interseção de volume (à esquerda) e modelos unidos sem intersecção (à direita). * Aperte **Shift** e clique na mandíbula e nos dentes da arcada inferior e a seguir no botão **UNION**. \f) União dos dentes da arcada superior a maxila: * Aperte **Shift** e clique na maxila e nos dentes da arcada superior e a seguir no botão **UNION**; * Caso queira abrir e fechar a mandíbula clique no botão **Cursor**, marque no crânio a região do côndilo com o **BEM**, vá em **Pivot Rotation** e troque de **Median Point** para **3D Cursor**; * A seguir aperte a tecla **R** (Rotation) e movimente o mouse para cima e para baixo para abrir testar a rotação da mandíbula; * Caso seja necessário remover fragmentos de malhas indesejáveis, aperte **Shift** e selecione com o **BEM** todos os objetos (crânio, arcadas dentárias e mandíbula) a seguir aperte **Ctrl + I** o que inverte a seleção e você poderá apagar estes elementos com **Del** ou **X**, **Delete**. -------------------- Photogrammetry Start -------------------- Agora você vai aprender como utilizar a fotogrametria no OOB. A fotogrametria permitirá que você personalize cada caso clínico pois esta técnica possibilita que a malha com a textura da face do paciente seja alinhada a malha de tecidos moles da tomografia computadorizada. Na aba do OOB você vai expandir o botão **Photogrammetry Start** e a seguir clique logo abaixo no ícone da pasta (branca) ao lado de uma barra de espaço. Ao clicar nesta pasta abrirá uma nova janela e nela você deverá localizar o diretório onde estão as fotos para a fotogrametria. Após a localização, abra a pasta certificando-se que somente as fotos estejam nela. Se desejar visualizar as fotos clique no *thumbnails* e elas aparecerão. Uma vez certificado que sejam as fotos desejadas, clique em **Accept**. O programa automaticamente volta para aba do OOB. Nesta aba clique no botão **Start Photogrammetry**. Caso queira acompanhar a reconstrução 3D da tomografia, você pode visualizar o passo a passo pelo Terminal. Assim que o processo de importação e criação do modelo 3D estiver concluído automaticamente ele aparecerá na 3D View. Inicialmente a malha estará fora da escala. A seguir orbite o modelo 3D da face para verificar possíveis alterações ou deformações do mesmo. Clique no **SAVE!** e após deverá ser iniciado o processo de alinhamento e redimensionamento. .. figure:: images/2020-02-28_09_32.png :align: center Posição original do modelo (à esquerda), colocação dos pontos (centro), após o alinhamento (à direita). Com o modelo em posição frontal você vai fazer o alinhamento e redimensionamento do modelo 3D da face: * Clique em **Cursor** localizado no **Mode** na barra do OOB para habilitá-lo; * Marque no modelo 3D o canto externo do olho direito com o **BEM**; * Clique no botão **Cantal Lateral Right**; * Marque no modelo 3D o canto externo do olho esquerdo; * Clique no botão **Cantal Lateral Left**; * Marque no modelo 3D o centro inferior do mento; * Clique no botão **Down Point**; * Mensure com paquímetro no paciente a distância intercantal lateral; * Digite o valor mensurado no paciente no espaço do **Real Size**, tecle **ENTER**; * Clique no botão **Align and Resize!**; .. figure:: images/2020-02-28_09_47.png :align: center Passo-a-passo da segmentação da porção frontal da face com o **Cut Through**. * Com o modelo alinhado e redimensionado, clique na tecla **NumLock 3** para girar o modelo 3D lateralmente, visando cortar a região de interesse. Em **Segmentation Cut Through** clique no botão **Draw Line**; * Vá até o modelo 3D e desenhe com a caneta a área de interesse, fazendo pontos na região da malha, contornando a área que deseja o corte; .. tip:: Caso resolva mudar o traçado ou reajustá-lo, vá até a aba view, desça até a barra **Annotations** e clique no botão de **-** (menos) para apagar a linha. * Após ter desenhado uma linha abrangendo a região desejada, aproximando as duas extremidades, clique no botão **Cut Draw** + **ENTER**. Este comando vai separar a parte do modelo 3D que deve ser removida; * Agora clique em **Shift** e selecione tanto a parte a ser removida quanto a linha utilizada para o corte do modelo 3D; * Para remover definitivamente os dois pressione a tecla **Delete** ou **X**, **Delete**. A seguir clique em **SAVE!** --------------------- Align Face to CT Scan --------------------- Agora você vai aprender a alinhar a fotogrametria aos tecidos moles da tomografia computadorizada da face. .. figure:: images/2020-02-28_10_06.png :align: center Faces lado a lado (à esquerda), faces alinhadas (centro) e mole da tomografia oculto (à direita). * Pressione **CTRL** e clique na seta para expansão dos botões do **Align Face to CT-Scan**; * Vá em **Collection** e ative **SoftTissue** (lembra-se do ícone do olho, ele vai voltar a aparecer ao clicar no ícone); * Ao ativar o **SoftTissue** haverá uma superposição automática da face da fotogrametria sobre o tecido mole do crânio vistos na 3D View. Mas estes dois objetos não estarão alinhados; * Selecione a face da fotogrametria com o **BEM** e arraste-a com o mouse deixando os dois objetos lado a lado. Agora siga os seguintes passos: * Na aba do OOB clique em **Cursor**; * Marque na malha da pele do crânio 3D o canto externo do olho direito; * Clique no botão **Point 1a-Origin**; * Marque na face da fotogrametria o canto externo do olho direito; * Clique no botão **Point 1b-Align**; * Marque malha da pele do crânio 3D o canto externo do olho esquerdo; * Clique no botão **Point 2a-Origin**; * Marque na face da fotogrametria o canto externo do olho esquerdo; * Clique no botão **Point 2b-Align**; * Marque malha da pele do crânio 3D o ápice nasal; * Clique no botão **Point 3a-Origin**; * Marque na face da fotogrametria o ápice nasal; * Clique no botão **Point 3b-Align**; * Clique em **ALIGN!** e ocorrerá o alinhamento dos dois modelos; * Caso o alinhamento dos dois modelos ainda esteja deficiente clique em **Shift** e no crânio 3D e a seguir no botão **Force ICP Align**; * Se ainda assim o alinhamento não estiver perfeito você pode fazer um ajuste manual. .. important:: A tomografia helicoidal é feita com o paciente deitado enquanto a fotogrametria é feita com o paciente em pé. A posição do indivíduo (supino ou em pé) promove alterações nos tecidos moles da face (N. Iblher, E. Gladilin, B.G. Stark, Soft-tissue mobility of the lower face depending on positional changes and age: a three-dimensional morphometric surface analysis, Plast Reconstr Surg. 131 (2013) 372–81.) Devido a variação do posicionamento dos tecidos moles entre a posição ortostática da fotogrametria e do decúbito dorsal horizontal da tomografia *multislicer*, é possível que haja diferenças nas superfícies das malhas. Quando isto acontece devemos fazer o alinhamento fino de forma manual da seguinte maneira: * Com as malhas vistas pela posição frontal (**Num Lock 1**), deve-se observar o alinhamento das asas nasais, caso haja diferença no alinhamento, vamos reposicionar a malha da fotogrametria, utilizando o botão G com o eixo X e achar um melhor alinhamento; * Feito isto, modifica-se a visualização para lateral (**NumPad 3**), usa-se os mesmos comandos anteriores, porém agora no eixo Y, para alinhar a ponta do nariz da malha da fotogrametria com a da tomografia; * Novamente com a visão frontal (**Num Lock 1**), clique no botão **Cursor** do OOB e posicione-o na ponta nasal para que ele se torne o fulcro das rotações necessárias; * Em seguida use os comandos **Alt+B** que será uma opção de *clipping* e estabeleça uma janela envolvendo a linha média da face e a lateral direita, com isto será feito um corte; * Voltando à visão lateral (**Num Lock 3**), verifique se será necessário rotacionar a malha da fotogrametria para ajustar a região frontal e a do mento, constatando isto com o desalinhamento das malhas; * Caso necessário, mudar o **Pivot Point** para **3D Cursor**, isto fará que o cursor colocado na ponta do nariz seja o fulcro dos movimentos da malha selecionada; * Desta forma ao pressionar o **R**, a rotação da malha respeitará a ponta nasal que já estará alinhada e possibilitará completar o alinhamento da região frontal e do mento; * Vá em **Collection** e desabilite o **Soft Tissue** (lembra-se do ícone do olho ou corrente aberta, ele vai voltar a desaparecer ao clicar no ícone); * Podemos então salvar (**SAVE!**). ------------ Cephalometry ------------ * Para iniciar, pressione **Ctrl** expansão no OOB da **Cephalometry**; * Selecione a face da fotogrametria e clique **H** para ocultá-la, ou ainda ir na hierarquia da **Collection** e procurar por **scene_dense_mesh_texture**, que é o nome padrão da malha obtida pela fotogrametria, e clicar no ícone para ocultá-la; * Antes de colocar os pontos da cefalometria devemos visualizar os pontos previamente colocados, abrindo a **Cephalometry** no OOB com **Ctrl** e a seta para baixo da **Cephalometry** e após clicar em **Show Anatomical Points**, pois é importante que eles fiquem visíveis; * Devemos então orbitar o crânio de modo a visibilizar a arcada superior; * Clicar em **Cursor** no OOB; * Clica-se sobre a incisal do dente (11) e após no respectivo botão no OOB e assim sucessivamente com os outros elementos dentários (21),(16) e (26); * Após a colocação, clique no **Calculate** e o **Maxillary Occlusal Angle** irá ser calculado. Sendo a variação da normalidade fixada no OOB; * Em seguida para posicionar o ponto S (sela túrcica), que está oculto ao observador, devemos utilizar a ferramenta de clipping **Alt+B**; * Duas linhas pontilhadas irão aparecer na cena do 3d View, devemos posicionar com o mouse a vertical na região parassagital direita (use como parâmetro a metade do incisivo) e arrastá-la pressionando o **BEM** até a região parassagital contralateral, de maneira formar um retângulo englobando um filete central na face; * Ao soltar o **BEM** as regiões laterais ao filete serão ocultas e desta forma, ao orbitar o crânio, as estruturas internas ficarão visíveis; * Devemos então mudar a visão rotacionando o crânio de maneira a expor a sela túrcica, posicionar o cursor na margem óssea, após posicionar a cena com o número **3** do **NumPad** e mover o cursor com o **G** para o que seria o centro espacial da sela túrcica; * Clicar no **S Point** no OOB. .. important:: Para otimizar a colocação do cursor sobre os pontos posicionados na linha média, inicie com uma visão lateral (**Num Lock 3**) e posicione o cursor logo a frente da malha na região desejada e não sobre ela clicando com o **BEM**, volte à visão frontal (**Num Lock 1**) e clique novamente sobre o cursor, desta forma o ponto estará sobre a malha exatamente no local desejado. * Para retornar a visualização das estruturas ocultas, pressionar **Alt+B**; * Posicionar o cursor na região do ponto e em seguida clicar no **A Point**; * Ao clicar em **Calculate**, aparecerá o valor do ângulo referente ao **SNA**; * Siga a mesma sequência de posicionamento para os demais pontos e gere os cálculos dos ângulos desejados. --------- Osteotomy --------- .. figure:: images/2020-02-28_10_35.png :align: center Colocação dos pontos (à esquerda), posicionamento automático dos cortes (centro) e teste de movimentação após booleana (à direita). * Para iniciar, pressione **Ctrl** expansão no OOB da **Osteotomy**; * Se existirem pontos ocultados, clicar no **Show Anatomical Points**; * Para auxiliar no posicionamento semi automático dos planos de corte, os demais pontos deverão ser posicionados, seguindo a mesma sequência de comandos anteriormente descrita para posicionamento e criação dos mesmos; * Após a criação dos pontos, clicar em **Create Cut Planes**; * Inicialmente eles aparecerão sem estarem nas posiçãos corretas, o que exigirá um posicionamento manual por parte do usuário; * Para tornar a cena no 3d View mais limpa, clicar no **Hide Anatomical Points** para ocultá-los tornando a cena menos poluída; * Devemos, então, orbitar a cena para visibilizar todos os detalhes do posicionamento de cada plano e a região de interesse que cada um vai osteotomizar; * Para iniciar o correto posicionamento dos planos de osteotomia, é importante trocar o *pivot* para *median point* no OOB, o que levará a movimentação de cada plano a partir do ponto médio; * Quando o plano estiver selecionado, aparecerão na cena flechas correspondentes aos eixos X, Y e Z que irão orientar a movimentação do plano para o posicionamento correto; S * Para movimentá-lo, clique sobre a flecha do eixo desejado com o **BEM** e isto travará a movimentação exclusivamente naquele eixo; * Em caso de necessidade de rotação do plano, deverá ser escolhida a rotação desejada, seja na visão frontal ou lateral e colocar a cena a partir do **Num Lock 1** ou **3** para efetuar a órbita; * A rotação poderá ser efetuada clicando em **R** e **BEM**, movimentando até a nova posição ou clicando no botão rotate da barra lateral esquerda do Blender, o que gerará na cena no ponto médio do plano círculos referentes aos eixos de rotação desejado. Se for optado o comando de *rotate*, após efetuar o movimento, deverá ser retornado a opção do botão move na barra lateral do Blender; * O plano deverá trespassar a totalidade da estrutura óssea a ser osteotomizada; * Portanto, é muito importante que o usuário orbite a cena periodicamente para poder observar de todos os ângulos; * Para otimizar o posicionamento do plano horizontal da maxila, sugere-se isolá-la com o uso do comando **Alt+B**, já anteriormente utilizado, porém posicionando, a partir da visão frontal, o retângulo de seleção na região de osteotomia, desta forma, sem a porção cranial e caudal visíveis ficará mais limpa a cena no 3d view para o posicionamento do plano de osteotomia; * Pressionar o **Alt+B** para tornar o resto da cena visível; * Para realizar as osteotomias na mandíbula com um sequência única de comandos, será necessário unir os planos de corte em um objeto único, desta forma o comando booleano poderá ser executado com o princípio de A-B; * Para uní-los, então, devemos clicar como **BEM** sobre um dos planos, segurar o comando **Shift** e clicar nos demais planos que deverão ser unidos; * Clicar no botão **Joint All (Union)** no OOB; * Após devemos selecionar a mandíbula com o **BEM** + **Shift** + planos de osteotomia da mandíbula; * Podemos agora clicar no botão de **Cut Boolean**; * Com estes comandos, a mandíbula será osteotomizada e os segmentos ósseos serão separados de forma independente. .. important:: Para facilitar a manufatura dos guias de corte, será interessante procurar pelo **result** desta operação no **Colection** referente a mandíbula inteira que estará oculto e modificar o nome dele para mandibula_completa. Para fazer esta mudança, basta clicar com o **BEM** no nome, que a caixa aparecerá e permitirá editar o novo nome. * Como o plano de osteotomia da maxila é uma peça única, não será necessário utilizar o **Joint All**, somente selecionar o crânio com o **BEM** + **Shift** + plano de osteotomia da maxila, em seguida o **Cut Boolean**; * Devido às características da malha orgânica do crânio, devemos apagar fragmentos ósseos que porventura ainda existam na cena. Para isto, os segmentos de osteotomia resultantes, ou seja, o crânio, a maxila, o ramo mandibular esquerdo e direito, o corpo mandibular e o mento deverão ser selecionados, basta selecionar um primeiro + **Shift** e sequencialmente cada um dos restantes; * Para certificar-se de que todos estão juntos na seleção, usa-se o botão **G** para modificar a posição do conjunto e visibilizar se todos estão juntos, logo após o comando **Esc** para que volte tudo à posição original; * Caso algum segmento tenha ficado de fora da seleção fazer o processo novamente; * Colocar a cena em *wireframe* por meio do comando do botão **Tab**, o que facilitará a percepção dos fragmentos que serão deletados; * Para evidenciá-los, deve-se aplicar o comando **Ctrl+I**. Assim as impurezas da cena ficarão visíveis, para apagá-las, clique no **X** e confirmar com **Delete**; * Clicar em **Z** e optar por *solid*, o que voltará a cena do crânio em malha sólida; * Verificar se o 6 objetos estão presentes na cena e clicar em **SAVE!** ----------------------- Osteotomy Configuration ----------------------- .. figure:: images/2020-02-28_10_48.png :align: center Antes da configuração da ostetomia (à esquerda) e depois (à direita). * Para iniciar, pressione **Ctrl** expansão no OOB da **Dynamic**; * Selecionar os seis elementos da osteotomia, selecionando um primeiro + **Shift** e sequencialmente cada um dos restantes; * Para certificar-se de que todos estão juntos na seleção, usa-se o botão **G** para modificar a posição do conjunto e visibilizar se todos estão juntos, logo após o comando **Esc** para que volte tudo à posição original; * Clicar então no **Setup Anatomy Auto** no OOB. Com este comando haverá mudança nas cores dos segmentos da osteotomia e nos nomes, individualizando-os. Soft Tissue Dynamics ==================== .. figure:: images/2020-02-28_11_09.png :align: center Movimentalçao de uma osteotomia antes do **Soft Tissue Dynamics** (à esquerda) e depois (centro e à direita). * Habilitar a visualização do **scene_dense_mesh_texture** na **Collection** clicando no ícone relacionado ao *view/hide*; * Selecionar na cena a malha da fotogrametria; * Clicar no **Setup Soft Tissue Dynamics**. Com isto o nome da malha mudará para **SoftTissueDynamics** ela terá sofrido as modificações; * Para se certificar das modificações, na visão frontal (**Num Lock 1**), faça a seleção da hemiface direita com o **Alt+B**, mude para visão lateral (**Num Lock 3**), o que permitirá visibilisar as estruturas internas da cena; * Selecione um segmento da osteotomia e mobilize-o com o **BEM**, ao arrastá-lo, poderá notar que haverá uma deformação das partes moles correspondente ao segmento; * Clique **BDM** para retornar à posição inicial; * Clicar no **SAVE!** ---------- Kinematics ---------- .. figure:: images/2020-02-28_14_29.png :align: center Correção dos alinhamentos nos eixos Y (à esquerda), Z (centro) e X (à direita). * Para iniciar, pressione **Ctrl** expansão no OOB da **Kinematic**; * Ocultar o tecido mole, selecionando-o e clicando no **H**. Ficarão visíveis somente os ossos; * Clicar em **Vertical Center Line** e será criada uma linha que passará pelo **N** anteriormente posicionado; * Abrir a **Cephalometry** e clicar no botão **Show Anatomical Points**, o que possibilitará visibilizar todos os pontos já colocados; * Voltar a **Kinematic** e complementar os pontos dos botões que estão habilitados, ou seja, ainda não estão configurados; * A criação dos pontos seguem a mesma sequência anteriormente descrita; * Após a finalização da criação dos pontos restantes, devemos solidarizar os pontos à movimentação do segmento, clicando em **Parent Points**, com isto os pontos ficarão parenteados, o que significa que acompanharão a movimentação de cada segmento ao qual cada um pertence; * Com a visão frontal (**Num Lock 1**), Clicar no botão **Vertical Measurements** no OOB, o que criará linhas de medidas de cada ponto em relação a uma linha horizontal; * Criar um fulcro central de rotação, mudando para cursor e posicioná-lo na linha média na interincisal; * Trocar o **Pivot Rotation** para 3d **Cursor** e com isto estabelecer o fulcro; * Certifique-se, indo para a visão lateral (**Num Lock 3**) e rotacione a maxila, se tudo estiver certo a rotação respeitará o fulcro do posicionamento do cursor; * Mude a visão para frontal (**Num Lock 1**), aplique *wireframe* com o botão **Tab** ( ou clicando no **Z** e optando por *wireframe*); * Aplique a rotação, clicando no **R** e ao rotacionar acompanhe as mudanças que ocorrerão nas medidas, buscando o posicionamento desejado, minimizando as diferenças; * Depois que efeturar este primeiro ajuste, clique no ícone da câmera no **Controllers** da opção **Kinematics** do OOB, isto fará com que a animação comece a ser registrada; * A animação poderá ser acompanhada pela **TimeLine** que poderá ser acionada arrastando horizontalmente a linha inferior da 3d view; * Para termo uma visão inferior e fazermos os ajustes necessários, a cena deve ser trocada com o comando **Ctrl** + **Num Lock 7**, ou ainda clicando sobre a esfera negariva ao eixo **Z** no View Point (esfera sem o eixo Z); * Teremos a visão das medidas das vertentes da maxila em relação à linha média; * Fazemos, então, o alinhamento das medidas com o controle **R** e ao terminar, clicar novamente no ícone da câmera no **Controllers** da opção **Kinematics** do OOB; * Trocando para visão lateral (**Num Lock 3**), rotacionar com o botão **R** a maxila para ajustar a angulação do plano oclusal desejada; * Reposicionar a maxila no eixo Y anterior ou posteriormente arrastando a maxila com o botão **G** e em seguida **Y**. Este deslocamento poderá ser acompanhado em tempo real no a variação de medidas que ocorrerá no canto superior esquerdo da 3d view; * Clicar novamente no ícone da câmera no **Controllers** da opção Kinematics do OOB para travar o movimento; * Voltar a posição frontal (**Num Lock 1**) e alinhar a maxila com a linha média utilizando o botão **G**, em seguida **X** e arrastando-a até o melhor posicionamento e clicar no **BEM** para finalizar o comando; * Clicar novamente no ícone da câmera no **Controllers** da opção **Kinematics** do OOB. Alinhamento Oclusal =================== Existem duas formas de fazer o ajuste oclusal, na sequência trabalharemos com ambas. Semi-Automática --------------- .. figure:: images/2020-02-28_14_52.png :align: center Pré-posicionamento do ramo da mandíbula (à esquerda), colisão automática (centro) e pontos de contato (à direita). É utilizada quando houve um preparo ortodôntico que permitirá uma intercuspidação adequada: * Primeiramente, apague as medições para limpar mais a cena, por meio do botão **Delete Measures** na coluna Vertical Measurements do OOB; * Após, ativar o **Mandible Collision** apertando o botão **Prepare Maxilla & Mandible**. O OOB fará o preparo desabilitando o botão; * Trocar o **Pivot Point** para o **Median Point**, de modo a facilitar a rotação; * Por meio dos controles de **R** e **G** e utilizando tanto a visão frontal (**Num Lock 1** e **3**), vamos então posicionar a mandíbula de modo a aproximá-la da superfície oclusal da maxila; * Como a mandíbula já está selecionada, clique em **Shift** + maxila para selecionar ambas; * Para que a melhor oclusão seja achada pelos algoritmos, o botão **Solve Collision Inverted** deverá ser clicado; * Ocorrerá uma animação da cena demonstrando a acomodação da mandíbula em relação à maxila; * Para saber a localização dos pontos de colisão, clique no botão **Contact Color** do **Mandible Collision** no OOB e aguarde. A mandíbula mudará de cor; * Com o controle **Alt+B** de **Clipping Border**, faça uma seleção horizontal do plano oclusal, a partir da visão frontal (**Num Lock 1**). Novamente a porção cranial e caudal ficaram ocultas, o que possibilitará a análise das estruturas internas da oclusão; * Mude a cena para visão inferior com **Ctrl** + **Num Lock 7** e poderá observar em verde os pontos de contatos; * Clique em **Alt+B** para tornar visível o restante da cena; * Clique em **Esc** e a animação irá parar; * Clicar em **Apply** no **Mandible Collision** para aplicar a modificação realizada. Manual ------ .. figure:: images/2020-02-28_15_13.png :align: center Passo-a-passo do alinhamento manual: Alinhamento dos incisivos (A, B) e correção dos eixos X, Y e Z (C-D). É o ajuste feito pelo operador, utilizada quando há dúvidas do preparo ou este não possibilita uma adequada intercuspidação * Pela visão frontal (**Num Lock 1**), posicionar alinha média da mandíbula com a linha média da maxila, selecionando-a com o **BEM** e movendo-a no eixo **X**, clicando em **G** e em seguida no **X**; * Com o controle **Alt+B** de **Clipping Border**, faça uma seleção vertical englobando a linha média da maxila e da mandíbula, as porções laterais ficarão ocultas; * Mudar para visão lateral, clicando em **Num Lock 3** e, selecionada a mandíbula, posicionar a incisal da mandíbula na posição escolhida em relação à maxila, de maneira que haja um mínimo trespasse do incisivo mandibular no incisivo maxilar; * Usar o comando **Alt+B** para tornar o resto da cena visível novamente; * Voltar para a visão frontal com **Num Lock 1** e desbilitar a perspectiva clicando no ícone do grid na 3d view ou ainda no **Num Lock 5**; * Realizar um *clipping border* do plano oclusal com o controle **Alt+B**; * Rotacione a cena para ter a visão superior da porção interincisal e coloque o cursor neste ponto; * Certifique-se que o **Pivot Point** esteja no 3d Cursor; * Nesta mesma posição, rotaciona-se a mandíbula no eixo X, por meio dos comandos **R** e em seguida **X**, até que a interferência das malhas que ocorrerá na porção posterior seja satisfatória. Neste momento poderá ocorrer o desaparecimento da interferência em um dos lados, enquanto se mantém do lado oposto; * Para corrigir isto, deverá ser posicionado uma interferência mínima ou nula no lado que está mais alto e, por meio dos comandos **R** e em seguida **Y**, rotacionar a mandíbula no plano Y para que seja posicionado o lado da maxila que estava mais baixo, controlando pela interferência das malhas; * Para um ajuste inferior da mandíbula, usa-se os comandos **G** e em seguida **Z**, movimentando a arcada até ficar o mínimo de interferência, o que pode ocorrer na porção anterior; * Se isto ocorrer, será necessário reposicionar mais superiormente a porção superior da maxila, utilizando os comandos **R** e em seguida **X**, rotacionando-a superiormente até que haja uma oclusão posterior satisfatória das malhas; * Se for necessário movimentos mais finos nos comandos, após realizá-los, acrescente o botão **Shift**; * Repita os passos de posicionamento até este estar satisfatório; * Clique em **Alt+B** para visualizar o modelo completamente; * Clique no botão da câmera para gravar a posição na animação. Dinâmica do Tecido Mole ======================= Para que os tecidos moles sejam visibilizados durante a animação. Vá até a **Armature_Head** na **Collection** e habilite o **SoftTissueDynamics** no ícone de visualização. Desta forma ao arrastarmos a barra da animação no **Timeline**, poderemos acompanhar a deformação dos tecidos moles que ocorreu com o ajuste oclusal. Para acompanhar as modificações que ocorrem em outros posicionamentos, como por exemplo, na mobilização do mento, podemos: * Na visão frontal (**Num Lock 1**), com o **Alt+B** fazer um *clipping border* da hemiface direita; * Mudar a visão para lateral (**Num Lock 3**); * Habilitar o **Select Box** na coluna esquerda da 3d view, selecionar o mento e movimentá-lo; * Para termos mais precisão, o movimento pode ser feito clicando em **G** e em seguida **Y** e estabelecer um valor milimétrico de deslocamento, negativo, se quiser avançá-lo ou positivo, se quiser retruí-lo. Ou, ainda, arrastar a barra da **Location** no OOB, controlando a quantidade de deslocamento pela medição que estará na barra. O segmento pode ainda ser reposicionado em outros eixos utilizando o comando de rotação **R**; * Ao terminar os ajustes, clique na câmera para salvar a animação; * Por meio dos botões **Start** e **End** na **Timeline**, poderá ser visibilizada a posição inicial e final, ou ainda arrastando a barra para acompanhar a animação; * Para salvar sobre o arquivo Kinematics, clique em **Ctrl+S**, que salvará as alterações, mantendo o mesmo nome. Posicionamento dos Ramos Mandibulares ===================================== * Habilitar para cursor e posicioná-lo no côndilo, pela visão lateral (**Num Clock 3**), trocar para visão frontal (**Num Clock 1**) e rotacioná-lo até que haja um posicionamento adequado; * Clicar na câmera para salvar a animação; * Repetir o processo pelo outro lado com o comando **Ctrl** + **Num Clock 3** e rotação pela visão frontal (**Num Clock 1**); * Clique na câmera para capturar a animação do objeto. ------------------------- Guide and Splint Creation ------------------------- Splint Final ============ .. figure:: images/2020-02-28_15_30.png :align: center Splint final. * Posicione a cena no 3d view na visão lateral com o controle **Num Lock 3**; * Retorne à posição inicial (pré-operatório) clicando no botão **Start** no **Controllers** da **Kinematic**; * Expandir o **Guide and Splint Creation** com os comandos **Ctrl** e expansão da seta no OOB; * Troque para cursor e posicione os **Teeth Points** dos dentes que faltam ser posicionados, bem como do ponto de rotação do côndilo, seguindo os princípios de posicionamento anteriormente utilizado; * Para parentear os novos pontos, clique no **Parent Points**. Durante o processo de parenteamento o botão permanece azul, ao finalizar voltará a ser cinza; * Com o intuito de criarmos uma animação que permitirá criar *splint* intermediário e *splint* final, clique no botão **Maxilla-Origin Mandible-Final**, isto criará na **Timeline** dois novos momentos de animação após o existente, se arrastarmos a barra, será possível visibilizar o movimento da mandíbula com a maxila original e depois das duas juntas; * Manter a **Timeline** na situação final, que será no momento **120**; * Posicionar a cena com visão lateral (**Num Lock 3**); * Certificar-se que o cursor esteja no côndilo; * Rotacionar a mandíbula de modo a abrir um pouco o plano oclusal, permitindo um *splint* mais estável, certifique-se disto, rotacionando e inspecionando a cena; * Clique na câmera para registrar este novo estado final; * Na posição frontal (**Num Clock 1**) e com os pontos anatômicos visíveis, clicar no botão **Create Splint**; * Um *splint* será criado na intercuspidação, sulcando levemente as coroas dentárias; * Avalie a criação, certificando-se que o *splint* toque os dentes, não concorra com os braquets; * Caso julgue que não esteja adequado, selecione o *splint*, apague-o com o comando **X** e clique no **Delete**; * Posicione o cursor no côndilo e rotacione novamente a mandíbula para atingir a posição desejada; * Crie novamente o *splint*, com o comando **Create Splint**; * Orbite a cena para nova análise; * Para que o splint adquira os sulcos das coroas dentárias, usaremos o botão **Boolean Diference**; * O *splint* ficará isolado na cena com a maxila e a mandíbula ocultas e os sulcos seráo visibilizados; * Para preparar para a impressão, ainda com o *splint* selecionado, clique no botão Prepares 3D Printing. Este transformará os polígonos da malha com 4 lados, com os Normals apontados para fora; * O objeto criado ficará nomeado de **splint_result**. Para renomeá-lo, basta clicar em **F2** e trocar, como, por exemplo, para **Splint_Final** e clicar no **Enter**; * Para dar continuidade, vamos ocultá-lo, desabilitando, na **Collection** o ícone do **Splint_Final**; * Para retornar a maxila e a mandíbula à cena, clicar no botão **View Maxilla & Mandible**; * Clicar em **SAVE!** Splint intermediário ==================== .. figure:: images/2020-02-28_20_27.png :align: center Splint Intermediário: Sobreposição das bases de *splints* (A), **Multiple Union** (B), posição do *splint* (C) e aparência final do (D). * Na parte de baixo da 3D View, na **Timeline**, clicar para deixar o quadro de animação no frame **110**, na posição lateral (**Num Lock 3**), será possível visibilizar a maxila na posição inicial e a mandíbula na posição final; .. important:: No frame **1** temos o estado inicial ou pré-cirúrgico; o **100** que é o estado pós-cirúrgico; o **100** que é a mandíbula na posição final e maxila na posição original e o **120** estão a maxila e a mandíbula na posição final com a rotação da mandíbula. * Criar um fulcro rotação na cabeça do côndilo, mudando para cursor e posicionando-o no côndilo pela visão lateral (**Num Lock 3**); * Trocar o **Pivot Rotation** para 3d Cursor e com isto estabelecer o fulcro; * Certifique-se que haja espaço entre os dentes para a moldagem do *splint*. Para fazê-lo, clique em **R** pela visão lateral (**Num Lock 3**) e rotacione no sentido horário, de maneira a criar um espaço entre os dentes. Note que a rotação respeitará o fulcro e somente o corpo da mandíbula e o mento irão rotar. Uma vez que o objeto selecionado seja a mandíbula, clicar na câmera; * Certifique-se que esteja na posição **110** na **Timeline**; * Ainda na visão lateral (**Num Lock 3**), clique no botão **Create Splint** do OOB. Com isto, o splint será criado, já posicionado, porém ainda sem uma espessura adequada; * Troque o nome do *splint*, por exemplo, de **splint_pronto** para **splint_inter**, clicando em **F2** e substituindo nome existente. Isto evitará erros no código pois iremos duplicar o splint e é importante que cada um tenha um nome exclusivo; * Para adequar o tamanho do *splint* e melhorar o contato do mesmo com as coroas dentárias, deve-se posicionar mais inferiormente o *splint* de maneira a cobrir as coroas dos elementos da mandíbula, de modo a não trespassar os braquetes, se existentes, com o comando **G** e o objeto splint selecionado; * Com o comando **Shift+D** e o objeto *splint* selecionado, vamos duplicar o *splint* e posicioná-lo superiormente de maneira que cubra as coroas dos elementos dentários da maxila; * Deve-se orbitar na cena e observar se o *splint* está bem posicionado, sem trespassar os braquetes. Se isto estiver ocorrendo, devemos posicionar o cursor no ponto onde se deseja o fulcro, como por exemplo, na extremidade do *splint* que esteja com o posicionamento adequado e com o controle **R** mais o eixo desejado (**X**, **Y** ou **Z**) e rotacione o *splint* até o posicionamento ficar adequado; .. tip:: Nesta rotação se for necessário um ajuste fino, clicar no **Shift** após o uso dos comandos de rotacionar e eixo. * Caso haja resultado um espaço entre o **splint** inferior e a cópia superior, devemos fazer mais uma cópia com **Shift+D** e posicioná-la de modo a preencher o espaço, fazendo um “sanduíche”; * Para podermos observar a união dos *splints*, com a visão frontal (**Num Lock 1**), utilizando o controle **Alt+B**, posicionar o quadro de seleção de maneira que seja feito um corte na linha média e esteja englobado a maxila e mandíbula do lado direito; * Com a visão lateral (**Num Lock 3**), selecionar os três *splints*, pressionando o **Shift** e clicando em cada um dos objetos. Após esta seleção clicar no **Multiple Union** do OOB, ao fazer isto, todos os elementos irão se juntar em apenas um. Clicar em **Alt+B** para retornar; * O objeto *splint*, após a operação booleana, irá automaticamente trocar de nome para result. Devemos então renomeá-lo, utilizando o comando **F2** e trocando o nome para Splint_Pronto; * Clicar em **Boolean Diference** no OOB e irá surgir na 3D view o splint já com a impressão das coroas dentárias e terão sido ocultadas a maxila e a mandíbula; * Trocar o nome com **F2**, para Splint_INTERMEDIARIO; * Oculte o Splint_INTERMEDIÁRIO, clicando no na **Collection**; * Clique em **View Maxilla & Mandible** no OOB; * Uma vez que a cena esteja salva e o botão **SAVE!** não esteja mais habilitado, podemos salvar com o comando **Ctrl+S** ou indo no **File** -> **Save**. Guia de Corte ============= .. figure:: images/2020-02-28_20_42.png :align: center Guia de Corte: **Create Points** (A), **Draw Line Tube** (B), posição do *splint* (C) e aparência final (D). * Com a cena do crânio composto na 3D view clicar duas vezes no botão **A** para deselecionar todos os objetos; * Posicionar no frame **1** a **Timeline**; * Clicar em **Hide Names** no **Teeth Points** do OOB, com isto os nomes serão ocultos da cena, deixando mais limpa; * Criar um *splint* no OOB e renomeá-lo para SPLINT_Trava, com o uso do botão **F2**; * Movê-lo para baixo com o **G**, de modo a trespassar as coroas dos elementos dentários da mandíbula; * Com o comando **Create Points** no **Draw Line Tube** do OOB; * Com o **BEM** devem ser criados pontos acompanhando a linha de corte do mento (observando-se uma distância dos forâmens do nervo alveolar inferior; * Ao terminar a sequência de pontos (7-10), clicar na tecla **Esc** ou no **BDM**, para interromper a criação dos pontos; * Clicar em **Create Bezier Volume** no **Draw Line Tube** do OOB. No lugar dos pontos será criada uma estrutura tubular que será o guia de corte; * Para adequar o tamanho do tubo, entrar em modo de edição com a tecla **TAB**, com isto os vértices da *bézier* estarão selecionados e com o comando **Alt+S** (para usar o Normal como referência) e escalonar o tubo para o tamanho desejado; * Sair do modo de edição com a tecla **TAB**; * Vá até o **Outliners**, onde ficam as **Colection** e habilite **Copied_Objects**, precionando no e depois habilite o mento, também com o ícone de *view/hide*; .. warning:: Para podermos aplicar uma booleana entre dois objetos, estes deverão estar na mesma **Collection**. * Para movermos o mento para a **Colletion**, devemos selecioná-lo no 3D view, clicar na tecla **M** e selecionar **Colletion**; * Aplicar a **Difference** entre o guia de corte e o plano do mento, selecionando primeiramente o tubo + **Shift** plane e clicar em e **Difference** na boolean do OOB. Com isto o tubo será cortado pelo plane; * Selecionar a porção inferior do tubo e deletar, com o **X** e selecionar **Delete**; * Para criar uma ligação entre o guia que está nos dentes da mandíbula e o tubo, devemos trocar para cursor e posicioná-lo, com o **BEM**, no guia. Como exemplo foi colocado no guia, na projeção do incisivo lateral esquerdo da mandíbula; * Posicionar a visão lateral com **Num Lock 3** e iniciar um movimento teclando no **Num Lock 6**, isto fará que o crânio composto comece a girar no eixo Z para à direita. Para manter a visão em **Orthografic** deverá ser utilizado o **Num Lock 5** (ou ainda no ícone de um grid na 3D view), desta forma mover o crânio até o cursor ficar visível somente tangenciando o guia; * No **Draw Line Tube** do OOB, clicar no **Create Points** e, com o **BEM**, vamos criar uma série de pontos que irão criar um tubo unindo o guia de oclusão ao guia de corte. Após a criação dos pontos, clicar em **Esc** ou **BDM** para parar de gerar os pontos; * Clicar em **Create Bézier Volume** no **Draw Line** Tube no OOB. Um tubo aparecerá no trajeto dos pontos demarcados; * Sem sair da visão lateral, clicar na tecla **Tab** para entrar em modo de edição e com **Alt+S**, escalonar o tubo para ficar de um tamanho adequado; * Caso não haja contato do tubo de ligação com o de corte, ainda em modo de edição, selecionar com o **BEM** o vértice bézier (*node*) próximo ao objeto que se deseja unir, isto selecionará o bézier correspondente e movê-lo com **G** até que haja contato dos dois tubos; * Para moldar a haste de ligação, em modo de edição, selecionar e mover cada um dos vértices bézier (*nodes*), como explicado acima, até a posição desejada; .. important:: Para movimentar de forma proporcional, devemos selecionar o vértice bézier (*node*) desejado, habilitar o **Proportional Editing**, clicando na tecla **O** ou habilitando o ícone na 3D view. Ajustar a área de influência do movimento com o *scroll* do mouse e ao movimentar o vértice bézier clicando na tecla **G**, outros vértices vizinhos do objeto irão se movimentar proporcionalmente. Para desabilitar o comando, pressionar novamente na tecla **O**. * Para criar outras hastes, sair do modo de edição com a tecla **Tab**, selecionar o objeto criado, com o comando **Shift+D**, clicar no **Esc** e, para fazer um espelhamento no eixo X, usar o comando **Ctrl+M** e em seguida **X**. o objeto duplicado será espelhado e poderá ser posicionado com a tecla **G** e em seguida **X**; * Fazer os mesmos ajustes anteriormente citados para posicionar a nova haste em contato com o guia de corte e de oclusão; * Se quiser tornar a haste mais espessa, ela pode ser duplicada, selecionando-a, usando o comando **Shift+D**, e posicionando-a com **G** e em seguida **X** mais lateral ou medialmente, tomando-se o cuidado de manter uma sobreposição das mesmas; * Repetir este mesmo processo na haste oposta para torná-la mais espessa; * Para unirmos todos os objetos do guia de corte, selecionar um primeiro com o **BEM** e pressionando o **Shift** selecionar um a um os seguintes; * Unir todos com o comando **Multiple Union** no boolean do OOB; .. important:: Para que seja realizada a booleana do guia de corte em relação à mandíbula, o objeto mandíbula a ser utilizado será aquele que não tenha sofrido ainda as alterações de corte no mento, para isto devemos procurar na **Collection** o objeto **result** relacionado a mandíbula. Uma alternativa será modificar o nome deste objeto para **mandibula_completa** como orientado na sessão **Osteotomy**. Mudar o local do objeto, selecionando-o na cena da 3D view e clicando no **M**, optando pela seleção **Collection**. * Ocultar o **cm** (corpo da mandíbula) no **Outliner**, para que ao selecionar a mandíbula, estejamos selecionando a completa para efetuar o boolean; * Selecionar o objeto guia + **Shift** + objeto mandibula_completa e clicar no **Difference** da Boolean do OOB; * A mandibula_completa ficará oculta e o guia mostrará a modificação com o sulco das coroas dos elementos da mandíbula e o ajuste em relação à mandíbula. A mandíbula terá sido ocultada automaticamente; * Restará uma porção localizada na parte interna do guia dentro da mandíbula, ela deve ser deletada, selecionando-a e clicando no **X** ou **Delete**; * Para organizar os *splints*, modifique o nome do objeto, clicando em **F2** e substitua no nome por SPLINT_GUIA_CORTE; * Ocultar o SPLINT_GUIA_CORTE clicando no ícone da **Colection** no **Outliner** e habilitar o corpo da mandíbula clicando no **cm** da **Colection** no **Outliner**; * Usar o comando **Contrl+S** para salvar esta etapa. Guia de Posicionamento ====================== .. figure:: images/2020-02-28_20_52.png :align: center Guia de Posicionamento: Posição do guia (à esquerda) e aparência final (à direita). * Optar no **Timeline** pelo frame de pós-cirúrgico, posicionando no **100**, ou ainda clicando nas flechas de avançar da barra de comando, a linha será posicionada já neste local cultar a maxila, selecionando-a e clicando em **H**, para deixar a cena mais limpa; * O mento estará na posição escolhida de avanço em relação ao corpo da mandíbula; * Clicar em **Create Splint** em **Splint** do OOB; * Modificar no nome. Com o *splint* criado selecionado, clique na tecla **F2** e modifique o nome para Splint_trava na caixa de edição; * Para criar uma “área de segurança” onde preservamos o local de fixação da osteotomia sem que o guia interfira no intra-operatório, criaremos um objeto; * Na visão frontal (**Num Lock 1**), posicionar o cursor na linha média, próximo a osteotomia da mandíbula em relação ao mento; * Clicar em **Shift+A**, abrir-se-á uma caixa de seleção na 3D view e escolher o objeto cubo; * Um cubo padrão de 2 X 2 X 2 mm surgirá na posição onde o cursor foi posicionado; * Para nos certificarmos das dimensões, basta trocar para o modo de edição, com a tecla **Tab**, selecionar os dois vértices da aresta superior anterior do cubo, clicando em um vértice com o **BEM** para selecioná-lo + **Shift** e selecionar o outro vértice da aresta, optar pela aba View, ir até **MeasureIt Tools**, tornar visível clicando na tecla **Show** para habilitar (aparecerá Hide) e clicar em **Segment**. A medida do cubo surgirá na cena; * Redimensionar para aumentar dez vezes e deixar com 20 mm. Clicar no **A** para selecionar todo o cubo. Clicar em **S** e digitar **10** no **Num Lock**. O cubo aumentará de tamanho, ficando com 20 X 20 X 20 mm; * Se desejar um tamanho menor, clicar em S + Shift e adequar o tamanho para o escolhido. No exemplo foi utilizado 17,5 X 17,5 X 17,5 mm; * Se for conveniente ocultar as faces do cubo, selecionar todo o cubo no modo de edição com **A** e **Deletar**, com o uso da tecla **X**, optando somente pelas faces. um contorno do cubo permanecerá na cena, mostrando somente os vértices e as arestas; * Na visão lateral (**Num Lock 3**), retroposicionar o cubo com **G** e em seguida **Y**, deixando-o mais internamente à mandíbula; * Clicar em Hide no **MeasureIt Tools** para ocultar as medidas; * Para criar o tubo do guia, habilitar o **Create Point** no **Draw Line Tube** e posicionar os pontos na porção lateral do mento em relação ao cubo de segurança criado, tendo sempre em mente um afastamento seguro do forâmen do nervo mentual. * Clicar no **BDM** e clicar em **Create Bézier Volume** no OOB; * Entrar em modo de edição com o **Tab**, certificar-se que todo o objeto esteja selecionado, aplicar o comando **Alt+S** e escalonar o tubo de maneira a ficar adequado ao campo cirúrgico da abordagem, trespassando os segmentos da mandíbula, ou ainda somente o segmento do mento; * Para tornar o guia mais delicado, podemos estreitar os segmentos laterais, selecionando os vértices bézier (*nodes*) com **BEM** + **Shift** e o vértice contra lateral, usar o comando **Alt+S** e escaloná-los negativamente, tornando-os mais estreitos em relação ao corpo do guia; * Repetir o passo-à-passo anterior para criar o segmento do guia contralateral; * Criar as hastes de ligação entre o guia de oclusão, Splint_trava001, e os cones dos guias seguindo as orientaçòes dos itens 6 à 13 das orientações do **Cut Guide**; * Para criar uma ligação entre o guia que está nos dentes da mandíbula e os tubos do guia de posicionamento, devemos trocar para cursor e posicioná-lo, com o **BEM**, no guia; * Posicionar a visão lateral com **Num Lock 3** e iniciar um movimento teclando no **Num Lock 6**, isto fará que o crânio composto comece a girar no eixo Z para à direita. Para manter a visão em **Orthografic** deverá ser utilizado o **Num Lock 5** (ou ainda no ícone de um grid na 3D view), desta forma mover o crânio até o cursor ficar visível somente tangenciando o guia; * No **Draw Line Tube** do OOB, clicar no **Create Points** e, com o **BEM**, vamos criar uma série de pontos que irão criar um tubo unindo o guia de oclusão ao guia de corte; * Após a criação dos pontos, clicar em **Esc** ou **BDM** para parar de gerar os pontos; * Clicar em **Create Bézier Volume** no **Draw Line Tube** no OOB. Um tubo aparecerá no trajeto dos pontos demarcados; * Sem sair da visão lateral, clicar na tecla **Tab** para entrar em modo de edição e com **Alt+S**, escalonar o tubo para ficar de um tamanho adequado; * Caso não haja contato do tubo de ligação com o de corte, ainda em modo de edição, selecionar com o **BEM** o vértice bézier (node) próximo ao objeto que se deseja unir, isto selecionará o bézier correspondente e movê-lo com **G** até que haja contato dos dois tubos; * Para moldar a haste de ligação, em modo de edição, selecionar e mover cada um dos vértices bézier (*nodes*), como explicado acima, até a posição desejada; .. important:: Para movimentar de forma proporcional, devemos selecionar o vértice bézier (*node*) desejado, habilitar o **Proportional Editing**, clicando na tecla **O** ou habilitando o ícone na 3D view. Ajustar a área de influência do movimento com o *scroll* do mouse e ao movimentar o vértice bézier clicando na tecla *G*, outros vértices vizinhos do objeto irão se movimentar proporcionalmente. Para desabilitar o comando, pressionar novamente na tecla *O*. * Para criar outra haste no modo espelhado devemos posicionar o cursor na linha média do mento osteotomizado, sair do modo de edição com a tecla **Tab**, selecionar o objeto criado, com o comando **Shift+D**, clicar no **Esc** e, para fazer um espelhamento no eixo X, usar o comando **Contrl+M** e em seguida **X**; * O objeto duplicado será espelhado e poderá ser posicionado com a tecla **G** e em seguida **X**; * Fazer os mesmos ajustes anteriormente citados para posicionar a nova haste em contato com o guia de corte e de oclusão; * Se quiser tornar a haste mais espessa, ela pode ser duplicada, selecionando-a, usando o comando **Shift+D**, e posicionando-a com **G** e em seguida **X** mais lateral ou medialmente, tomando-se o cuidado de manter uma sobreposição das mesmas; * Repetir este mesmo processo na haste oposta para torná-la mais espessa; * Para unirmos todos os objetos do guia de corte, selecionar um primeiro com o **BEM** e pressionando o **Shift** selecionar um a um os seguintes; * Unir todos com o comando **Multiple Union** no boolean do OOB; .. important:: Para fins de organização, e para que seja realizada a Booleana do guia de posicionamento em relação à mandíbula, o objeto mandíbula deverá ser duplicado, selecionando-o com o **BEM** e aplicando o comando **Shift+D**, automaticamente será criado o objeto **cm001**. * Ocultar o **cm** (corpo da mandíbula) no **Outliner** clicando no ícone, para que ao selecionar o **cm** da mandíbula, estejamos selecionando um objeto que será oculto após efetuar o boolean, porém o **cm** original irá permanecer na **Collection**; * Selecionar o objeto guia + **Shift** + objeto **cm001** e clicar no **Difference** da boolean do OOB; * O **cm001** ficará oculto e o guia mostrará a modificação com o sulco das coroas dos elementos da mandíbula e o ajuste em relação à mandíbula. A mandíbula terá sido ocultada automaticamente; .. important:: Como o mento (**me**) é filho do **cm**, devemos expandir no **Outliner** a flexa do **cm** para poder ter acesso ao **me**. * Selecionar o mento na 3D view, aplicar a duplicação com **Shift+D** e um novo objeto será criado, o **me001**; * Selecionar o objeto guia + **Shift** + objeto **me001** e clicar no **Difference** da boolean do OOB; * O **me001** ficará oculto e o guia mostrará a modificação do ajuste em relação ao mento. O mento terá sido ocultado automaticamente; * Caso haja necessidade de fazer um acabamento no guia, orbitar a cena até o guia ficar totalmente em perfil, selecionar o objeto guia e usar o comando **Draw Line** no boolean **Segmentation** do OOB, criar uma linha ponto a ponto da região de interesse que será deletada, clicar em **Enter** e aplicar o comando **Subtract IN** do OOB; * Efetuar os mesmos passos no lado contralateral; * Modificar o nome do objeto guia com **F2** e trocar para Splint_Guia_encaixe; * Salvar o processo com **Ctrl+S**. Preparar Guias para Impressão 3D ================================ .. figure:: images/2020-03-04_14-00-00.png :align: center Splint depois da booleana (à esquerda) e depois do **Prepares 3D Printing** (à direita). * Para melhor visualizar a cena, selecione o guia, clique a tecla **Z** e escolha a apresentação *wireframe*; * O guia ficará em laranja e o resto escuro. Execute o comando **Ctrl+I** e a seleção se inverterá; * Pressione **H** e tudo na cena ficará oculto, exceto o guia; * Retornar a visão solid clicando em **Z** e escolhendo o *solid*; * Com o objeto guia selecionado, pressionar o **Prepares 3D Printing** no **Finishing** do OOB. A malha do guia será então transformada em polígonos de quatro lados, *normals* orientados para o lado de fora. Estes dados serão utilizados pelo software da impressora gerar os códigos de impressão 3D. Uma vez preparado o objeto estará pronto para ser exportado; * Pressione **F2** e copie o nome do objeto (neste exemplo SPLINT_GUIA_ENCAIXE), clique em **Export STL** no **Finishing** do OOB. A tela de exportação aparecerá; .. important:: Como padrão no OOB, ao se exportar um objeto estarão habilitados os botões **Selection Only** e **Apply Modifiers**. * Clique na barra de diretório e acrescente Export, clique em **Enter** para criar um novo diretório, desta forma um diretório denominado Export será criado na pasta do paciente; * Troque o nome do arquivo que será exportado na barra inferior à do diretório, colando o nome do objeto guia copiado anteriormente (item 4). Clique em **Enter**; * Escolha a opção **Export STL**, ou ainda novamente clicando **Enter**; * Executar os mesmos passos para os demais guias, neste exemplo: SPLINT_FINAL e SPLINT_INTERMEDIÁRIO; .. important:: Caso queira reverter o prepara para impressão, vá até a coluna **Properties**, à direita da tela, abra a aba **Modifiers** e clique no **X** da janela referente às modificações do objeto. * Caso queira conferir os arquivos STL criados em outro software, indicamos abrir o MeshLab e arrastar o arquivo STL para o 3D view do MeshLab e automaticamente o objeto poderá ser visualizado. .. important:: Para não sobrecarregar a memória do computador, os arquivos blender referentes ao processo de trabalho podem ser apagados, conservando somente o último, onde está toda a sequência de objetos, e a pasta dos arquivos STL.