Mais três animais salvos com a ajuda do Blender e da impressão 3D

Animais_head

For who speaks English, please see this link: http://arc-team-open-research.blogspot.com/2015/12/three-more-animals-are-saved-with-aid.html

Mais três animais foram salvos graças a parceria da Medicina Veterinária clássica com as novas tecnologias. A gansa Vitória, o papagaio Verdin e o tucano Bicolino receberam novamente a possibilidade de se alimentarem sozinhos, sem a ajuda de tratadores.

Ganso passa por cirurgia inédita e ganha bico artificialBom Dia SP (Tribuna-Globo)Ganso passa por cirurgia inédita e ganha bico artificialLink original: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/bom-dia-sao-paulo/videos/t/edicoes/v/ganso-passa-por-cirurgia-inedita-e-ganha-bico-artificial/4610917/

Posted by Cícero Moraes on Segunda, 16 de novembro de 2015

A gansa Vitória foi o primeiro animal da espécie e receber uma prótese impressa em 3D. Ela foi encontrada pelo sr. Christian Negrão, da ONG Amigos do Mar, na cidade de Ilha Comprida a 18 Km de Santos (SP).

12227605_390082304495408_4028382046138879020_n (1)

O seu estado inicial era deveras chocante.

gansa

Parte considerável da rinoteca (parte de cima do bico) e da gnatoteca (parte de baixo do bico) estava ausentes.

12243574_954461624618925_3852959741946846230_n

Utilizando seus conhecimentos de Odontologia o Dr. Paulo Miamoto inicialmente fez um molde do bico do animal.

img4-3D

Em seguida o próprio Dr. Miamoto fez vários traços no modelo gerado, para facilitar o trabalho do algoritmo de fotogrametria.

A partir daí começou o meu trabalho.

Essas fotos foram enviadas ao PPT-GUI que converteu-as em uma nuvem de pontos. Os arquivos gerados foram importados no MeshLab e a nuvem de pontos foi convertida em uma malha 3D. As fotografias projetaram a textura que envolveu o modelo virtual. O arquivo foi exportado como Colldada (.DAE) ao Blender.

Captura de tela de 2015-11-12 13:19:05

A saída de ar das vias respiratórias foram mantidas no bico modelado a partir do molde digital, já na escala. O trabalho foi possível graças a um addon desenvolvido por Dalai Felinto a pedido do Dr. Everton da Rosa, um Cirurgião-Dentistas que cedeu o script (em desenvolvimento) para o nosso trabalho. Esse addon trouxe o Cork, um standalone de booleanas 3D complexas para dentro do Blender.

Captura de tela de 2015-11-12 20:19:20

O modelo resultante foi exportado como STL e aberto no programa Slic3r, que criou Gcodes para uma impressora 3D. Agradecemos o auxílio do nossa amigo Claudio Marques Sampaio, o Patola, que nos orientou com maestria rumo a uma impressão muito bem estruturada.

csm_gansa_bico_CN_15112015-copy_c93596a8e3

O arquivo Gcode nada mais é do que uma sequência de instruções em modo texto que é lida pela impressora 3D de modo a materializar objetos a partir deles.

O modelo impresso encaixou-se per-fei-ta-men-te no molde criado pelo Dr. Miamoto, que também foi o responsável pela impressão 3D e pelo tratamento do modelo que recebeu uma camada de proteção com a cor amarela.

csm_bico_gansa_vitoria_CN_15112015-copy_15a3a78063

Com o protótipo em mãos o procedimento cirúrgico teve início. Os anestesistas Dr. Marco Antônio Ramiro de Campos e Dr. José Pedro Estrella, abriram os trabalhos. Em seguida, os médicos veterinários Dr. Roberto Fecchio e Dr. Sérgio Camargo, da Universidade de São Paulo (USP), junto com o cirurgião-dentista Dr. Paulo Miamoto, da Unicamp adaptaram a prótese.

PhotoGrid_1449009665994

O procedimento foi um sucesso total e hoje a gansa Vitória encontra-se perfeitamente adaptada com a prótese do bico.

Confira como é feita a cirurgia de prótese 3DMatéria veiculada no G1: Tucano foge da eutanásia ao receber prótese inspirada em ‘Lego’; vídeoLink: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/09/tucano-foge-da-eutanasia-ao-receber-protese-inspirada-em-lego-video.html

Posted by Cícero Moraes on Sexta, 18 de setembro de 2015

O outro caso foi o do tucano Bicolino, que havia crescido com uma má formação no bico. Isso o impossibilitava se alimentar sem o auxílio de um tratador.

 

Bicolino

O procedimento foi o mesmo descrito na confecção da prótese da gansa Vitória. Inicialmente foi criado um molde. Esse molde foi digitlaizado em 3D. Um bico foi modelado e envolveu o bico com má formação. Esse modelo foi impresso em 3D, recebeu um tratamento na superfície e foi adaptado no animal. Pouco depois de acordar ele já começou a ser alimentar sozinho.

G1 em 1 Minuto – Bicolino“Mãe tamo na Globo”!!! G1 em 1 Minuto apresenta o projeto que envolveu a criação de uma prótese para o tucano Bicolino durante o programa Bem Estar. 18/09/2015Conheça a história: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/09/tucano-foge-da-eutanasia-ao-receber-protese-inspirada-em-lego-video.html

Posted by Cícero Moraes on Sexta, 18 de setembro de 2015

A propósito… o Bicolino foi destaque nacional no Brasil, ao aparecer durante o bioletim do G1 no programa matinal Bem Estar da Rede Globo.

12247199_957930560938698_4515299572272873204_n

Por último, mas não menos importante temos o caso do Verdin. O grande temor da equipe era que o bico, por ser impresso em PLA, não suportaria a pressão que demanda a alimentação dessa espécie. Os veterinários tiveram que adaptar a ponta do bico para relaxar um pouco a força na porção final. Assim, mais um animal se viu independente para se alimentar e viver a sua vida tranquilamente.

Por se tratar de uma técnica muito nova, não sabemos se as próteses vão resistir ao esforço constante, mas o mais importante é que estamos a postos, sempre alertas para ajudar esses pequenos guerreiros no que eles precisarem e ao que estiver ao nosso alcance.

Nunca canso de agradecer a essa equipe espetacular, que me permitiu fazer parte de tudo isso e que converteu os estudos que se limitaram em um campo virtual a transbordar para a materialidade e efetivamente ajudar a salvar vidas. Muito obrigado!


4 thoughts on “Mais três animais salvos com a ajuda do Blender e da impressão 3D

  1. Kalil de A. Carvalho

    FANTÁSTICO TRABALHO DE TODOS!!!!!!!!!!!!
    Não só mostra a capacidade técnica de todos, em diversas disciplinas, mas o empenho de salvar vidas. Meus parabéns a todos e que continuem iluminados como são!

  2. Rodrigo Medeiros

    Parabéns, trabalho top, no Brasil, usando softwares livres, que orgulho!
    O mais legal é que é voltado pra veterinária, acho q ninguem a decadas atrás iria pensar nisso!

  3. Isis e Rafael Dugaich

    Olá, boa noite!
    estou grata pela ajuda de vocês, e pelo que foi apresentado pelo site,
    tenho um filho que quer muito chegar ao resultado que vocês chegaram,
    tem com ele um projeto, de realização de um bico para um papagaio raro,
    que teve uma doença no bico e ficou muito mal. hoje se alimenta com sonda,
    poderiam entrar em contato para podermos esclarecer mais sobre o procedimento
    que tiveram com os seus animais e o sucesso de vocês
    desde já agradeço, tenham um bom final de ano e excelente festas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam Protection by WP-SpamFree